Você sabia que, na hora de escolher os pisos para área externa, visual e preço não são os únicos quesitos que você deve considerar?
Como este é um tipo de revestimento que tende a ficar exposto às ações climáticas, alto tráfego de pessoas e atritos, é preciso tomar alguns cuidados para uma boa tomada de decisão.
Sem contar que cada ambiente possui particularidades, o que significa que o piso que você escolher para uma calçada pode não ser a melhor opção para uma piscina, por exemplo.
Neste artigo, além de conhecer alguns tipos de pisos para área externa disponíveis no mercado, você verá quais fatores deverá levar em conta para fazer a escolha certa. Vamos lá?
Os pisos de madeira dão um charme especial na área externa, mas alguns cuidados devem ser tomados para sua utilização
Uma boa notícia para quem está em busca de pisos para área externa é que existem opções para os mais diferentes ambientes, gostos e bolsos.
Então, para começar, conheça, a seguir, algumas das opções disponíveis no mercado:
Com tantas opções disponíveis no mercado, fica até difícil escolher quais pisos para área externa utilizar, não é mesmo?
Mas a verdade é que existem alguns fatores que você deverá levar em conta nesta escolha.
Em primeiro lugar, há de se considerar a proposta do ambiente em questão. Isso porque a função do revestimento pode variar de piso para piso.
Além do mais, como a área externa acaba tendo um maior contato com a água da chuva, o piso precisa ser antiderrapante ou ao menos ter uma textura áspera para evitar que a superfície fique escorregadia.
Neste caso, é preciso observar, inclusive, se o coeficiente de atrito do piso escolhido é superior a 0,4.
É preciso avaliar, ainda, se os pisos para área externa precisarão suportar peso e/ou tráfego intenso de pessoas.
De forma geral, a resistência dos pisos para área externa à abrasão é medida pelo PEI, que deve estar classificado entre 3 e 5.
E, por fim, se há crianças ou idosos na casa, o que acaba demandando um reforço na segurança, se os pisos para área externa ficarão expostos ao sol ou sob alguma cobertura e a frequência de manutenção e limpeza.
Área externa com piscina demanda pisos resistentes e antiderrapantes
Conforme mencionado anteriormente, cada ambiente requer tipos específicos de pisos para área externa.
Para ficar mais fácil de entender como isso funciona na prática, vamos a alguns exemplos?
Outra questão que precisa ficar clara é que alguns pisos para área externa demandam cuidados especiais na instalação, limpeza e manutenção.
É o caso da pedra portuguesa e dos lajões, por exemplo, que requerem mão de obra especializada para sua colocação.
Já o drenante demanda sistema de escoamento, enquanto a madeira precisa ser tratada e o piso cimentício requer impermeabilização para evitar absorção de água e gordura.
No que diz respeito à limpeza e manutenção, o mármore é um dos pisos para área externa que demandam cuidado especial, pois podem manchar com facilidade.
O recomendável é que, em revestimentos como cimentícios, pedras e porcelanatos, o uso de detergente neutro seja priorizado.
Por outro lado, há detergentes próprios no mercado para a limpeza de madeira, o que não dispensa o uso do stain para protegê-la contra o sol e chuva.
Além do mais, pisos para área externa com acabamento poroso também demandam produtos hidrorrepelentes e oleofugantes e nunca de ácidos.
Uma descoberta italiana está no centro das discussões da arquitetura moderna que trilha o caminho da sustentabilidade. Trata-se de um novo tipo de concreto feito com resina plástica e que apresenta pequenas aberturas permitindo a entrada da claridade.
VER MAISO piso drenante vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de espaços públicos no Brasil. A utilização desse pavimento permeável contribui para a drenagem das águas pluviais nas grandes cidades…
VER MAISO piso intertravado de concreto, também conhecido como paver, vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de áreas externas. Consiste em peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, dispensando o uso de argamassa.
VER MAISO cimento é um dos materiais mais importantes para a construção civil e amplamente utilizado em diversas fases de obras de diferentes portes. Consiste em um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação da água.
VER MAIS