O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil brasileira e exige no momento de sua compra atenção com relação a diversos fatores, de forma a garantir o desempenho das estruturas prediais.
As variações na mistura e na qualidade dos insumos utilizados para a composição do material podem gerar problemas relacionados à sua consistência, fluidez e abatimento quando em estado fresco.
Estes problemas reduzem sua resistência à compressão no estado endurecido, comprometendo a estrutura da obra e o tempo de vida útil do empreendimento. Assim, no momento da compra, é importante estar atento a alguns fatores, principalmente às especificações e aos cálculos do projeto estrutural. Saiba como comprar concreto para obras com estruturas moldadas in loco:
Os cálculos e especificações do projeto estrutural são fatores de extrema importância no momento da compra do concreto para uma obra. É fundamental, portanto, que o construtor indique ao fornecedor o valor de resistência à compressão (fck), calculado para todas as plantas e especificações projetuais, garantindo uma resistência à compressão adequada para a estrutura. Cabe a concreteira atender às normas técnicas relacionadas ao fornecimento de concreto e cumprir com valores de resistência especificados no detalhamento recebido.
O valor de resistência à compressão (fck) é determinado pelo projetista da estrutura, com base em aspectos como as solicitações de cálculo desta, as dimensões pretendidas para os elementos estruturais e a durabilidade da obra. Para edificações com mais de 30 andares, alguns profissionais defendem o uso do concreto autoadensável, com resistência ideal entre 40 e 90 Mpa.
Além desta maior resistência, o concreto autoadensável apresenta algumas vantagens com relação ao convencional: permite obras menos ruidosas, uma vez que não precisa ser vibrado, além de ser mais leve para os operários, mais rápido em sua aplicação e possibilitar melhor acabamento e menor danificação das fôrmas.
Seja para concreto autoadensável ou para o concreto convencional, o fator econômico é fundamental para as especificações de projeto. Isso porque a escolha de um concreto com maior resistência (maior fck) permite a redução expressiva das armaduras em aço, tornando a estrutura mais barata, principalmente nos pavimentos mais baixos, onde as cargas da edificação são maiores. A questão econômica exige, portanto, estudo e sensibilidade por parte do engenheiro, de forma a avaliar a resistência adequada para cada caso.
A elasticidade do concreto é outro ponto primordial a ser considerado no projeto estrutural e na hora da compra deste material. O projetista calcula os valores iniciais do módulo de elasticidade e estes são avaliados em seguida, através de ensaios, de forma a se chegar aos valores reais.
De acordo com a NBR6.118:2014, o cálculo do modo de elasticidade deve considerar o tipo de agregado de concreto e admite variações de 20% a mais e 30% a menos com relação aos valores nominais.
A determinação destes valores deve levar em consideração informações como os agregados existentes na região, evitando o transporte deles a longas distâncias para se atingir os valores determinados em projeto.
Alguns aspectos relacionados à escolha da concreteira também são fundamentais no sentido de garantir à obra o desempenho esperado. Além da análise do preço, que pode variar de acordo com o custo dos insumos, o volume de concreto a ser fornecido, o prazo de duração da obra e a distância entre a usina e o canteiro devem ser levados em conta.
É importante, também, estar atento à qualidade dos serviços oferecidos. A concreteira deve apresentar, não somente uma equipe treinada para a realização da obra, mas também equipamentos calibrados para a execução das dosagens, conforme as orientações da norma e o projeto estrutural.
É interessante, assim, visitar a empresa escolhida, analisando os materiais utilizados por esta no preparo do concreto e as bases para atendimento às exigências explicitadas em norma.
Opte, assim, por concreteiras que realizam ensaios de materiais e do concreto em seus próprios laboratórios e com localização próxima ao local da obra.
Quais outros aspectos você considera importante para a compra do concreto? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
Uma descoberta italiana está no centro das discussões da arquitetura moderna que trilha o caminho da sustentabilidade. Trata-se de um novo tipo de concreto feito com resina plástica e que apresenta pequenas aberturas permitindo a entrada da claridade.
VER MAISO piso drenante vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de espaços públicos no Brasil. A utilização desse pavimento permeável contribui para a drenagem das águas pluviais nas grandes cidades…
VER MAISO piso intertravado de concreto, também conhecido como paver, vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de áreas externas. Consiste em peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, dispensando o uso de argamassa.
VER MAISO cimento é um dos materiais mais importantes para a construção civil e amplamente utilizado em diversas fases de obras de diferentes portes. Consiste em um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação da água.
VER MAIS