s Como instalar o paver com 16 faces? | Tetracon - Pisos intertravados Como instalar o paver com 16 faces? | Tetracon - Pisos intertravados
Como instalar o paver com 16 faces?

Como instalar o paver com 16 faces?

08.06.2017 | por: Tetracon

Blog

Como instalar o paver com 16 faces?

O pavimento intertravado de concreto vem crescendo no mercado como uma alternativa ao asfalto para a pavimentação de áreas externas como calçadas, praças, pátios de estacionamento e até mesmo ruas.

A pavimentação é realizada com bloquetes de concreto – conhecidos como paver – que se mantêm coesos pelo atrito entre as peças. O bloco de 16 faces é um dos modelos mais comuns no mercado: sua área lateral relativamente grande aumenta o atrito entre as peças, contribuindo para o intertravamento e a transmissão de cargas entre as peças.

Confira mais informações sobre o bloquete de 16 faces e como instalar esse tipo de pavimento:

Pavimento intertravado de concreto: o bloquete de 16 faces

Os bloquetes de 16 faces permitem um alto travamento entre si, de forma que sua utilização é ideal para áreas de tráfego pesado, como pátios industriais, aeroportos e rodovias. Além disso, podem ser utilizados para a pavimentação de calçadas, pátios de estacionamentos e ruas.

A resistência desse tipo de piso resulta do atrito entre as peças, que é transmitido através das juntas preenchidas com areia, e é medida em Mpa, unidade de medida de pressão.

O bloquete de 16 faces está disponível no mercado em opções de 35 ou 50 Mpa, com 8 e 10cm de espessura, atendendo aos requisitos de diferentes tipos de projetos.

Como calcular os materiais necessários para instalar o paver de 16 faces?

Camada de acomodação

A camada de acomodação pode ser feita de pó de pedra ou areia sobre a qual os bloquetes de concreto serão assentados. A espessura da camada de acomodação é determinada em projeto, considerando as características do solo da área.

O volume de material necessário para a camada de acomodação resulta da multiplicação do valor dessa espessura pela área do projeto, somando-se ao resultado cerca de 20% devido ao empolamento do material – redução do volume devido à compactação.

Consumo de peças

O número de peças necessárias para um projeto depende não somente de sua área, mas também do formato e do tamanho das peças escolhidas.

O mercado brasileiro oferece atualmente cerca de 30 modelos de blocos de diferentes formatos e tamanhos. O cálculo do valor das peças é muito útil na hora de conferir a compra dos bloquetes, que são vendidos não por unidade, mas por metro quadrado.

Volume de areia

O volume de areia necessário para a o preenchimento das juntas depende não somente da espessura do piso, mas também do desempenho do profissional assentador.

Peças bem assentadas e mais justapostas contribuem para o melhor travamento do piso e um menor consumo de areia. De forma geral, pode-se considerar a utilização de 1 m³ para cada 50 m² de piso pronto.

Contenções

O pavimento intertravado requer a instalação de guias laterais para a contenção das peças em todo o perímetro da área. O cálculo dessas peças deve ser realizado, portanto, com base no perímetro da área do pavimento, bem como nas dimensões das guias laterais utilizadas.

A utilização do pavimento intertravado de 16 faces oferece a diferentes tipos de projetos resistência e durabilidade, além de contribuir para a permeabilidade da área onde são instalados e melhorar o conforto térmico.

Você já conhecia o bloquete de 16 faces? Compartilhe suas experiências e impressões com a gente nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo