paver-16-faces-827x433
08 • JUNHO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Como instalar o paver com 16 faces?

O pavimento intertravado de concreto vem crescendo no mercado como uma alternativa ao asfalto para a pavimentação de áreas externas como calçadas, praças, pátios de estacionamento e até mesmo ruas.

A pavimentação é realizada com bloquetes de concreto – conhecidos como paver – que se mantêm coesos pelo atrito entre as peças. O bloco de 16 faces é um dos modelos mais comuns no mercado: sua área lateral relativamente grande aumenta o atrito entre as peças, contribuindo para o intertravamento e a transmissão de cargas entre as peças.

Confira mais informações sobre o bloquete de 16 faces e como instalar esse tipo de pavimento:

Pavimento intertravado de concreto: o bloquete de 16 faces

Os bloquetes de 16 faces permitem um alto travamento entre si, de forma que sua utilização é ideal para áreas de tráfego pesado, como pátios industriais, aeroportos e rodovias. Além disso, podem ser utilizados para a pavimentação de calçadas, pátios de estacionamentos e ruas.

A resistência desse tipo de piso resulta do atrito entre as peças, que é transmitido através das juntas preenchidas com areia, e é medida em Mpa, unidade de medida de pressão.

O bloquete de 16 faces está disponível no mercado em opções de 35 ou 50 Mpa, com 8 e 10cm de espessura, atendendo aos requisitos de diferentes tipos de projetos.

Como calcular os materiais necessários para instalar o paver de 16 faces?

Camada de acomodação

A camada de acomodação pode ser feita de pó de pedra ou areia sobre a qual os bloquetes de concreto serão assentados. A espessura da camada de acomodação é determinada em projeto, considerando as características do solo da área.

O volume de material necessário para a camada de acomodação resulta da multiplicação do valor dessa espessura pela área do projeto, somando-se ao resultado cerca de 20% devido ao empolamento do material – redução do volume devido à compactação.

Consumo de peças

O número de peças necessárias para um projeto depende não somente de sua área, mas também do formato e do tamanho das peças escolhidas.

O mercado brasileiro oferece atualmente cerca de 30 modelos de blocos de diferentes formatos e tamanhos. O cálculo do valor das peças é muito útil na hora de conferir a compra dos bloquetes, que são vendidos não por unidade, mas por metro quadrado.

Volume de areia

O volume de areia necessário para a o preenchimento das juntas depende não somente da espessura do piso, mas também do desempenho do profissional assentador.

Peças bem assentadas e mais justapostas contribuem para o melhor travamento do piso e um menor consumo de areia. De forma geral, pode-se considerar a utilização de 1 m³ para cada 50 m² de piso pronto.

Contenções

O pavimento intertravado requer a instalação de guias laterais para a contenção das peças em todo o perímetro da área. O cálculo dessas peças deve ser realizado, portanto, com base no perímetro da área do pavimento, bem como nas dimensões das guias laterais utilizadas.

A utilização do pavimento intertravado de 16 faces oferece a diferentes tipos de projetos resistência e durabilidade, além de contribuir para a permeabilidade da área onde são instalados e melhorar o conforto térmico.

Você já conhecia o bloquete de 16 faces? Compartilhe suas experiências e impressões com a gente nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Tetracon-Concreto-Verde-827x433

Conheça o concreto verde

Com o crescimento da densidade de edifícios nos grandes centros urbanos, hoje podemos dizer que o número de jardins também está em ascensão – literalmente.

VER MAIS
pavimentadora-automatica-de-paver-827x433 (1)

Pavimentadora automática de paver

Diante da necessidade de se realizar obras cada vez maiores e em menores prazos, o setor da construção civil vem se desenvolvendo nos últimos anos de forma a acompanhar a evolução da indústria…

VER MAIS
ABNT-Tetracon-827x433

Compra de pisos intertravados de concreto de acordo com a NBR 9.781

Os pisos intertravados de concreto são uma excelente solução para a pavimentação de áreas externas como calçadas, ciclovias, vias públicas e de condomínios…

VER MAIS
olimpiadas-827x433

Uso de piso drenante nos estádios das Olimpíadas

Ao se candidatar para sediar os Jogos Olímpicos, tanto de inverno quanto de verão, as cidades devem apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) os princípios ambientais e de desenvolvimento sustentável que orientam o seu projeto.

VER MAIS