O pavimento intertravado de concreto vem crescendo no mercado como uma alternativa ao asfalto para a pavimentação de áreas externas como calçadas, praças, pátios de estacionamento e até mesmo ruas.
A pavimentação é realizada com bloquetes de concreto – conhecidos como paver – que se mantêm coesos pelo atrito entre as peças. O bloco de 16 faces é um dos modelos mais comuns no mercado: sua área lateral relativamente grande aumenta o atrito entre as peças, contribuindo para o intertravamento e a transmissão de cargas entre as peças.
Confira mais informações sobre o bloquete de 16 faces e como instalar esse tipo de pavimento:
Os bloquetes de 16 faces permitem um alto travamento entre si, de forma que sua utilização é ideal para áreas de tráfego pesado, como pátios industriais, aeroportos e rodovias. Além disso, podem ser utilizados para a pavimentação de calçadas, pátios de estacionamentos e ruas.
A resistência desse tipo de piso resulta do atrito entre as peças, que é transmitido através das juntas preenchidas com areia, e é medida em Mpa, unidade de medida de pressão.
O bloquete de 16 faces está disponível no mercado em opções de 35 ou 50 Mpa, com 8 e 10cm de espessura, atendendo aos requisitos de diferentes tipos de projetos.
A camada de acomodação pode ser feita de pó de pedra ou areia sobre a qual os bloquetes de concreto serão assentados. A espessura da camada de acomodação é determinada em projeto, considerando as características do solo da área.
O volume de material necessário para a camada de acomodação resulta da multiplicação do valor dessa espessura pela área do projeto, somando-se ao resultado cerca de 20% devido ao empolamento do material – redução do volume devido à compactação.
O número de peças necessárias para um projeto depende não somente de sua área, mas também do formato e do tamanho das peças escolhidas.
O mercado brasileiro oferece atualmente cerca de 30 modelos de blocos de diferentes formatos e tamanhos. O cálculo do valor das peças é muito útil na hora de conferir a compra dos bloquetes, que são vendidos não por unidade, mas por metro quadrado.
O volume de areia necessário para a o preenchimento das juntas depende não somente da espessura do piso, mas também do desempenho do profissional assentador.
Peças bem assentadas e mais justapostas contribuem para o melhor travamento do piso e um menor consumo de areia. De forma geral, pode-se considerar a utilização de 1 m³ para cada 50 m² de piso pronto.
O pavimento intertravado requer a instalação de guias laterais para a contenção das peças em todo o perímetro da área. O cálculo dessas peças deve ser realizado, portanto, com base no perímetro da área do pavimento, bem como nas dimensões das guias laterais utilizadas.
A utilização do pavimento intertravado de 16 faces oferece a diferentes tipos de projetos resistência e durabilidade, além de contribuir para a permeabilidade da área onde são instalados e melhorar o conforto térmico.
Você já conhecia o bloquete de 16 faces? Compartilhe suas experiências e impressões com a gente nos comentários!
O concreto armado é um dos sistemas construtivos mais utilizados em projetos de arquitetura e engenharia ao redor do mundo. Consiste basicamente na utilização de armaduras de aço associadas aos elementos estruturais em concreto…
VER MAISQuando a obra vai se aproximando do fim, chega o momento de fazer os últimos serviços e entre eles está a calçada. Logicamente, enquanto há um tráfego intenso de máquinas…
VER MAISJá faz mais de 100 anos desde que o Canal do Panamá foi oficialmente inaugurado. Mas apesar de ser famosa no mundo inteiro, poucas pessoas sabem o motivo pelo qual essa imensa infraestrutura foi construída.
VER MAISA Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo, com entrega prevista para 2020, deve contar com 15,3km de extensão e 15 estações, conectando a região da Brasilândia, na Zona Norte da Cidade, com São Joaquim, na Zona Sul.
VER MAIS