s Os diferentes tipos de piso de concreto | Tetracon Os diferentes tipos de piso de concreto | Tetracon
Os diferentes tipos de piso de concreto

Os diferentes tipos de piso de concreto

01.02.2019 | por: Tetracon

Artefatos de Concreto

Os diferentes tipos de piso de concreto

O concreto é um dos materiais mais versáteis utilizados na construção civil, e muito disso se deve à possibilidade de moldá-lo na forma desejada no local da obra ou de utilizá-lo de forma pré-moldada, agilizando a produção e ganhando tempo em termos de forma, desforma e mão-de-obra.

 

Quanto se trata de piso, há diferentes formas e aplicações do concreto. Conhecer as principais características, técnicas utilizadas e procedimentos de manutenção ajudam a estender a durabilidade do piso e garantem um produto final de qualidade.

 

Diferença: Pisos moldado in-loco e Pisos pré-moldados de concreto

 

Como já vimos, existem as duas possibilidades de se trabalhar com o concreto: moldado no local e pré-moldado em um ambiente fabril. Dependendo do tipo de aplicação, local de execução, tempo e recursos disponíveis, um tipo pode ser mais vantajoso do que outro.

 

Em ambos os casos, a preparação para o piso consiste no nivelamento e compactação do solo. Esta etapa é fundamental para garantir a estabilidade do terreno e evitar que movimentações indesejadas provoquem falhas no piso, como buracos, fissuras, trincas, rebaixamentos e afins.

 

O pisos moldados in-loco são aqueles em que o concreto é preparado e lançado e a cura ocorre no local de aplicação. Em obras menores, o concreto é preparado manualmente ou com auxílio de uma betoneira, e em situações de demanda por maiores volumes, o caminhão betoneira é utilizado, lançando em média 8m³ de concreto por caminhão.

 

Já os pisos pré-moldados de concreto são peças pré-fabricadas, assim como são feitos em estruturas maiores como vigas, pilares e lajes, e chegam no local de aplicação prontas para a execução do serviço. Essas peças tem formatos e espessuras diferentes, conforme o tipo de aplicação, e são chamadas de diferentes nomes, como por exemplo paver (lê-se peiver), bloquete de concreto, bloquinho de cimento, bloco sextavado.

Exemplos de pisos moldados no local

 

Concreto desempenado

 

O piso de concreto desempenado é um dos mais utilizados em todo país pela praticidade, facilidade e rapidez de execução. Não demanda técnicas sofisticadas nem mão-de-obra específica e se trata de um serviço extremamente popular. Os custos também são atrativos, especialmente em áreas pequenas.

 

O nome “desempenado” vem da forma como ele é acabado, com o auxílio de uma desempenadeira para regularização da superfície. Antes disso, porém, existe as etapas de preparação e nivelamento do solo, preparação da massa de concreto (rodado na obra ou usinado) taliscamento e lançamento.

 

Uma boa prática durante a execução deste tipo de piso é a execução das mestras que facilitam o sarrafeamento e nivelamento do piso. Outra etapa importante, que por vezes é negligenciada, é a execução das juntas de dilatação: esses pontos de alívio de tensão diminuem a probabilidade de fissuras no piso em locais indesejados.

 

Concreto polido

 

O piso de concreto polido é uma opção para locais com tráfego de pessoas e veículos, e tem esse nome porque recebe um polimento depois do processo de cura. Após o lançamento do concreto, ele deve ser sarrafeado e deixado nivelado. O polimento é feito com máquinas conhecidas popularmente como “helicópteros”, e conferem ao produto final um piso liso, sem imperfeições, com bom aspecto visual e com fácil manutenção e limpeza.

 

O procedimento de cortes para juntas de dilatação é fundamental. O projetista deve prever a posição e espaçamento destes cortes, e é esta etapa que garante que o piso não irá fissurar e desplacar com o passar do tempo.

 

A mão-de-obra especializada é o grande diferencial para assegurar a qualidade do piso de concreto polido. O uso das ferramentas e técnicas corretas de lançamento, polimento e cortes para juntas, além de garantir os processos de cura adequada, são os pontos que tornam o serviço bem-feito.

 

Exemplos de pisos pré-moldados

 

Paver (bloquete de concreto)

 

O paver (é lido com a pronúncia do inglês: “peiver”) também é conhecido como bloco de concreto. Em Goiânia e região também possível encontrar denominações como bloquete de concreto, bloquinho de cimento e tijolinho de concreto. Trata-se de uma peça de concreto, pré-fabricada, para ser utilizado como piso.

 

As dimensões mais comuns encontradas comercialmente são de 10x20cm de comprimento e largura, e espessuras variadas, de acordo com o tipo de utilização.

 

Diferentemente dos pisos moldados no local, o paver é produzido em ambiente fabril, com controle de qualidade que garante a resistência, padronização e homogeneidade para as peças. E por não haver necessidade de forma, desforma, lançamento, sarrafeamento, cura e acabamento, a instalação deste tipo de piso é bastante ágil quando comparada aos pisos moldados no local.

 

O paver é classificado como um piso intertravado de concreto, o que significa dizer que o atrito lateral entre as peças que promove o travamento do piso como um todo. Neste sentido, também não é necessário cortes para juntas de dilatação, pois a forma de assentamento permite que o paver trabalhe e acompanhe as movimentações do piso.

 

Bloco sextavado

 

O bloco sextavado de concreto é bastante utilizado como pavimentação de ruas, em especial em cidades mais antigas, como substituição das pedras. Também está dentro dos pisos pré-moldados, porque eles também já chegam prontos no local de instalação.

 

O bloco sextavado, também conhecido como bloquete sextavado, tem um formato hexagonal (seis lados) e é instalado da mesma forma que o paver. O atrito lateral das peças, neste caso com uma área de contato com outras seis peças, promove o travamento.

 

É importante salientar que a qualidade da fabricação das peças é o que dita a qualidade do produto final. Se as peças não forem produzidas em ambiente controlado, com o traço correto, há o risco das resistências características não serem atingidas.

 

A Tetracon é referência em piso intertravados, com sede em Goiânia e atendendo todo o Brasil. Tire suas dúvidas sobre pisos pré-moldados com a Tetracon.

Voltar

você também pode gostar destes artigos

13.06.2019 | por: Tetracon

Quais custos envolvidos na Instalação de Paver?

Leia mais
18.01.2019 | por: Tetracon

Artefatos de cimento e concreto

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo