O concreto é um dos materiais mais versáteis utilizados na construção civil, e muito disso se deve à possibilidade de moldá-lo na forma desejada no local da obra ou de utilizá-lo de forma pré-moldada, agilizando a produção e ganhando tempo em termos de forma, desforma e mão-de-obra.
Quanto se trata de piso, há diferentes formas e aplicações do concreto. Conhecer as principais características, técnicas utilizadas e procedimentos de manutenção ajudam a estender a durabilidade do piso e garantem um produto final de qualidade.
Diferença: Pisos moldado in-loco e Pisos pré-moldados de concreto
Como já vimos, existem as duas possibilidades de se trabalhar com o concreto: moldado no local e pré-moldado em um ambiente fabril. Dependendo do tipo de aplicação, local de execução, tempo e recursos disponíveis, um tipo pode ser mais vantajoso do que outro.
Em ambos os casos, a preparação para o piso consiste no nivelamento e compactação do solo. Esta etapa é fundamental para garantir a estabilidade do terreno e evitar que movimentações indesejadas provoquem falhas no piso, como buracos, fissuras, trincas, rebaixamentos e afins.
O pisos moldados in-loco são aqueles em que o concreto é preparado e lançado e a cura ocorre no local de aplicação. Em obras menores, o concreto é preparado manualmente ou com auxílio de uma betoneira, e em situações de demanda por maiores volumes, o caminhão betoneira é utilizado, lançando em média 8m³ de concreto por caminhão.
Já os pisos pré-moldados de concreto são peças pré-fabricadas, assim como são feitos em estruturas maiores como vigas, pilares e lajes, e chegam no local de aplicação prontas para a execução do serviço. Essas peças tem formatos e espessuras diferentes, conforme o tipo de aplicação, e são chamadas de diferentes nomes, como por exemplo paver (lê-se peiver), bloquete de concreto, bloquinho de cimento, bloco sextavado.
Exemplos de pisos moldados no local
Concreto desempenado
O piso de concreto desempenado é um dos mais utilizados em todo país pela praticidade, facilidade e rapidez de execução. Não demanda técnicas sofisticadas nem mão-de-obra específica e se trata de um serviço extremamente popular. Os custos também são atrativos, especialmente em áreas pequenas.
O nome “desempenado” vem da forma como ele é acabado, com o auxílio de uma desempenadeira para regularização da superfície. Antes disso, porém, existe as etapas de preparação e nivelamento do solo, preparação da massa de concreto (rodado na obra ou usinado) taliscamento e lançamento.
Uma boa prática durante a execução deste tipo de piso é a execução das mestras que facilitam o sarrafeamento e nivelamento do piso. Outra etapa importante, que por vezes é negligenciada, é a execução das juntas de dilatação: esses pontos de alívio de tensão diminuem a probabilidade de fissuras no piso em locais indesejados.
Concreto polido
O piso de concreto polido é uma opção para locais com tráfego de pessoas e veículos, e tem esse nome porque recebe um polimento depois do processo de cura. Após o lançamento do concreto, ele deve ser sarrafeado e deixado nivelado. O polimento é feito com máquinas conhecidas popularmente como “helicópteros”, e conferem ao produto final um piso liso, sem imperfeições, com bom aspecto visual e com fácil manutenção e limpeza.
O procedimento de cortes para juntas de dilatação é fundamental. O projetista deve prever a posição e espaçamento destes cortes, e é esta etapa que garante que o piso não irá fissurar e desplacar com o passar do tempo.
A mão-de-obra especializada é o grande diferencial para assegurar a qualidade do piso de concreto polido. O uso das ferramentas e técnicas corretas de lançamento, polimento e cortes para juntas, além de garantir os processos de cura adequada, são os pontos que tornam o serviço bem-feito.
Exemplos de pisos pré-moldados
Paver (bloquete de concreto)
O paver (é lido com a pronúncia do inglês: “peiver”) também é conhecido como bloco de concreto. Em Goiânia e região também possível encontrar denominações como bloquete de concreto, bloquinho de cimento e tijolinho de concreto. Trata-se de uma peça de concreto, pré-fabricada, para ser utilizado como piso.
As dimensões mais comuns encontradas comercialmente são de 10x20cm de comprimento e largura, e espessuras variadas, de acordo com o tipo de utilização.
Diferentemente dos pisos moldados no local, o paver é produzido em ambiente fabril, com controle de qualidade que garante a resistência, padronização e homogeneidade para as peças. E por não haver necessidade de forma, desforma, lançamento, sarrafeamento, cura e acabamento, a instalação deste tipo de piso é bastante ágil quando comparada aos pisos moldados no local.
O paver é classificado como um piso intertravado de concreto, o que significa dizer que o atrito lateral entre as peças que promove o travamento do piso como um todo. Neste sentido, também não é necessário cortes para juntas de dilatação, pois a forma de assentamento permite que o paver trabalhe e acompanhe as movimentações do piso.
Bloco sextavado
O bloco sextavado de concreto é bastante utilizado como pavimentação de ruas, em especial em cidades mais antigas, como substituição das pedras. Também está dentro dos pisos pré-moldados, porque eles também já chegam prontos no local de instalação.
O bloco sextavado, também conhecido como bloquete sextavado, tem um formato hexagonal (seis lados) e é instalado da mesma forma que o paver. O atrito lateral das peças, neste caso com uma área de contato com outras seis peças, promove o travamento.
É importante salientar que a qualidade da fabricação das peças é o que dita a qualidade do produto final. Se as peças não forem produzidas em ambiente controlado, com o traço correto, há o risco das resistências características não serem atingidas.
A Tetracon é referência em piso intertravados, com sede em Goiânia e atendendo todo o Brasil. Tire suas dúvidas sobre pisos pré-moldados com a Tetracon.
A indústria construção civil está em constante busca pelo desenvolvimento de novos materiais e tecnologias que possibilitem obras mais otimizadas, redução de custos e maior durabilidade. E os artefatos de cimento são um exemplo de como a industrialização pode contribuir para estes avanços. O cimento é, sem dúvidas, um dos materiais mais utilizados […]
VER MAISO piso intertravado é uma excelente solução, e é comumente adotada para pavimentação de áreas de tráfego de veículos, pedestres, também em calçadas, passeios públicos, garagens, pátios de estacionamento. Porém, quais são os custos envolvidos na Instalação de Paver? Os tipos de peças, bem como os custos específicos para instalação, variam bastante de região para […]
VER MAIS