Artefatos-de-Concreto-Tetracon-827x433
30 • AGOSTO • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

O que são artefatos de concreto?

Os termos “artefatos de cimento” e “artefatos de concreto” são muito comuns na indústria da construção civil e definem, de forma geral, peças de diferentes tamanhos, constituídas ou de argamassa (cimento, areia e água) ou de concreto (areia, pedra e água), podendo receber a adição de diferentes, fibras, aditivos e pigmentos, bem como de armaduras, no caso do concreto armado.

O CNAE (Código de Atividades Empresarias) separa os artefatos de concreto dos artefatos de cimento, definindo-os como peças pré-moldadas ou pré-fabricadas, normalmente de grande porte, que assumem função estrutural na construção.

Os artefatos de cimento podem ser definidos como todos os materiais que utilizam o cimento como agregado, englobando os mais diversos produtos: blocos, telhas, objetos decorativos, ladrilhos, molduras, peças de mobiliário urbano, entre outros.

Vantagens dos artefatos de cimento e concreto

Os artefatos em cimento e concreto vêm ganhando cada vez mais espaço na construção civil em diversas aplicações, contribuindo para a racionalização da construção e a agilidade da obra.

Por serem peças pré-fabricadas, evitam o retrabalho para a correção de imperfeições decorrentes da moldagem in loco, além de evitar desperdícios e garantir a qualidade e a durabilidade das peças.

Também com relação à sustentabilidade da obra, estas peças apresentam vantagens: contribuem para a racionalização de insumos e mão de obra, são recicláveis e promovem uso racional e consciente da água em sua produção.

Desvantagens dos artefatos em cimento e concreto

Uma das principais desvantagens da utilização de artefatos de cimento ou concreto é o curso do transporte das peças, no caso de grandes distâncias entre o local de fabricação e a obra.

Esta pode ser contornada tanto através da escolha de locais de maior proximidade para a produção das peças ou da montagem de fábricas provisórias dentro do próprio canteiro.

A execução no canteiro de obras pode ser uma vantagem também no sentido de contornas a incidência de impostas, influenciando no custo total da obra.

Outra desvantagem destes artefatos é o peso próprio elevado que apresentam. O desenvolvimento de concretos leves, como o EPS (poliestireno expandido) contribui para resolver este problema.

Fabricação de artefatos de cimento e concreto

A fabricação das peças se dá em diversas etapas: projeto, controle de matérias-primas, preparo do material, seja ele argamassa ou concreto, transporte até as fôrmas, concretagem, adensamento, cura, desforma, controle de qualidade, estoque e transporte.

De forma geral, é interessante, se possível, dar preferência à produção industrial das peças, em unidade fora do canteiro de obras, garantindo sua qualidade e um rigoroso controle tecnológico.

As fôrmas utilizadas para a produção de artefatos em concreto e cimento são usualmente em madeira, aço, plástico ou borracha, podendo assumir diferentes formas, de acordo com a concepção da peça.

No caso de não haver fôrma pronta para o artefato desejado, é necessário que esta seja produzida de acordo com projeto específico, e é importante que permita a fácil desmoldagem, garantindo a integridade da peça.

O uso de artefatos de cimento e concreto deve aumentar cada vez mais na construção civil, dada a necessidade do mercado de trabalhar com obras mais rápidas, controle de qualidade, menores custos e conceitos de sustentabilidade.

Também as pesquisas relacionadas a estes materiais e o desenvolvimento de novos tipos de concreto devem contribuir para sua expansão no mercado.

Você já conhecia os artefatos de cimento e concreto? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Permeável-Tetracon-1-1-827x433

Saiba mais sobre como surgiu o concreto permeável (e suas principais vantagens para a humanidade)

O concreto permeável vem sendo cada vez mais adotado em projetos de engenharia, arquitetura e paisagismo como alternativa para aumentar a permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas.

VER MAIS
bloco-sextavado-827x433 (1)

Como instalar o bloquete sextavado

O bloquete sextavado, em formato hexagonal, é muito utilizado como material para pavimentação de áreas de tráfego pesado, como pátios de transportadoras, vias internas de instalações industriais e estacionamentos.

VER MAIS
Como-Assentar-o-Piso-Intertravado-827x433 (1)

Veja nosso passo a passo da execução do pavimento intertravado

Na construção civil, opções práticas são muito valorizadas, pois permitem que o trabalho seja bem realizado sem atrasar os prazos de entrega da obra. Um exemplo destas opções práticas é o piso intertravado.

VER MAIS
iluminaca-smart-city-827x433

Pavimento inteligente ilumina a Smart City à noite

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial vive atualmente em centros urbanos, percentual que deve atingir os 70% até o ano de 2030.

VER MAIS