Como-Assentar-o-Piso-Intertravado-827x433 (1)
17 • MAIO • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

Veja nosso passo a passo da execução do pavimento intertravado

Na construção civil, opções práticas são muito valorizadas, pois permitem que o trabalho seja bem realizado sem atrasar os prazos de entrega da obra. Um exemplo destas opções práticas é o piso intertravado.

Ele não requer nem equipamento muito específico, nem profissionais especializados, e ainda dispensa o processo de curação da peça de concreto. Vamos explicar melhor o processo de execução do pavimento intertravado, então continue acompanhando este post.

Prepare o subleito

O primeiro passo para execução do pavimento intertravado é preparar corretamente a camada de subleito, que pode ser formada tanto por solo natural quanto por solo de empréstimo.

Este solo não pode inchar com a absorção de água, deve apresentar caimento de água de 2% ou mais (conforme as especificações do projeto) e precisa estar corretamente nivelado.

Nesta etapa, também é necessário preparar as contenções laterais, que irão manter os blocos de concreto no lugar. Estas contenções podem ser externas ou internas ao perímetro da área pavimentada.

Prepare a base

O segundo passo é a preparação da base, que costuma ser de bica corrida. Ao espalhar a bica, é importante manter o mínimo possível de espaços vazios, pois isso irá interferir no próximo passo. Em outras palavras, a camada de base precisa ser bem compactada.

Prepare a areia de assentamento

O terceiro passo é depositar a areia de assentamento sobre a base preparada. Essa areia se parece muito com aquela utilizada no preparo de concreto.

A areia de assentamento precisa ser limpa e seca, e deve ser espalhada em uma camada de espessura média e heterogênea em toda a área que será pavimentada. A espessura ideal fica entre 3cm e 4cm.

O cuidado com a espessura da camada de areia de assentamento não é apenas um detalhe: se ela for muito grossa, o piso poderá afundar; se for muito fina, os blocos podem quebrar.

Para fazer o nivelamento adequado, utiliza-se um sarrafo, deslizando-o manualmente sobre guias paralelas. E sempre lembre-se de tomar cuidado para não pisar na areia depois do nivelamento.

Prepare a camada de revestimento

É neste passo que acontece realmente o assentamento do pavimento intertravado. Existem diversos padrões de assentamento, que seguem diferentes modelos de combinação dos blocos para otimizar o aproveitamento deste material e melhorar a estética da obra.

Porém, antes de assentar os blocos, recomenda-se fazer uma primeira fiada de teste. Para isso, marque o posicionamento dos blocos e encaixe-os sem compactar, para garantir que o projeto da obra é compatível com as medidas reais.

Realize a compactação

Depois de realizar o assentamento de todos os blocos, chegamos ao último passo: a compactação. Ela é realizada em duas fases, e o equipamento utilizado são placas vibratórias.

É importante ressaltar que, neste processo, o operário deve mover as placas vibratórias com passadas de 20cm ou mais. Além disso, é preciso parar a 1.5m de distância da frente de serviço, no mínimo.

Depois de realizar a primeira compactação, ou compactação inicial, é preciso substituir os blocos danificados no processo. Também é feita a selagem das juntas, espalhando areia fina (similar à areia de argamassa) sobre o pavimento e varrendo o excesso.

Então, realiza-se a compactação final, e o assentamento do pavimento intertravado está concluído.

Como você pode ver, o piso intertravado é uma alternativa simples de pavimentação, com um resultado final de alta qualidade. Para saber mais sobre execução do pavimento intertravado e estruturas de concreto, acompanhe o blog da Tetracon, especializada em pré-moldados para a construção civil. Assine nossa newsletter e receba mais dicas diretamente em seu e-mail.

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Ciclovia-Holanda-Tetracon-827x433

Na Holanda, ciclovia produz energia a partir de luz solar

Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.

VER MAIS
paver-regeito-de-barragem-827x433

O que são e por que utilizar pavers de rejeito de barragem de minério de ferro

Com origens que remontam às cidades da Antiguidade, os pavimentos intertravados vêm se desenvolvendo paralelamente à indústria da construção civil, visando soluções que contribuam para a realização de obras mais rápidas…

VER MAIS
tipos-de-brita-827x433

Conheça os principais tipos de brita utilizados na construção civil

No ramo da construção civil, a brita sempre foi um material indispensável na fabricação de concretos, no assentamento de rodovias e na edificação de empreendimentos comerciais e habitacionais.

VER MAIS
piso-intertravado-asfalto-827x433

Pavimento intertravado vira “asfalto ecológico”

As consequências do amplo uso desse material são claras nas grandes cidades: devido à sua cor escura, o asfalto absorve os raios solares, contribuindo para a elevação da temperatura nos centros urbanos, onde a poluição dificulta a dispersão do calor.

VER MAIS