Na construção civil, opções práticas são muito valorizadas, pois permitem que o trabalho seja bem realizado sem atrasar os prazos de entrega da obra. Um exemplo destas opções práticas é o piso intertravado.
Ele não requer nem equipamento muito específico, nem profissionais especializados, e ainda dispensa o processo de curação da peça de concreto. Vamos explicar melhor o processo de execução do pavimento intertravado, então continue acompanhando este post.
O primeiro passo para execução do pavimento intertravado é preparar corretamente a camada de subleito, que pode ser formada tanto por solo natural quanto por solo de empréstimo.
Este solo não pode inchar com a absorção de água, deve apresentar caimento de água de 2% ou mais (conforme as especificações do projeto) e precisa estar corretamente nivelado.
Nesta etapa, também é necessário preparar as contenções laterais, que irão manter os blocos de concreto no lugar. Estas contenções podem ser externas ou internas ao perímetro da área pavimentada.
O segundo passo é a preparação da base, que costuma ser de bica corrida. Ao espalhar a bica, é importante manter o mínimo possível de espaços vazios, pois isso irá interferir no próximo passo. Em outras palavras, a camada de base precisa ser bem compactada.
O terceiro passo é depositar a areia de assentamento sobre a base preparada. Essa areia se parece muito com aquela utilizada no preparo de concreto.
A areia de assentamento precisa ser limpa e seca, e deve ser espalhada em uma camada de espessura média e heterogênea em toda a área que será pavimentada. A espessura ideal fica entre 3cm e 4cm.
O cuidado com a espessura da camada de areia de assentamento não é apenas um detalhe: se ela for muito grossa, o piso poderá afundar; se for muito fina, os blocos podem quebrar.
Para fazer o nivelamento adequado, utiliza-se um sarrafo, deslizando-o manualmente sobre guias paralelas. E sempre lembre-se de tomar cuidado para não pisar na areia depois do nivelamento.
É neste passo que acontece realmente o assentamento do pavimento intertravado. Existem diversos padrões de assentamento, que seguem diferentes modelos de combinação dos blocos para otimizar o aproveitamento deste material e melhorar a estética da obra.
Porém, antes de assentar os blocos, recomenda-se fazer uma primeira fiada de teste. Para isso, marque o posicionamento dos blocos e encaixe-os sem compactar, para garantir que o projeto da obra é compatível com as medidas reais.
Depois de realizar o assentamento de todos os blocos, chegamos ao último passo: a compactação. Ela é realizada em duas fases, e o equipamento utilizado são placas vibratórias.
É importante ressaltar que, neste processo, o operário deve mover as placas vibratórias com passadas de 20cm ou mais. Além disso, é preciso parar a 1.5m de distância da frente de serviço, no mínimo.
Depois de realizar a primeira compactação, ou compactação inicial, é preciso substituir os blocos danificados no processo. Também é feita a selagem das juntas, espalhando areia fina (similar à areia de argamassa) sobre o pavimento e varrendo o excesso.
Então, realiza-se a compactação final, e o assentamento do pavimento intertravado está concluído.
Como você pode ver, o piso intertravado é uma alternativa simples de pavimentação, com um resultado final de alta qualidade. Para saber mais sobre execução do pavimento intertravado e estruturas de concreto, acompanhe o blog da Tetracon, especializada em pré-moldados para a construção civil. Assine nossa newsletter e receba mais dicas diretamente em seu e-mail.
Uma das grandes vantagens de você mesmo decorar os ambientes da sua casa, do quarto à sala, é poder soltar a criatividade, que pode ser explorada ao máximo para conquistar os resultados esperados.
VER MAISO paver, pavimento intertravado de concreto, ganhou espaço no mercado brasileiro nos últimos anos, substituindo o asfalto para a pavimentação de ruas, calçadas, praças, parques e áreas de estacionamento.
VER MAISEnchentes costumam trazer grandes complicações e uma delas diz respeito aos veículos que acabam sendo acometidos por alagamentos. Nos casos mais simples, a água que entra encharca o assoalho e nos mais complexos…
VER MAISA escolha do método construtivo depende de diversos fatores relacionados ao projeto técnico da edificação: topografia do terreno, projeto de arquitetura, tipo de solo, etc.
VER MAIS