O bloquete sextavado, em formato hexagonal, é muito utilizado como material para pavimentação de áreas de tráfego pesado, como pátios de transportadoras, vias internas de instalações industriais e estacionamentos. Isso porque, principalmente devido à sua forma, é o mais resistente dos pavimentos intertravados de concreto.
O formato hexagonal contribui para o encaixe perfeito das peças, auxiliando na transferência das cargas. Além da alta resistência, o bloquete sextavado oferece ao projeto os diversos benefícios do pavimento intertravado de concreto, auxiliando no escoamento das águas pluviais e contribuindo para o conforto térmico na área.
Este bloquete apresenta instalação simples e oferece excelentes resultados estéticos para o projeto. É importante, porém, estar atento a alguns detalhes tanto para o cálculo da quantidade dos blocos quanto para a execução do pavimento. Confira algumas informações sobre o bloquete sextavado:
Os bloquetes sextavados apresentam diferentes categorias de resistência à compressão: 35Mpa, para áreas de tráfego pesado, e 50Mpa, para áreas de tráfego super-pesado. Estes blocos diferem, ainda, com relação à espessura: 6 e 8 cm.
A escolha do tipo de bloquete a ser utilizado depende não somente do tipo de uso que será dado à área pavimentado, mas também das características e do preparo das camadas de base.
O cálculo da quantidade de peças a serem utilizadas é realizado a partir da divisão da área do piso pela área de cada um dos bloquetes. Para calcular a área do hexágono, pode-se utilizar a seguinte fórmula:
Área: 1,5 x dimensão da aresta x largura do hexágono
Sabendo a área do hexágono, basta dividir a área do pavimento pela área das peças, considerando perdas de até 10%.
É interessante que o assentamento dos bloquetes sextavados seja iniciado a partir do canto mais exposto, de forma a esconder os eventuais recortes das peças. As peças recortadas devem ter uma área de, no mínimo, um terço da peça inteira.
Assim como para o assentamento de outros tipos de pavimento intertravado, em áreas inclinadas, deve-se começar de baixo para cima, evitando o escorregamento dos blocos. Após o assentamento, a areia deve ser espalhada de forma a penetrar nas juntas.
Como já colocado, o bloquete sextavado apresenta resistência superior aos demais tipos de pavimentos intertravados de concreto. São, assim, recomendados para a aplicação em áreas de tráfego médio e pesado.
Além disso, podem ser utilizados em calçadas, parques, praças e estacionamentos, bem como em áreas de lazer como jardins, playgrounds e áreas de acesso a piscinas e garagens.
A qualidade do acabamento é uma das vantagens deste bloquete, comumente comercializado também em metades, facilitando a execução do pavimento e contribuindo para a redução dos custos de obra. O bloquete sextavado permite a criação de composições criativas, sendo comercializado nas cores amarelo, vermelho e grafite.
Apesar de causar a impressão de permeabilidade reduzida com relação a outros tipos de bloquetes, o formato hexagonal apresenta permeabilidade de até 50%, permitindo o escoamento da água da chuva e evitando a formação de poças.
Você já conhecia o bloquete sextavado? O que achou deste material? Compartilhe suas opiniões nos comentários!
Você profissional da Construção Civil, já percebeu que a tecnologia adentrou nossas vidas de uma forma espantosa, a ponto de não conseguirmos viver sem nossos smartphones, tablets e internet?
VER MAISCom origens que remontam às cidades da Antiguidade, os pavimentos intertravados vêm se desenvolvendo paralelamente à indústria da construção civil, visando soluções que contribuam para a realização de obras mais rápidas…
VER MAISO poliestireno expandido (EPS), mais conhecido como isopor é um material que pode ser utilizado na construção civil e apresenta benefícios muito interessantes, principalmente por estarem ligados ao reaproveitamento de materiais…
VER MAISCom a vida cada vez mais centralizada nas partes urbanas da cidade, muitas vezes fica difícil ter um espaço reservado para usufruir dos elementos da natureza.
VER MAIS