s Como instalar o bloquete sextavado | Tetracon - Paver Como instalar o bloquete sextavado | Tetracon - Paver
Como instalar o bloquete sextavado

Como instalar o bloquete sextavado

Bloquete Sextavado

25.05.2017 | por: Tetracon

Blog

Como instalar o bloquete sextavado

O bloquete sextavado, em formato hexagonal, é muito utilizado como material para pavimentação de áreas de tráfego pesado, como pátios de transportadoras, vias internas de instalações industriais e estacionamentos. Isso porque, principalmente devido à sua forma, é o mais resistente dos pavimentos intertravados de concreto.

O formato hexagonal contribui para o encaixe perfeito das peças, auxiliando na transferência das cargas. Além da alta resistência, o bloquete sextavado oferece ao projeto os diversos benefícios do pavimento intertravado de concreto, auxiliando no escoamento das águas pluviais e contribuindo para o conforto térmico na área.

Este bloquete apresenta instalação simples e oferece excelentes resultados estéticos para o projeto. É importante, porém, estar atento a alguns detalhes tanto para o cálculo da quantidade dos blocos quanto para a execução do pavimento. Confira algumas informações sobre o bloquete sextavado:

Planejando a quantidade de bloquetes

Os bloquetes sextavados apresentam diferentes categorias de resistência à compressão: 35Mpa, para áreas de tráfego pesado, e 50Mpa, para áreas de tráfego super-pesado. Estes blocos diferem, ainda, com relação à espessura: 6 e 8 cm.

A escolha do tipo de bloquete a ser utilizado depende não somente do tipo de uso que será dado à área pavimentado, mas também das características e do preparo das camadas de base.

O cálculo da quantidade de peças a serem utilizadas é realizado a partir da divisão da área do piso pela área de cada um dos bloquetes. Para calcular a área do hexágono, pode-se utilizar a seguinte fórmula:

Área: 1,5 x dimensão da aresta x largura do hexágono

Sabendo a área do hexágono, basta dividir a área do pavimento pela área das peças, considerando perdas de até 10%.

Assentamento do bloquete sextavado

É interessante que o assentamento dos bloquetes sextavados seja iniciado a partir do canto mais exposto, de forma a esconder os eventuais recortes das peças. As peças recortadas devem ter uma área de, no mínimo, um terço da peça inteira.

Assim como para o assentamento de outros tipos de pavimento intertravado, em áreas inclinadas, deve-se começar de baixo para cima, evitando o escorregamento dos blocos. Após o assentamento, a areia deve ser espalhada de forma a penetrar nas juntas.

Aplicações do bloquete sexatavado

Como já colocado, o bloquete sextavado apresenta resistência superior aos demais tipos de pavimentos intertravados de concreto. São, assim, recomendados para a aplicação em áreas de tráfego médio e pesado.

Além disso, podem ser utilizados em calçadas, parques, praças e estacionamentos, bem como em áreas de lazer como jardins, playgrounds e áreas de acesso a piscinas e garagens.

A qualidade do acabamento é uma das vantagens deste bloquete, comumente comercializado também em metades, facilitando a execução do pavimento e contribuindo para a redução dos custos de obra. O bloquete sextavado permite a criação de composições criativas, sendo comercializado nas cores amarelo, vermelho e grafite.

Apesar de causar a impressão de permeabilidade reduzida com relação a outros tipos de bloquetes, o formato hexagonal apresenta permeabilidade de até 50%, permitindo o escoamento da água da chuva e evitando a formação de poças.

Você já conhecia o bloquete sextavado? O que achou deste material? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo