bloco-sextavado-827x433 (1)
25 • MAIO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Como instalar o bloquete sextavado

O bloquete sextavado, em formato hexagonal, é muito utilizado como material para pavimentação de áreas de tráfego pesado, como pátios de transportadoras, vias internas de instalações industriais e estacionamentos. Isso porque, principalmente devido à sua forma, é o mais resistente dos pavimentos intertravados de concreto.

O formato hexagonal contribui para o encaixe perfeito das peças, auxiliando na transferência das cargas. Além da alta resistência, o bloquete sextavado oferece ao projeto os diversos benefícios do pavimento intertravado de concreto, auxiliando no escoamento das águas pluviais e contribuindo para o conforto térmico na área.

Este bloquete apresenta instalação simples e oferece excelentes resultados estéticos para o projeto. É importante, porém, estar atento a alguns detalhes tanto para o cálculo da quantidade dos blocos quanto para a execução do pavimento. Confira algumas informações sobre o bloquete sextavado:

Planejando a quantidade de bloquetes

Os bloquetes sextavados apresentam diferentes categorias de resistência à compressão: 35Mpa, para áreas de tráfego pesado, e 50Mpa, para áreas de tráfego super-pesado. Estes blocos diferem, ainda, com relação à espessura: 6 e 8 cm.

A escolha do tipo de bloquete a ser utilizado depende não somente do tipo de uso que será dado à área pavimentado, mas também das características e do preparo das camadas de base.

O cálculo da quantidade de peças a serem utilizadas é realizado a partir da divisão da área do piso pela área de cada um dos bloquetes. Para calcular a área do hexágono, pode-se utilizar a seguinte fórmula:

Área: 1,5 x dimensão da aresta x largura do hexágono

Sabendo a área do hexágono, basta dividir a área do pavimento pela área das peças, considerando perdas de até 10%.

Assentamento do bloquete sextavado

É interessante que o assentamento dos bloquetes sextavados seja iniciado a partir do canto mais exposto, de forma a esconder os eventuais recortes das peças. As peças recortadas devem ter uma área de, no mínimo, um terço da peça inteira.

Assim como para o assentamento de outros tipos de pavimento intertravado, em áreas inclinadas, deve-se começar de baixo para cima, evitando o escorregamento dos blocos. Após o assentamento, a areia deve ser espalhada de forma a penetrar nas juntas.

Aplicações do bloquete sexatavado

Como já colocado, o bloquete sextavado apresenta resistência superior aos demais tipos de pavimentos intertravados de concreto. São, assim, recomendados para a aplicação em áreas de tráfego médio e pesado.

Além disso, podem ser utilizados em calçadas, parques, praças e estacionamentos, bem como em áreas de lazer como jardins, playgrounds e áreas de acesso a piscinas e garagens.

A qualidade do acabamento é uma das vantagens deste bloquete, comumente comercializado também em metades, facilitando a execução do pavimento e contribuindo para a redução dos custos de obra. O bloquete sextavado permite a criação de composições criativas, sendo comercializado nas cores amarelo, vermelho e grafite.

Apesar de causar a impressão de permeabilidade reduzida com relação a outros tipos de bloquetes, o formato hexagonal apresenta permeabilidade de até 50%, permitindo o escoamento da água da chuva e evitando a formação de poças.

Você já conhecia o bloquete sextavado? O que achou deste material? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
porcelanato-ladrilho-hidraulico-827x433

Ladrilhos hidráulicos: da origem aos dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…

VER MAIS
Tetracon-Ecotelha-827x433

Pesquisadores criam ecotelha composta por juta e malva

Já faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser assunto para poucos e se tornou preocupação de muitos, mas ainda há um logo caminho a ser trilhado no sentido de produzir cada vez mais produtos ecológicos.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS