Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial vive atualmente em centros urbanos, percentual que deve atingir os 70% até o ano de 2030.
O crescimento populacional das cidades traz consigo problemas relacionados ao trânsito, poluição, acesso à moradia e à saúde. Neste contexto, o conceito de Smart City vem ganhando cada vez mais espaço e despertando o interesse de empresas, indivíduos e governos ao redor do mundo.
O conceito de Smart City tem como base o uso da tecnologia nos centros urbanos como forma de torna-los mais eficientes e agradáveis de se viver. Entenda melhor o que são as Smart Cities e o Starpath, a solução também conhecida por calçada ecológica, pavimento inteligente e piso ecológico, que permite iluminar caminhos durante a noite:
O conceito de cidades inteligentes ganhou força nos últimos anos, com a construção do zero de cidades como Songdo (Coréia do Sul) e Masdar (Dubai), que se utilizam da tecnologia para promover soluções nas áreas de meio ambiente, mobilidade, qualidade de vida e economia.
A partir de soluções que conectam as diversas áreas das cidades, as Smart Cities vêm se utilizando de projetos inovadores, visando a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente, através de iniciativas como construções verdes, soluções de transporte mais eficientes e neutralização de gases de efeito estufa.
Além disso, visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e estimular a interação entre estes e o poder público. Neste contexto, entram os portais interativos para cidades, estimulando a participação de seus habitantes nas decisões públicas.
As soluções favorecem também a economia das cidades, entendendo a alta concentração demográfica como potencial gerador de conhecimento e riqueza.
Diversos projetos e soluções inovadoras vêm sendo desenvolvidos e aplicados no contexto das cidades inteligentes. Um deles é o Starpath, desenvolvido pela empresa Pro-Teq, do Reino Unido.
Conheça esta solução em pavimentação, que proporciona à cidade caminhos iluminados durante a noite.
O Starpath é um dos exemplos de como o desenvolvimento tecnológico e as pesquisas podem contribuir para a segurança, a economia e a qualidade de vida nas grandes cidades.
Desenvolvido no Reino Unido, funciona de forma semelhante aos brinquedos de criança que brilham no escuro, absorvendo e reservando os raios UV durante o dia e emitindo-os durante a noite na forma de um brilho azul.
O sistema foi testado em 2013 nos caminhos do Christ’s Place Park, na cidade de Cambridge, no Reino Unido. A empresa Pro-Teq, responsável pelo desenvolvimento do produto, aplicou-o em aproximadamente 150 metros quadrados de caminhos com agilidade impressionante: o processo demorou apenas meia hora para ser realizado e os caminhos foram abertos ao público cerca de quatro horas depois.
O resultado: um caminho iluminado durante a noite, que garante não somente economia com relação à iluminação pública, mas maior segurança aos usuários.
Além de brilhar no escuro, o Starpath é antiderrapante e resistente à água. O brilho emitido durante a noite depende da quantidade de sol recebida pelo pavimento ao longo do dia. Porém, mesmo poucos raios solares garantem um caminho minimamente iluminado.
O que você achou do Starpath? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!
A escassez de água é uma das principais questões a serem solucionadas no século XXI. Isso porque, segundo pesquisas realizadas pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 1,2 bilhões de pessoas vivem em áreas de escassez, e outras outros 500 milhões estão chegando a esta situação. E como a escassez de água é um […]
VER MAISAs empresas da construção civil de hoje em dia tem trabalhado constantemente e investido bastante tempo e recursos para atender as exigências do seu público que são cada vez maiores.
VER MAISO setor da construção civil tem, sem dúvida alguma, papel fundamental para os objetivos globais de desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das maiores responsáveis pela utilização de energia e o consumo de recursos naturais…
VER MAISA reutilização de materiais e as técnicas de DIY (do inglês “Do It Yourself” ou “Faça você mesmo”) vêm ganhando cada vez mais espaço, trazendo para projetos de decoração e paisagismo elementos inusitados.
VER MAIS