iluminaca-smart-city-827x433
16 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Pavimento inteligente ilumina a Smart City à noite

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial vive atualmente em centros urbanos, percentual que deve atingir os 70% até o ano de 2030.

O crescimento populacional das cidades traz consigo problemas relacionados ao trânsito, poluição, acesso à moradia e à saúde. Neste contexto, o conceito de Smart City vem ganhando cada vez mais espaço e despertando o interesse de empresas, indivíduos e governos ao redor do mundo.

O conceito de Smart City tem como base o uso da tecnologia nos centros urbanos como forma de torna-los mais eficientes e agradáveis de se viver. Entenda melhor o que são as Smart Cities e o Starpath, a solução também conhecida por calçada ecológica, pavimento inteligente e piso ecológico, que permite iluminar caminhos durante a noite:

Cidades inteligentes

O conceito de cidades inteligentes ganhou força nos últimos anos, com a construção do zero de cidades como Songdo (Coréia do Sul) e Masdar (Dubai), que se utilizam da tecnologia para promover soluções nas áreas de meio ambiente, mobilidade, qualidade de vida e economia.

A partir de soluções que conectam as diversas áreas das cidades, as Smart Cities vêm se utilizando de projetos inovadores, visando a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente, através de iniciativas como construções verdes, soluções de transporte mais eficientes e neutralização de gases de efeito estufa.

Além disso, visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e estimular a interação entre estes e o poder público. Neste contexto, entram os portais interativos para cidades, estimulando a participação de seus habitantes nas decisões públicas.

As soluções favorecem também a economia das cidades, entendendo a alta concentração demográfica como potencial gerador de conhecimento e riqueza.

Diversos projetos e soluções inovadoras vêm sendo desenvolvidos e aplicados no contexto das cidades inteligentes. Um deles é o Starpath, desenvolvido pela empresa Pro-Teq, do Reino Unido.

Conheça esta solução em pavimentação, que proporciona à cidade caminhos iluminados durante a noite.

Starpath: pavimento inteligente

O Starpath é um dos exemplos de como o desenvolvimento tecnológico e as pesquisas podem contribuir para a segurança, a economia e a qualidade de vida nas grandes cidades.

Desenvolvido no Reino Unido, funciona de forma semelhante aos brinquedos de criança que brilham no escuro, absorvendo e reservando os raios UV durante o dia e emitindo-os durante a noite na forma de um brilho azul.

O sistema foi testado em 2013 nos caminhos do Christ’s Place Park, na cidade de Cambridge, no Reino Unido. A empresa Pro-Teq, responsável pelo desenvolvimento do produto, aplicou-o em aproximadamente 150 metros quadrados de caminhos com agilidade impressionante: o processo demorou apenas meia hora para ser realizado e os caminhos foram abertos ao público cerca de quatro horas depois.

O resultado: um caminho iluminado durante a noite, que garante não somente economia com relação à iluminação pública, mas maior segurança aos usuários.

Além de brilhar no escuro, o Starpath é antiderrapante e resistente à água. O brilho emitido durante a noite depende da quantidade de sol recebida pelo pavimento ao longo do dia. Porém, mesmo poucos raios solares garantem um caminho minimamente iluminado.

O que você achou do Starpath? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Tetracon-Concreto-Transparente-827x433 (1)

Conheça o concreto para paredes transparentes

Uma descoberta italiana está no centro das discussões da arquitetura moderna que trilha o caminho da sustentabilidade. Trata-se de um novo tipo de concreto feito com resina plástica e que apresenta pequenas aberturas permitindo a entrada da claridade.

VER MAIS
concreto-drenante-827x433 (1)

A presença do piso drenante em Goiânia

O piso drenante vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de espaços públicos no Brasil. A utilização desse pavimento permeável contribui para a drenagem das águas pluviais nas grandes cidades…

VER MAIS
praca-civica-goiania-827x433

A presença do Paver em Goiânia

O piso intertravado de concreto, também conhecido como paver, vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de áreas externas. Consiste em peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, dispensando o uso de argamassa.

VER MAIS
qualidade-do-concreto-827x433

Saiba o que considerar na compra de concreto para obras edilícias

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil brasileira e exige no momento de sua compra atenção com relação a diversos fatores, de forma a garantir o desempenho das estruturas prediais.

VER MAIS