limpeza-e-manutencao-dos-pavimentos-intertravados-big1-827x433
13 • JUNHO • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

Como fazer a manutenção do piso intertravado

A facilidade de manutenção e limpeza é uma das vantagens da utilização dos pavimentos intertravados. A exposição às condições ambiente e intempéries faz com que o paver acumule uma camada de sujeira ao longo do tempo, tendo sua cor e aparência originais modificadas.

Assim, os procedimentos de limpeza e manutenção são essenciais para garantir não somente o aspecto estético desejado, mas também a durabilidade e o desempenho do pavimento intertravado.

De forma geral, a limpeza destes pisos é simples, podendo ser realizada apenas com a utilização de escovas de cerdas duras, água e detergentes.

Algumas sujeiras requerem, porém, procedimentos diferenciados, como no caso de manchas de gordura e graxa, grafites e até mesmo chicletes. Confira algumas informações sobre a manutenção de pavimentos intertravados:

Como fazer a manutenção dos pavimentos intertravados?

A limpeza destes pode ser realizada de forma convencional, utilizando-se de vassouras com cerdas duras para esfregar, água e sabão, e deve ocorrer no mínimo uma vez ao ano, garantindo sua durabilidade e beleza.

Podem ser utilizados jatos de água sob pressão para a limpeza do paver. É importante, porém, que este não seja direcionado verticalmente, mas com uma inclinação, e que sejam evitadas as áreas de juntas, de forma a não se perder a areia de selagem destas.

Os procedimentos de manutenção devem contar, ainda, com a verificação das juntas de selagem, uma vez que o travamento adequado dos blocos depende destas.

Caso estas se encontrem vazias em mais de 1cm, devem ser verificadas às causas do esvaziamento, bem como a correção da anomalia através de um novo preenchimento.

Graxas e gorduras

As manchas de gordura nos pavimentos intertravados ocorrem principalmente nas áreas utilizadas para fins de preparo e consumo de alimentos, e as manchas de graxa, devido ao tráfego e estacionamento de veículos.

Estas substâncias penetram rapidamente na superfície do paver, de forma que o ideal é que sejam prontamente limpas com pano ou papel absorvente. Caso não seja possível, pode-se utilizar detergentes concentrados e escova para a limpeza, bem como água quente.

Limo e ervas daninhas

O desenvolvimento de limo nos pavimentos intertravdos ocorrem principalmente em áreas sombreadas e úmidas, e pode ser prevenido com a utilização de herbicida específicos.

Este pode ser removidos com a utilização de uma espátula, seguida para limpeza comum com escovação. Grama e ervas daninhas podem ser removidas manualmente entre as juntas dos blocos, utilizando-se de ferramentas específicas para tal.

Grafites e pinturas

O ideal é que as manchas por pinturas e grafites sejam removidas com a tinta ainda fresca, evitando sua absorção pela superfície do paver. Após a secagem podem ser removidas com a utilização de solventes de tintas específicos para superfícies de concreto, evitando danos à coloração do pavimento. Após este procedimento, deve ser realizada a limpeza convencional com escova, água quente e detergente.

Chicletes e manchas de asfalto

Chicletes e asfalto são materiais que não penetram no concreto, gerando manchas superficiais. De forma geral, podem ser removidos com a aplicação de gelo e a utilização de uma espátula.

Os jatos de alta pressão também são eficientes para este procedimento. Além disso, existem no mercado produtos específicos para a remoção de manchas de asfalto, que devem ser aplicados anteriormente em áreas pequenas do pavimento, de forma a certificar-se de que não irão danificá-lo.

Eflorescências

Decorrentes do carbonato de cálcio presente no cimento Portlando utilizado para a produção dos pavers, as efervescências são manchas esbranquiçadas na superfície destes e costumam desaparecer naturalmente.

Podem também ser utilizados produtos específicos para tal e removedores de argamassa, também eficientes para a limpeza destas manchas.

Você já conhecia os procedimentos de manutenção dos pavimentos intertravados? Como vem realizando a limpeza do seu? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
porcelanato-ladrilho-hidraulico-827x433

Ladrilhos hidráulicos: da origem aos dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…

VER MAIS
Tetracon-Coleta-a-Vacuo-827x433

Conheça os detalhes do sistema de coleta de resíduos por sucção

Há décadas, a necessidade de se encontrar formas alternativas para a coleta de lixo convencional e minimizar os custos e os impactos ambientais dessa operação têm levado os pesquisadores a desenvolverem inúmeras tecnologias.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS