Como fazer a manutenção do piso intertravado

Como fazer a manutenção do piso intertravado

13.06.2016 | por: Tetracon

Blog

Como fazer a manutenção do piso intertravado

A facilidade de manutenção e limpeza é uma das vantagens da utilização dos pavimentos intertravados. A exposição às condições ambiente e intempéries faz com que o paver acumule uma camada de sujeira ao longo do tempo, tendo sua cor e aparência originais modificadas.

Assim, os procedimentos de limpeza e manutenção são essenciais para garantir não somente o aspecto estético desejado, mas também a durabilidade e o desempenho do pavimento intertravado.

De forma geral, a limpeza destes pisos é simples, podendo ser realizada apenas com a utilização de escovas de cerdas duras, água e detergentes.

Algumas sujeiras requerem, porém, procedimentos diferenciados, como no caso de manchas de gordura e graxa, grafites e até mesmo chicletes. Confira algumas informações sobre a manutenção de pavimentos intertravados:

Como fazer a manutenção dos pavimentos intertravados?

A limpeza destes pode ser realizada de forma convencional, utilizando-se de vassouras com cerdas duras para esfregar, água e sabão, e deve ocorrer no mínimo uma vez ao ano, garantindo sua durabilidade e beleza.

Podem ser utilizados jatos de água sob pressão para a limpeza do paver. É importante, porém, que este não seja direcionado verticalmente, mas com uma inclinação, e que sejam evitadas as áreas de juntas, de forma a não se perder a areia de selagem destas.

Os procedimentos de manutenção devem contar, ainda, com a verificação das juntas de selagem, uma vez que o travamento adequado dos blocos depende destas.

Caso estas se encontrem vazias em mais de 1cm, devem ser verificadas às causas do esvaziamento, bem como a correção da anomalia através de um novo preenchimento.

Graxas e gorduras

As manchas de gordura nos pavimentos intertravados ocorrem principalmente nas áreas utilizadas para fins de preparo e consumo de alimentos, e as manchas de graxa, devido ao tráfego e estacionamento de veículos.

Estas substâncias penetram rapidamente na superfície do paver, de forma que o ideal é que sejam prontamente limpas com pano ou papel absorvente. Caso não seja possível, pode-se utilizar detergentes concentrados e escova para a limpeza, bem como água quente.

Limo e ervas daninhas

O desenvolvimento de limo nos pavimentos intertravdos ocorrem principalmente em áreas sombreadas e úmidas, e pode ser prevenido com a utilização de herbicida específicos.

Este pode ser removidos com a utilização de uma espátula, seguida para limpeza comum com escovação. Grama e ervas daninhas podem ser removidas manualmente entre as juntas dos blocos, utilizando-se de ferramentas específicas para tal.

Grafites e pinturas

O ideal é que as manchas por pinturas e grafites sejam removidas com a tinta ainda fresca, evitando sua absorção pela superfície do paver. Após a secagem podem ser removidas com a utilização de solventes de tintas específicos para superfícies de concreto, evitando danos à coloração do pavimento. Após este procedimento, deve ser realizada a limpeza convencional com escova, água quente e detergente.

Chicletes e manchas de asfalto

Chicletes e asfalto são materiais que não penetram no concreto, gerando manchas superficiais. De forma geral, podem ser removidos com a aplicação de gelo e a utilização de uma espátula.

Os jatos de alta pressão também são eficientes para este procedimento. Além disso, existem no mercado produtos específicos para a remoção de manchas de asfalto, que devem ser aplicados anteriormente em áreas pequenas do pavimento, de forma a certificar-se de que não irão danificá-lo.

Eflorescências

Decorrentes do carbonato de cálcio presente no cimento Portlando utilizado para a produção dos pavers, as efervescências são manchas esbranquiçadas na superfície destes e costumam desaparecer naturalmente.

Podem também ser utilizados produtos específicos para tal e removedores de argamassa, também eficientes para a limpeza destas manchas.

Você já conhecia os procedimentos de manutenção dos pavimentos intertravados? Como vem realizando a limpeza do seu? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo