Concreto-Permeável-Tetracon-1-1-827x433
23 • NOVEMBRO • 2015 | POR: ADMINISTRADOR

Saiba mais sobre como surgiu o concreto permeável (e suas principais vantagens para a humanidade)

O concreto permeável vem sendo cada vez mais adotado em projetos de engenharia, arquitetura e paisagismo como alternativa para aumentar a permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas. A principal diferença entre o concreto permeável e o comum é o seu maior índice de vazios: produzido a partir de material granular quase todo do mesmo tamanho, este apresenta maior proporção de espaços que não conseguem ser preenchidos.

Os vazios permitem a passagem da água da chuva, que é armazenada nas camadas inferiores e conduzida para o lençol freático, reduzindo as solicitações ao sistema de drenagem urbana e contribuindo para evitar enchentes. As pesquisas relacionadas ao concreto permeável partiram do crescimento das grandes cidades e da consequente impermeabilização urbana, em busca de alternativas de drenagem que devolvessem ao solo sua capacidade de infiltração.

Apesar de a utilização do concreto poroso para pavimentação ainda ser uma novidade no Brasil, esta tecnologia já vem sendo desenvolvida há aproximadamente 70 anos em outros países. Entenda melhor o histórico do concreto permeável, e como este sistema de pavimentação foi se desenvolvendo ao longo dos anos:

Conheça a história do concreto permeável no Mundo

As primeiras experiências com concreto permeável ocorreram na França entre os anos 40 e 5, devido ao crescimento das grandes cidades e à necessidade de se buscar técnicas que possibilitasse devolver ao solo sua capacidade de infiltração. As aplicações iniciais não foram, porém, bem sucedidas, uma vez que as características o betume heterogêneo e de pouca trabalhabilidade utilizado não sustentava as ligações da estrutura.

O crescimento populacional no período pós-guerra e o aumento crescente das superfícies impermeáveis nas cidades fizeram com que, ao final da década de 70, alguns países como os Estados Unidos, a França, a Suécia e o Japão voltaram a se interessar pelo concreto poroso. O material significava, ainda, uma opção mais segura e confortável para os tempos chuvosos, bem como possibilitava a redução do nível de ruídos e a poluição sonora nas grandes cidades.

Em 1978, foi lançado na França pelo “Ministère de l’Equipement” um projeto de pesquisa com o objetivo de desenvolver novas soluções para a redução dos problemas de inundações. O pavimento permeável em concreto destacou-se dentre as soluções estudadas, devido à facilidade que apresenta de integração ao ambiente das cidades.

No final dos anos 80, o concreto permeável passou a ser produzido de forma industrial em alguns países. No final dos anos 1990 e início dos anos 2000,o material se firmou como tecnologia construtiva para contribuir para a drenagem nas grandes cidades, reduzindo o escoamento superficial e, portanto, o risco de enchentes.

Mais sobre o histórico do concreto permeável no Brasil

A utilização do concreto permeável como solução para a pavimentação é recente no Brasil, mas sua utilização vem crescendo ano a ano, já que contribui para que sejam atendidas as legislações municipais relacionadas à infiltração e à permeabilidade dos terrenos. A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) desenvolve, desde 2007, pesquisas com concreto permeável para uso em pavimentação, como solução para os problemas relacionados à impermeabilização dos solos nos grandes centros urbanos.

No ano de 2009, foi desenvolvido pela Universidade de São Paulo um projeto de pesquisa no qual um estacionamento de aproximadamente 1600m² foi pavimentado de um lado com asfalto permeável, de outro com blocos intertravados de concreto poroso, demonstrando a capacidade de absorção destes com relação ao primeiro, e contribuindo para o desenvolvimento da tecnologia de concreto poroso.

Em agosto de 2015, o concreto permeável deu mais um passo a frente como sistema construtivo no país com a publicação da NBR 16416 – Pavimentos permeáveis de concreto – Requisitos e Procedimentos, que estabelece os requisitos mínimos para projeto, especificação, execução e manutenção dos diferentes tipos de pavimentos permeáveis em concreto. A publicação da norma técnica contribui para que seja assegurada a qualidade deste tipo de pavimentação, incentivando o uso desta tecnologia.

Muito utilizado em projetos de áreas públicas como ciclovias, praças, estacionamentos, quadras poliesportivas e áreas de lazer, o concreto permeável vem se firmando ao longo da história como excelente solução para os problemas relacionados à drenagem das grandes cidades. Este sistema apresenta diversas vantagens com relação aos sistemas tradicionais de pavimentação, e requer cuidados especiais quanto à especificação e instalação. Conheça mais sobre os pavimentos permeáveis de concreto, e sobre a Tetracon, empresa especializada em artefatos e estruturas de concreto.

E você, já conhecia a história do concreto permeável? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Alvenaria-Estrutural-Tetracon-1-827x433

Alvenaria estrutural: o que é? Quais são suas vantagens?

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que não conta com vigas e pilares: a própria alvenaria, além de ser elemento de vedação, assume a função de transmitir as cargas da edificação para as fundações.

VER MAIS
assentamento-paver-827x433

Quais as ferramentas corretas para um perfeito assentamento do paver?

O pavimento intertravado de concreto tem se mostrado muito presente no mercado brasileiro, devido aos diversos benefícios que sua utilização proporciona.

VER MAIS
limpeza-e-manutencao-dos-pavimentos-intertravados-big1-827x433

Como fazer a manutenção do piso intertravado

A facilidade de manutenção e limpeza é uma das vantagens da utilização dos pavimentos intertravados. A exposição às condições ambiente e intempéries faz com que o paver acumule uma camada de sujeira ao longo do tempo…

VER MAIS
iluminaca-smart-city-827x433

Pavimento inteligente ilumina a Smart City à noite

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial vive atualmente em centros urbanos, percentual que deve atingir os 70% até o ano de 2030.

VER MAIS