Alvenaria estrutural: o que é? Quais são suas vantagens?

Alvenaria estrutural: o que é? Quais são suas vantagens?

04.01.2016 | por: Tetracon

Blog

Alvenaria estrutural: o que é? Quais são suas vantagens?

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que não conta com vigas e pilares: a própria alvenaria, além de ser elemento de vedação, assume a função de transmitir as cargas da edificação para as fundações. Apesar da evolução tecnológica dos últimos anos, e do crescente espaço que vem ganhando no mercado da construção civil, este sistema não é uma novidade: desde a Antiguidade, a alvenaria foi adotada com função estrutural por povos como os sumérios, os egípcios e os romanos, na construção de templos, muralhas e habitação. O sistema também foi amplamente utilizado durante a Idade Média, perdendo espaço após a Revolução Industrial com a popularização das estruturas metálicas e do concreto como sistema construtivo. Somente na década de 90 a alvenaria voltou a ser adotada como solução estrutural, principalmente em edifícios de até 4 pavimentos.

Atualmente, com a evolução da tecnologia de fabricação dos blocos de concreto, é possível a construção de edificações maiores. O sistema evoluiu de forma extraordinária nas últimas três décadas, e é alternativa eficaz e econômica ao concreto armado, contribuindo para um tempo de obra mais curto e para a racionalização dos recursos no canteiro. Confira as principais vantagens dos sistemas em alvenaria estrutural:

Redução dos custos de obra

A alvenaria estrutural possibilita a redução de até 30% dos custos de obras de edifícios de até 4 pavimentos, e 15% em torres de 20 pavimentos. O sistema racionalizado e industrializado exige planejamento prévio, evitando improvisos e tomadas de decisões no canteiro de obras, contribuindo para obras mais rápidas e com menor geração de resíduos.

Redução do tempo de obra

A utilização de alvenaria também com função estrutural reduz as etapas de estrutura e vedação a uma só, reduzindo o prazo de conclusão destas. Além disso, permite que uma maior facilidade na execução de instalações elétricas e hidráulicas.

Ganhos ambientais

A industrialização das peças de concreto e o planejamento prévio exigido para as construções em alvenaria estrutural fazem com que sejam minimizados os resíduos e desperdícios no canteiro de Brás. Além disso, o sistema quase não utiliza fôrmas e escoras de madeira.

Garantia de qualidade

Os blocos de concreto utilizados para as construções em alvenaria estrutural passam por critérios rigorosos de fabricação, e têm sua qualidade garantida pelo Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Cimento Portland. A normatização das propriedades dos blocos de concreto garante ao sistema confiabilidade no que se refere à resistência e uniformidade.

A principal desvantagem da alvenaria estrutural é o fato de que as paredes estruturais não podem ser simplesmente alteradas. Tal característica ainda funciona como entrave para a aceitação mercadológica do sistema, já que a flexibilidade de alteração das divisórias internas de um imóvel é fator determinando na compra. Além disso, o sistema exige mão de obra especializada para a execução, mais onerosa e nem sempre disponível em quantidade suficiente. Apesar destas questões, o sistema vem se tornando cada vez mais presente no mercado de construção civil, sendo incorporando em projetos públicos e privados, e adotado por construtoras e incorporadoras.

A Tetracon é uma empresa especializada em artefatos e estruturas pré-moldadas em concreto, garantindo aos seus clientes qualidade, excelência na realização de projetos e acompanhamento de obras, e responsabilidade com relação às questões de sustentabilidade. Conheça mais sobre a Tetracon, e entre em contato conosco para mais informações sobre a utilização de alvenaria estrutural em seu projeto.

E você, já conhecia este sistema construtivo? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo