Quais as ferramentas corretas para um perfeito assentamento do paver?

Quais as ferramentas corretas para um perfeito assentamento do paver?

30.05.2017 | por: Tetracon

Blog

Quais as ferramentas corretas para um perfeito assentamento do paver?

O pavimento intertravado de concreto tem se mostrado muito presente no mercado brasileiro, devido aos diversos benefícios que sua utilização proporciona. Dentre eles, merecem destaque o melhor conforto térmico na área e a maior permeabilidade com relação a outros tipos de pavimento, como o asfalto.

Além disso, um dos atrativos do pavimento intertravado é a facilidade de execução e de realização de procedimentos de manutenção. O assentamento dos blocos de concreto é realizado de forma simples e rápida, exigindo para tal uma mão-de-obra capacitada e a utilização de ferramentas corretas. Mas quais são estas ferramentas?

Confira algumas informações sobre o processo de assentamento do pavimento intertravado de concreto e as ferramentas necessárias para este:

Como é realizado o assentamento do pavimento intertravado de concreto?

Para entender as ferramentas necessárias para o assentamento do pavimento intertravado de concreto, é fundamental entender como é realizado este processo. Antes de iniciar o assentamento, é importante estar atento a alguns serviços preliminares importantes, como o tratamento da base e do subleito. Confira o passo-a-passo para a execução do paver:

  1. Camada de areia: os blocos de concreto são assentados sobre uma camada de areia, cuja altura pode variar entre 4,0cm e 8,0cm, dependendo das condições da base.
  2. Alinhamento do pavimento: o alinhamento é fundamental para que as peças do pavimento intertravado fiquem perpendiculares à base, garantindo o travamento dos blocos.
  3. Assentamento dos blocos: o bloquetes são assentados sobre a camada de areia e recebem mais deste material nas juntas.
  4. Compactação: a compactação ou batimento do pavimento deve ser realizada ao final do trabalho de forma a terminar de assentar os blocos sobre o colchão de areia.
  5. Arremate dos cantos: é comum em assentamentos grandes que seja necessário realizar o arremate dos blocos para que estes se encaixem nos cantos.
  6. Limpeza: após o assentamento, o pavimento deve ser varrido de forma a remover o excesso de areia sobre o piso.

Ferramentas necessárias para o assentamento do pavimento intertravado de concreto

Compactação do solo

Para a etapa de regularização e compactação do solo, podem ser utilizados dois tipos de ferramentas: os soquetes manuais, para áreas menores, e as placas-vibratórias ou vibro-compactadores para áreas maiores, de forma a reduzir o tempo de execução.

Alinhamento do pavimento

Para o correto alinhamento do pavimento intertravado é importante que seja utilizada uma régua metálica nivelada. Este instrumento custa cerca de R$12,00 e pode ser utilizado em associação com tubos de material resistente de grandes diâmetros que sirvam como guia para a regularização da camada de areia.

É importante, também, que sejam utilizadas linhas para demarcar o alinhamento das peças, tanto no sentido transversal quanto longitudinal.

Arremates

Para a realização dos arremates, são utilizadas as máquinas de policorte, que substituem a guilhotina e garantem a execução de cortes mais precisos.

Existem dois tipos de máquina de policorte: de pequeno ou grande porte. As máquinas menores, de uso individual, são recomendadas para obras pequenas, onde não são exigidos muitos recortes. As máquinas mais robustas são uma excelente solução para áreas recobrir áreas maiores, onde é necessária a realização de diversos arremates.

Você já conhecia as ferramentas necessárias para o alinhamento do paver? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo