concreto-drenante-provicetown-827x433
16 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Concreto Drenante soluciona problema de contaminação do mar em Provincetown

O pavimento permeável vem ganhando cada vez mais espaço como solução de sustentabilidade para projetos urbanos. Podendo ser utilizado em áreas como pátios, estacionamentos, calçadas, ciclovias e vias de tráfego médio, contribui para a infiltração da água no solo, evitando a ocorrência de enchentes e enxurradas em centros urbanos.

Os pavimentos permeáveis de concreto apresentam como principal característica o fato de apresentarem em sua composição pouco ou até mesmo nenhum uso de agregado miúdo, como a areia.

Assim, a água é capaz de penetrar através deste material, sendo filtrada e atingindo com velocidade reduzida o sistema de captação e o lençol freático.

A cidade de Provincetown, nos EUA, adotou o pavimento permeável como solução e obteve excelentes resultados relacionados às enchentes e à contaminação de suas praias. Você sabia que o concreto drenante vem sendo usado também em Goiânia, no Brasil?

Concreto drenante em Provincetown

A cidade litorânea de Provincetown, no estado americano de Massachusets, nos EUA, recebeu em 2012 o concreto permeável como substituição ao pavimento existente ao longo de 2400m de extensão da sua avenida principal.

O resultado agradou moradores e órgãos públicos já que houve a uma redução drástica da necessidade de fechamento das praias da cidade devido à contaminação bacteriana.

A utilização do pavimento permeável contribui para a penetração da água no solo, filtrando-a e garantindo que atinja o lençol freático com velocidade reduzida.

Com isso, as praias de Provincetown pararam de ser constantemente fechadas para banhistas devido aos problemas relacionados à qualidade da água.

Vantagens do uso do concreto drenante

O sistema de pavimento permeável é constituído por peças de concreto poroso, que apresenta vazios por onde a água da chuva passa.

Os espaços livres estão presentes também em suas camadas inferiores de apoio e drenagem: estas devem ter a capacidade de armazenar água durante um certo período de tempo sem que sua capacidade de suporte seja alterada.

Este sistema oferece diversas vantagens para o planejamento dos centros urbanos, contribuindo para a permeabilidade do solo e evitando a ocorrência de enchentes.

Confira algumas das vantagens do concreto permeável para pavimentação:

  • Versatilidade de usos: mesmo em cidades não litorâneas, o concreto permeável pode ser utilizado como solução para os problemas de drenagem, podendo ser aplicado em diferentes superfícies de projetos públicos e privados, como vias para pedestres e de tráfego leve de veículos, ciclovias, quadras, etc.
  • Filtragem da água: a superfície do concreto permeável atua como filtro para a água das chuvas, impedindo que impurezas e metais pesados atinjam o lençol freático, contaminando-o.
  • Reutilização da água da chuva: através de instalações adequadas, o concreto permeável permite a execução de projetos que reutilizam a água da chuva para atividades como limpeza, rega de plantas, etc.
  • Facilidade de instalação e manutenção: além das vantagens ambientais, o pavimento em concreto permeável é uma excelente solução para obras públicas, apresentando a vantagem de ser instalado rapidamente, permitindo que a área seja aberta para o público algumas horas após a pavimentação. Além disso, a facilidade de substituição dos blocos faz com que os procedimentos de manutenção possam ser realizados de forma localizada e ágil.

Também em Goiânia, o pavimento permeável vem ganhando espaço, principalmente em obras públicas de pavimentação, contribuindo para a redução da porcentagem de solo impermeabilizado e para a redução dos riscos de enchentes na cidade.

Você já conhecia as vantagens do concreto permeável? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Tetracon-Concreto-Verde-827x433

Conheça o concreto verde

Com o crescimento da densidade de edifícios nos grandes centros urbanos, hoje podemos dizer que o número de jardins também está em ascensão – literalmente.

VER MAIS
paver-16-faces-827x433

Como instalar o paver com 16 faces?

O pavimento intertravado de concreto vem crescendo no mercado como uma alternativa ao asfalto para a pavimentação de áreas externas como calçadas, praças, pátios de estacionamento e até mesmo ruas.

VER MAIS
Artefatos-de-Concreto-Tetracon-827x433

O que são artefatos de concreto?

Os termos “artefatos de cimento” e “artefatos de concreto” são muito comuns na indústria da construção civil e definem, de forma geral, peças de diferentes tamanhos, constituídas ou de argamassa (cimento, areia e água) ou de concreto (areia, pedra e água)…

VER MAIS
qualidade-do-concreto-827x433

Saiba o que considerar na compra de concreto para obras edilícias

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil brasileira e exige no momento de sua compra atenção com relação a diversos fatores, de forma a garantir o desempenho das estruturas prediais.

VER MAIS