olimpiadas-827x433
16 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Uso de piso drenante nos estádios das Olimpíadas

Ao se candidatar para sediar os Jogos Olímpicos, tanto de inverno quanto de verão, as cidades devem apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) os princípios ambientais e de desenvolvimento sustentável que orientam o seu projeto.

Estes dados constam na submissão da documentação exigida e são avaliados por uma equipe composta por assessores ambientais do comitê.

A sustentabilidade foi, assim, aspecto fundamental do planejamento dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, com projetos de estádios e instalações voltados para o uso racional dos materiais, a economia de energia e de recursos monetários relacionados à sua construção e manutenção.

Neste contexto, o pavimento drenante surgiu como excelente solução para as áreas externas do Parque Olímpico e dos estádios. Vale lembrar que o piso drenante é utilizado também em obras em Goiânia. Confira:

Piso drenante no Parque Olímpico

A área do Parque Olímpico, localizada na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro, tinha como ideia principal aproveitar a estrutura já existente desde os Jogos Panamericanos de 2007 e construir as demais arenas e espaços necessários de forma racional, evitando os “elefantes brancos” e deixando estes espaços como legados para a cidade.

Neste contexto, o piso drenante foi utilizado como material para o calçamento da área, contribuindo para evitar possíveis inundações decorrentes de chuvas fortes e reduzir o efeito “ilha de calor” nos dias mais quentes.

Os pavimentos permeáveis podem reduzir em até 7ºC a temperatura dos ambientes onde são instalados porque apresentam cores claras que reduzem a absorção do calor em sua superfície.

Além disso, a solução foi adotada como forma de garantir a acessibilidade e a segurança no Parque Olímpico, já que são antiderrapantes e adequados ao acesso de cadeirantes.

Estádios Olímpicos também tiveram piso drenante

Também no entorno dos estádios e arenas, o piso drenante foi adotado como solução de pavimentação, evitando poças e contribuindo para o direcionamento direto da água à rede pública.

No Centro Olímpico de Tênis, por exemplo, o projeto arquitetônico adotou um sistema modular, com ênfase na arquitetura bioclimática, de forma a reduzir o consumo de energia do edifício e garantir o conforto dos usuários em suas dependências.

As áreas externas do centro foram pavimentadas com piso drenante, contribuindo para o escoamento da água em seu entorno e garantindo maior permeabilidade ao solo.

Empreendimentos como arenas esportivas e estádios demandam uma grande quantidade de insumos, energia e recursos monetários, envolvendo fatores como coberturas, envoltórias, gramados, mobiliário, climatização, automatização predial, iluminação, etc.

A busca pelo conforto e por soluções sustentáveis se dá, assim, não somente no sentido de atender as especificações do Comitê Olímpico Internacional, mas também de reduzir custos e garantir projetos eficientes e ambientalmente corretos.

Neste sentido, o pavimento permeável ganhou espaço nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como solução para os pisos do Parque Olímpico e do entorno de arenas e estádios, evitando a impermeabilização do solo, reduzindo as temperaturas nestes locais e contribuindo para o escoamento da água das chuvas, garantindo uma superfície segura e acessível para os usuários.

Você já conhecia os usos do piso drenante nos espaços das Olimpíadas do Rio de Janeiro? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Alvenaria-Estrutural-Tetracon-1-827x433

Alvenaria estrutural: o que é? Quais são suas vantagens?

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que não conta com vigas e pilares: a própria alvenaria, além de ser elemento de vedação, assume a função de transmitir as cargas da edificação para as fundações.

VER MAIS
assentamento-paver-827x433

Quais as ferramentas corretas para um perfeito assentamento do paver?

O pavimento intertravado de concreto tem se mostrado muito presente no mercado brasileiro, devido aos diversos benefícios que sua utilização proporciona.

VER MAIS
limpeza-e-manutencao-dos-pavimentos-intertravados-big1-827x433

Como fazer a manutenção do piso intertravado

A facilidade de manutenção e limpeza é uma das vantagens da utilização dos pavimentos intertravados. A exposição às condições ambiente e intempéries faz com que o paver acumule uma camada de sujeira ao longo do tempo…

VER MAIS
iluminaca-smart-city-827x433

Pavimento inteligente ilumina a Smart City à noite

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial vive atualmente em centros urbanos, percentual que deve atingir os 70% até o ano de 2030.

VER MAIS