Os pisos intertravados de concreto são uma excelente solução para a pavimentação de áreas externas como calçadas, ciclovias, vias públicas e de condomínios, e pátios de estacionamento, contribuindo não somente para a realização de obras mais rápidas e econômicas, mas também para a permeabilidade do solo no local.
Assentados sobre um colchão de areia e brita, os pavers chegam a permitir 100% de absortividade em relação ao índice pluviométrico local, contribuindo para evitar enchentes e enxurradas e configurando uma solução sustentável para projetos de áreas livres.
A utilização dos pisos intertravados de concreto é regida por normas técnicas que determinam não somente a qualidade das peças utilizadas, mas a execução da pavimentação, garantindo a durabilidade do sistema. Conheça mais sobre este tipo de pavimentação e os requisitos normativos a serem atendidos em sua compra.
A ABNT NBR 9.871/2012 – Peças de concreto para pavimentação – Especificação e métodos de ensaio determina os requisitos a serem atendidos pelas peças que compõe os pavimentos intertravados de concreto, bem como os ensaios de laboratório a serem realizados para atingi-los.
No momento da escolha das peças, é importante que o comprador esteja atento a estes requisitos, de forma a garantir a qualidade destas, e a durabilidade do pavimento instalado.
Os pavers são oferecidos no mercado com espessuras de 6cm, 8cm e 10cm, a serem escolhidas conforme o uso pretendido. Áreas com tráfego de pedestres e veículos leves devem apresentar peças com resistência mínima de 35MPa, enquanto áreas com tráfego de veículos pesados, necessitam de peças com 50MPa de resistência. As peças são oferecidas em diferentes tamanhos, mas devem atender à dimensão mínima de 10cm e máxima de 25cm.
O Selo ABCP da Associação Brasileira de Cimento Portland é um excelente parâmetro para a compra de peças para pavimento intertravado, garantindo o atendimento à NBR 9.871/2012, e assegurando ao consumidor a qualidade dos pisos.
Com relação à resistência das peças, é importante, ainda, que o comprador esteja atento à idade de referência para seu controle, de 28 dias. As peças costumam ser entregue pelos fornecedores de quatro a cinco dias após sua produção, de forma que deve ser verificada curva de crescimento da resistência, para que as peças sejam aplicadas somente ao atingir no mínimo 80% do valor final.
A ABNT 15.593/2011 determina os requisitos necessários a serem atendidos na execução do pavimento intertravado de concreto. De fácil instalação, este tipo de pavimentação dispensa contrapiso de concreto e argamassa de assentamento rejunte, garantindo agilidade e economia de recursos na obra.
Deve, porém, ser instalado de acordo com projeto específico, desenvolvido com base no tráfego esperado para o local e nas características pluviométricas da região.
Os pavers são assentados sobre um colchão de areia de 2cm a 4cm e brita, de acordo com o tipo de solicitação que deve receber, com sub-base compactadas. Os materiais utilizados na camada de base, assentamento e rejuntamento não devem conter material fino em sua composição, garantindo a permeabilidade do sistema.
Primeiramente é importante buscar por fornecedores certificados, que atendam às normas técnicas. Caso contrário, é importante que o comprador verifique o atendimento aos requisitos normativos através de ensaios realizados por laboratórios creditados pelo Inmetro.
Algumas medidas de teste também podem ser realizadas no próprio canteiro de obras, como a verificação do som produzido pelas peças: quando bem compactadas estas produzem sons estridentes ao se chocarem uma com a outra, enquanto as peças porosas produzem sons suaves.
E você, já conhecia estas normas técnicas? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
Com o crescimento da densidade de edifícios nos grandes centros urbanos, hoje podemos dizer que o número de jardins também está em ascensão – literalmente.
VER MAISO pavimento intertravado de concreto vem crescendo no mercado como uma alternativa ao asfalto para a pavimentação de áreas externas como calçadas, praças, pátios de estacionamento e até mesmo ruas.
VER MAISOs termos “artefatos de cimento” e “artefatos de concreto” são muito comuns na indústria da construção civil e definem, de forma geral, peças de diferentes tamanhos, constituídas ou de argamassa (cimento, areia e água) ou de concreto (areia, pedra e água)…
VER MAISAo se candidatar para sediar os Jogos Olímpicos, tanto de inverno quanto de verão, as cidades devem apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) os princípios ambientais e de desenvolvimento sustentável que orientam o seu projeto.
VER MAIS