historia-do-cimento-827x433
16 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

A história do cimento

O cimento é um dos materiais mais importantes para a construção civil e amplamente utilizado em diversas fases de obras de diferentes portes. Consiste em um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação da água.

O desenvolvimento desta mistura ao longo do tempo e o aprimoramento de técnicas e fornos permitiram abrir caminho para novas conquistas na construção civil, possibilitando a criação de novas formas e dimensões e obras arquitetônicas cada vez mais ousadas.

O cimento Portland, mais utilizado nos dias de hoje, foi criado nos anos 20, na Inglaterra, mas supõe-se que o material já tinha sido notado pelo homem pré-histórico, que ao colocar pedras nas proximidades das fogueiras, percebia que estas soltavam um pó que endurecia depois, com a umidade do sereno durante a noite. Conheça mais sobre a história dos artefatos de cimento:

O cimento na Antiguidade

A arquitetura monumental do Antigo Egito já se utilizava de uma liga de gesso calcinado que é, de certa forma, a origem do cimento. As pirâmides do Egito são, assim, uma das mais antigas evidências do uso deste material pelo homem.

O desenvolvimento deste material tem como base a necessidade do homem em romper as barreiras impostas pelas construções de barro e pedra.

Também os gregos e os romanos fizeram uso de materiais semelhantes ao cimento: monumentos como o Panteão e o Coliseu, em Roma, apresentam em sua construção um tipo de cimento mais sofisticado, composto por uma mistura de areia, calcário calcinado, cinzas vulcânicas e pedaços de telha.

As informações que gregos e romanos possuíam sobre a resistência desta argamassa eram mínimas e sua fórmula, um segredo tão importante, acabou por desaparecer com a desarticulação destes povos.

Desenvolvimento do cimento

Durante a Idade Média não foram dados muitos passos no desenvolvimento da tecnologia deste material e sua qualidade era ainda pior do que a dos povos antigos, de forma que sua fórmula teve que praticamente ser recriada.

Assim, somente no século XVIII, o material voltou a ganhar novas características. Em 1758, o inglês John Smeaton foi incumbido de desenvolver um cimento que fosse capaz de resistir à ação erosiva da água do mar.

Ele empregou uma cinza vulcânica proveniente da Itália, conhecida como pozolana. Esta mistura foi utilizada para a construção do Farol de Eddystone, na Inglaterra e já apresentava excelente qualidade.

Em 1976, James Parker desenvolveu um novo tipo de cimento, obtido a partir da calcinação de nódulos de calcário impuro, contendo argilo. Conhecido como cimento Parker ou cimento romano, foi testado de diferentes formas e aprovado para as obras de construção civil.

O cimento Portland

O cimento Portland é o tipo mais utilizado na construção civil nos dias de hoje. Foi desenvolvido em 1824 pelo inglês Joseph Aspdin e recebeu este nome como referência às rochas da ilha britânica de Porltland.

A grande inovação trazida por Aspdin na produção do cimento foi a utilização de temperaturas elevadíssimas no forno, que garantiam maior qualidade ao produto.

Nos dias de hoje, o cimento Portland apresenta grande versatilidade de aplicações e produção rigorosamente controlada, seguindo princípios pré-estabelecidos de forma a garantir sua qualidade.

O cimento no Brasil

A primeira fábrica de cimento Portland no Brasil data de 1926 e recebeu o nome de Cia Brasileira de Cimento Portland. Atualmente, o país se encontra entre os oito maiores produtores do mundo, com uma das tecnologias mais avançadas para a produção do cimento.

Com o passar do tempo, as propriedades deste material vêm evoluindo com o emprego de aditivos que potencializam as características desejadas.

Você já conhecia a história do cimento e sua importância para a construção civil nas diversas fases da humanidade? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Tetracon-Concreto-Verde-827x433

Conheça o concreto verde

Com o crescimento da densidade de edifícios nos grandes centros urbanos, hoje podemos dizer que o número de jardins também está em ascensão – literalmente.

VER MAIS
paver-16-faces-827x433

Como instalar o paver com 16 faces?

O pavimento intertravado de concreto vem crescendo no mercado como uma alternativa ao asfalto para a pavimentação de áreas externas como calçadas, praças, pátios de estacionamento e até mesmo ruas.

VER MAIS
Artefatos-de-Concreto-Tetracon-827x433

O que são artefatos de concreto?

Os termos “artefatos de cimento” e “artefatos de concreto” são muito comuns na indústria da construção civil e definem, de forma geral, peças de diferentes tamanhos, constituídas ou de argamassa (cimento, areia e água) ou de concreto (areia, pedra e água)…

VER MAIS
olimpiadas-827x433

Uso de piso drenante nos estádios das Olimpíadas

Ao se candidatar para sediar os Jogos Olímpicos, tanto de inverno quanto de verão, as cidades devem apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) os princípios ambientais e de desenvolvimento sustentável que orientam o seu projeto.

VER MAIS