O pavimento intertravado de concreto conquistou popularidade nas últimas décadas e emergiu em diversos países como uma alternativa prática, versátil e econômica, quando comparada a outros tipos de pavimentação.
Também, o crescimento da preocupação ambiental e da importância das questões de sustentabilidade no mercado da construção civil contribuíram para o desenvolvimento desse tipo de pavimentação.
O pavimento intertravado contribui para a realização de obras mais limpas e racionais, além favorecer a permeabilidade no local onde é instalado, permitindo a drenagem de águas pluviais.
As vantagens da pavimentação com blocos intertravados de concreto garantem a esse material cada vez mais espaço no setor da construção civil.
Apesar do crescimento de sua utilização nas últimas décadas, a utilização de pavimentos intertravados remonta à época do Império Romano.
Confira mais sobre a história do pavimento intertravado e seu desenvolvimento nas últimas décadas. Acompanhe o post de hoje!
O pavimento intertravado vem sendo utilizado pela humanidade há milhares de anos. Durante o Império Romano, utilizou-se um conceito semelhante para a pavimentação de vias.
As pedras brutas deram origem aos primeiros pavimentos desse tipo, com estrutura irregular, que dificultava a passagem de pedestres e, principalmente, o tráfego de veículos de tração animal.
De forma a facilitar o passeio e tornar mais transitáveis as vias movimentadas, os romanos passaram, assim, a se utilizar de pedras talhadas manualmente, moldadas para que houvesse melhor ajuste entre elas.
Um dos exemplos mais notáveis das vias romanas pavimentadas por meio do intertravamento de peças é a Via Ápia, que ligava a cidade de Roma ao Sul da Itália. Existente até os dias de hoje, a Via Ápia tem a maior parte de sua extensão pavimentada com peças assentadas em forma octogonal.
O concreto foi utilizado como material para a produção de peças pré-moldadas somente no final do século XIX, com algumas patentes sendo registradas na Europa antes mesmo da Primeira Guerra Mundial.
O desenvolvimento da utilização desse material se deu, porém, somente após a Segunda Guerra, principalmente em países como a Alemanha e a Holanda, que passavam por um momento de reconstrução.
Nesse contexto, o pavimento intertravado oferecia como vantagens:
Inicialmente semelhantes a um tijolo, as peças foram aprimoradas na década de 1950 com o surgimento de novos modelos e formatos que possibilitaram o desenvolvimento de projetos de paginação cada vez mais ousados e criativos.
Na década de 1960, o pavimento intertravado já se encontrava consolidado na maioria dos países europeus e, ao final dos anos 70, sua utilização também cresceu em países como os Estados Unidos e o Japão.
O pavimento intertravado de concreto chegou ao Brasil também na década de 70 e passou por diversos avanços ao longo das últimas décadas, consolidando-se atualmente no setor da construção como solução de excelente desempenho, estética versátil e agradável e baixos custos.
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