Ciclovia-Holanda-Tetracon-827x433
16 • MARçO • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

Na Holanda, ciclovia produz energia a partir de luz solar

Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.

Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida, a bicicleta é um meio de transporte limpo, eficiente e que ainda gera economia

O destaque fica por conta da Holanda, que aprimora constantemente a infraestrutura para esse tipo de meio de transporte. O país é conhecido por práticas interessantes a exemplo do aluguel de bicicletas que podem ser deixadas em estações específicas, entre outros projetos interessantes. Conheça um deles.

Krommenie e sua construção sustentável

A cidade de Krommenie, a 25 km da capital Amsterdã, já possui uma ciclovia que gera energia elétrica proveniente da luz solar. Em sua construção foram empregadas placas de concreto compostas de células fotovoltaicas cobertas por vidro temperado.

O “Sola Road”, como foi batizado o projeto é capaz de produzir energia suficiente para iluminação pública, para o funcionamento de semáforos e até a recarga de carros elétricos. O que torna os veículos movidos a eletricidade realmente sustentáveis, quando se utiliza a energia produzida pela fonte solar.

Um protótipo já havia sido apresentado em 2010 e em 2014 começaram os testes com a inauguração de parte da ciclovia. Foram abertos 70 metros que são capazes de gerar energia suficiente para até três casas.

Em 2015, os desenvolvedores informaram que a energia gerada superou as suas expectativas de produção de energia. Para se ter uma ideia, em seis meses, a ciclovia gerou mais de 3 mil kWh, o que é suficiente para fornecer energia para uma residência com um morador por até um ano. Até o fim do ano, toda a construção sustentável que tem ao todo 100 metros, estarão abertos.

Custo do projeto

A tecnologia foi desenvolvida por um consórcio constituído pela TNO (Netherlands Organisation for Applied Scientific Research), a Imtech e Ooms Civiel, com o aporte de € 1,5 milhões da província (condado) Norte da Holanda.

O custo total do projeto piloto foi de € 3,5 milhões. O custo ainda é alto se levado em consideração ao orçamento de uma ciclovia comum, podendo ser até três vezes maior, entretanto, as vantagens compensam os gastos.

O Sola Road ainda está entre os 10 finalistas do prêmio GreenTec Award 2016, na categoria Urbanização. O concurso premia as ideias mais inovadoras na área da sustentabilidade.

Ainda não há informações se o projeto irá se estender para outras cidades da Holanda ou do mundo. Resta esperar se outras nações, inclusive o Brasil, possam adotar a ideia.

Gostou do artigo e gostaria de sugerir algo para o blog? Não deixe de comentar caso também tenha alguma dúvida.

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
moveis-de-bloco-de-cimento-827x433

Blocos de concreto: criatividade e economia na decoração

Apesar de vistos com certo preconceito por muitas pessoas, os blocos de concreto vêm conquistando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

VER MAIS
Tetracon-Ecotelha-827x433

Pesquisadores criam ecotelha composta por juta e malva

Já faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser assunto para poucos e se tornou preocupação de muitos, mas ainda há um logo caminho a ser trilhado no sentido de produzir cada vez mais produtos ecológicos.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS