Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.
Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida, a bicicleta é um meio de transporte limpo, eficiente e que ainda gera economia
O destaque fica por conta da Holanda, que aprimora constantemente a infraestrutura para esse tipo de meio de transporte. O país é conhecido por práticas interessantes a exemplo do aluguel de bicicletas que podem ser deixadas em estações específicas, entre outros projetos interessantes. Conheça um deles.
A cidade de Krommenie, a 25 km da capital Amsterdã, já possui uma ciclovia que gera energia elétrica proveniente da luz solar. Em sua construção foram empregadas placas de concreto compostas de células fotovoltaicas cobertas por vidro temperado.
O “Sola Road”, como foi batizado o projeto é capaz de produzir energia suficiente para iluminação pública, para o funcionamento de semáforos e até a recarga de carros elétricos. O que torna os veículos movidos a eletricidade realmente sustentáveis, quando se utiliza a energia produzida pela fonte solar.
Um protótipo já havia sido apresentado em 2010 e em 2014 começaram os testes com a inauguração de parte da ciclovia. Foram abertos 70 metros que são capazes de gerar energia suficiente para até três casas.
Em 2015, os desenvolvedores informaram que a energia gerada superou as suas expectativas de produção de energia. Para se ter uma ideia, em seis meses, a ciclovia gerou mais de 3 mil kWh, o que é suficiente para fornecer energia para uma residência com um morador por até um ano. Até o fim do ano, toda a construção sustentável que tem ao todo 100 metros, estarão abertos.
A tecnologia foi desenvolvida por um consórcio constituído pela TNO (Netherlands Organisation for Applied Scientific Research), a Imtech e Ooms Civiel, com o aporte de € 1,5 milhões da província (condado) Norte da Holanda.
O custo total do projeto piloto foi de € 3,5 milhões. O custo ainda é alto se levado em consideração ao orçamento de uma ciclovia comum, podendo ser até três vezes maior, entretanto, as vantagens compensam os gastos.
O Sola Road ainda está entre os 10 finalistas do prêmio GreenTec Award 2016, na categoria Urbanização. O concurso premia as ideias mais inovadoras na área da sustentabilidade.
Ainda não há informações se o projeto irá se estender para outras cidades da Holanda ou do mundo. Resta esperar se outras nações, inclusive o Brasil, possam adotar a ideia.
Gostou do artigo e gostaria de sugerir algo para o blog? Não deixe de comentar caso também tenha alguma dúvida.
Usado para obras viárias, calçadas, passeios, praças, pisos industriais e até mesmo pátios de aeroportos, o piso intertravado é um moderno substituto dos paralelepípedos.
VER MAISOs pavimentos intertravados de concreto têm origem nos revestimentos em pedra, muito utilizados em Roma e na Mesopotâmia. Composto por pedras de concreto assentados sobre uma camada de areia…
VER MAISO Brasil ainda é um dos recordistas em desperdício da construção civil, um erro que a maioria dos países desenvolvidos está conseguindo erradicar.
VER MAISO pavimento permeável vem ganhando cada vez mais espaço como solução de sustentabilidade para projetos urbanos. Podendo ser utilizado em áreas como pátios, estacionamentos, calçadas, ciclovias e vias de tráfego médio…
VER MAIS