Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.
Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida, a bicicleta é um meio de transporte limpo, eficiente e que ainda gera economia
O destaque fica por conta da Holanda, que aprimora constantemente a infraestrutura para esse tipo de meio de transporte. O país é conhecido por práticas interessantes a exemplo do aluguel de bicicletas que podem ser deixadas em estações específicas, entre outros projetos interessantes. Conheça um deles.
A cidade de Krommenie, a 25 km da capital Amsterdã, já possui uma ciclovia que gera energia elétrica proveniente da luz solar. Em sua construção foram empregadas placas de concreto compostas de células fotovoltaicas cobertas por vidro temperado.
O “Sola Road”, como foi batizado o projeto é capaz de produzir energia suficiente para iluminação pública, para o funcionamento de semáforos e até a recarga de carros elétricos. O que torna os veículos movidos a eletricidade realmente sustentáveis, quando se utiliza a energia produzida pela fonte solar.
Um protótipo já havia sido apresentado em 2010 e em 2014 começaram os testes com a inauguração de parte da ciclovia. Foram abertos 70 metros que são capazes de gerar energia suficiente para até três casas.
Em 2015, os desenvolvedores informaram que a energia gerada superou as suas expectativas de produção de energia. Para se ter uma ideia, em seis meses, a ciclovia gerou mais de 3 mil kWh, o que é suficiente para fornecer energia para uma residência com um morador por até um ano. Até o fim do ano, toda a construção sustentável que tem ao todo 100 metros, estarão abertos.
A tecnologia foi desenvolvida por um consórcio constituído pela TNO (Netherlands Organisation for Applied Scientific Research), a Imtech e Ooms Civiel, com o aporte de € 1,5 milhões da província (condado) Norte da Holanda.
O custo total do projeto piloto foi de € 3,5 milhões. O custo ainda é alto se levado em consideração ao orçamento de uma ciclovia comum, podendo ser até três vezes maior, entretanto, as vantagens compensam os gastos.
O Sola Road ainda está entre os 10 finalistas do prêmio GreenTec Award 2016, na categoria Urbanização. O concurso premia as ideias mais inovadoras na área da sustentabilidade.
Ainda não há informações se o projeto irá se estender para outras cidades da Holanda ou do mundo. Resta esperar se outras nações, inclusive o Brasil, possam adotar a ideia.
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