paver-regeito-de-barragem-827x433
20 • JUNHO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

O que são e por que utilizar pavers de rejeito de barragem de minério de ferro

Com origens que remontam às cidades da Antiguidade, os pavimentos intertravados vêm se desenvolvendo paralelamente à indústria da construção civil, visando soluções que contribuam para a realização de obras mais rápidas, econômicas e ecologicamente corretas.

Simultaneamente ao desenvolvimento tecnológico do paver, cresceu no mundo todo a preocupação com os problemas socioambientais decorrentes do crescente volume de resíduos produzidos pelas atividades de mineração.

A utilização de rejeitos de barragem de minério de ferro para a fabricação de bloquetes de concreto vem, assim, surgindo como solução econômica e sustentável para a pavimentação de áreas externas, como praças, parques e calçadas, bem como no setor rodoviário.

Entenda como são produzidos os pavers de rejeito de barragem de minério de ferro e quais são suas vantagens:

Utilização de rejeito de barragem de minério de ferro na construção civil

A mineração de ferro tem grande importância para a economia brasileira. Seus resíduos originam, porém, graves problemas sociais e ambientais, necessitando um gerenciamento oneroso e complexo para as empresas.

Os significativos volumes de resíduos gerados pelos processos de beneficiamento são comumente dispostos de forma direta sobre a superfície do terreno, dando origem às barragens de rejeitos que, além de impactar diretamente o ecossistema da área, causam insegurança às suas populações.

O Núcleo de Geotecnia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vêm desenvolvendo pesquisas com o objetivo de avaliar a viabilidade da utilização dos rejeitos de barragens de minério de ferro para a produção de materiais para a indústria da construção civil.

Por que utilizar pavers de rejeito de barragem de minério de ferro?

Sustentabilidade

A utilização do rejeito de minério de ferro em conjunto com a escória de aciaria, resultante também das atividades siderúrgicas, contribui para reduzir o consumo da matéria prima convencional utilizada para a fabricação do concreto, além de promover um destino para o rejeito do minério de ferro.

Os pavers de rejeito de barragem contribuem, assim, para mitigar os riscos e impactos socioambientais não somente da indústria da construção civil, como também da atividade mineradora.

Permeabilidade de áreas pavimentadas

O aumento da permeabilidade é uma das principais vantagens do pavimento intertravado de concreto. O paver permite a infiltração das águas da chuva em áreas pavimentadas, contribuindo para reduzir a ocorrência de enchentes e enxurradas em áreas urbanas.

Obras mais rápidas e econômicas

Além das vantagens apresentadas com relação às questões de sustentabilidade, o pavimento intertravado permite a realização de obras mais rápidas e econômicas em comparação a outros tipos de pavimentação, como o asfalto.

Os bloquetes são assentados sobre uma camada de areia em um processo simples e ágil, permitindo a liberação da área para o tráfego logo após o assentamento.

Durabilidade e manutenção

O pavimento intertravado de concreto é mais durável e exige a realização de menos procedimentos de manutenção que o asfalto, comumente utilizado para a pavimentação de vias.

Esse material pode significar, assim, uma excelente solução para os problemas do setor rodoviário brasileiro, marcado pela utilização de técnicas e materiais inadequados e pela ausência de procedimentos rotineiros de manutenção às estruturas.

Você já conhecia o paver produzido a partir de rejeitos de minério de ferro? O que achou dessa solução? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Poroso-Tetracon-827x433

Saiba mais sobre a NBR 16416 para pavimentos permeáveis de concreto

Publicada no início de agosto deste ano, os requisitos e procedimentos da NBR 16416 para pavimentos permeáveis de concreto estabelece os requisitos mínimos para o projeto, a especificação, a execução e a manutenção dos diferentes tipos de pavimentos permeáveis de concreto.

VER MAIS
moveis-de-bloco-de-cimento-827x433

Blocos de concreto: criatividade e economia na decoração

Apesar de vistos com certo preconceito por muitas pessoas, os blocos de concreto vêm conquistando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

VER MAIS
Tetracon-eólica-827x433

Dinamarca produz a partir do vento 140% de sua demanda por energia elétrica

A energia eólica vem crescendo cada vez mais em diversas partes do mundo como fonte alternativa e sustentável para a geração de eletricidade.

VER MAIS
pavimentacao-827x433

Entenda o que significa pavimentação

Que o pavimento intertravado tem inúmeras vantagens em relação aos demais pavimentos, você já sabe. Mas, afinal, o que é um pavimento? O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura.

VER MAIS