Com origens que remontam às cidades da Antiguidade, os pavimentos intertravados vêm se desenvolvendo paralelamente à indústria da construção civil, visando soluções que contribuam para a realização de obras mais rápidas, econômicas e ecologicamente corretas.
Simultaneamente ao desenvolvimento tecnológico do paver, cresceu no mundo todo a preocupação com os problemas socioambientais decorrentes do crescente volume de resíduos produzidos pelas atividades de mineração.
A utilização de rejeitos de barragem de minério de ferro para a fabricação de bloquetes de concreto vem, assim, surgindo como solução econômica e sustentável para a pavimentação de áreas externas, como praças, parques e calçadas, bem como no setor rodoviário.
Entenda como são produzidos os pavers de rejeito de barragem de minério de ferro e quais são suas vantagens:
A mineração de ferro tem grande importância para a economia brasileira. Seus resíduos originam, porém, graves problemas sociais e ambientais, necessitando um gerenciamento oneroso e complexo para as empresas.
Os significativos volumes de resíduos gerados pelos processos de beneficiamento são comumente dispostos de forma direta sobre a superfície do terreno, dando origem às barragens de rejeitos que, além de impactar diretamente o ecossistema da área, causam insegurança às suas populações.
O Núcleo de Geotecnia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vêm desenvolvendo pesquisas com o objetivo de avaliar a viabilidade da utilização dos rejeitos de barragens de minério de ferro para a produção de materiais para a indústria da construção civil.
A utilização do rejeito de minério de ferro em conjunto com a escória de aciaria, resultante também das atividades siderúrgicas, contribui para reduzir o consumo da matéria prima convencional utilizada para a fabricação do concreto, além de promover um destino para o rejeito do minério de ferro.
Os pavers de rejeito de barragem contribuem, assim, para mitigar os riscos e impactos socioambientais não somente da indústria da construção civil, como também da atividade mineradora.
O aumento da permeabilidade é uma das principais vantagens do pavimento intertravado de concreto. O paver permite a infiltração das águas da chuva em áreas pavimentadas, contribuindo para reduzir a ocorrência de enchentes e enxurradas em áreas urbanas.
Além das vantagens apresentadas com relação às questões de sustentabilidade, o pavimento intertravado permite a realização de obras mais rápidas e econômicas em comparação a outros tipos de pavimentação, como o asfalto.
Os bloquetes são assentados sobre uma camada de areia em um processo simples e ágil, permitindo a liberação da área para o tráfego logo após o assentamento.
O pavimento intertravado de concreto é mais durável e exige a realização de menos procedimentos de manutenção que o asfalto, comumente utilizado para a pavimentação de vias.
Esse material pode significar, assim, uma excelente solução para os problemas do setor rodoviário brasileiro, marcado pela utilização de técnicas e materiais inadequados e pela ausência de procedimentos rotineiros de manutenção às estruturas.
Você já conhecia o paver produzido a partir de rejeitos de minério de ferro? O que achou dessa solução? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!
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