O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido como isopor é um material que pode ser utilizado na construção civil e apresenta benefícios muito interessantes, principalmente por estarem ligados ao reaproveitamento de materiais, o que o torna um aliado do meio ambiente.
Veja abaixo alguns dos motivos pelos quais podemos considerar o poliestireno como um importante elemento de uma construção mais sustentável.
O isopor é 100% reaproveitável desde que seja encaminhado para centros de reciclagem. Uma maquina de reciclagem de isopor pode reciclar cerca de 300 toneladas por mês, quantidade que poderia salvar cerca de 5 mil árvores.
O material reciclado serve como insumo para concreto e solado de calçados, e esses são apenas alguns de seus usos.
É de suma importância que o isopor não seja misturado a outros materiais tais quais vidros, papéis, e metais, uma vez descartado ao solo ele permanece na natureza e não se degrada por ser basicamente um plástico.
O isopor pode ser utilizado na construção para fazer sancas, molduras de quadros, e rodapés, também garante conforto térmico e consequentemente econômica de energia, Outros usos comuns são para proteger materiais e eletrodomésticos. Por ser um material leve pode ser transportado sem muitos problemas.
Ainda é relativamente recente o conhecimento sobre materiais e meio ambiente, a verdade é que muitas pessoas ficam confusas com o destino de baterias, equipamentos elétricos, e também de materiais como o isopor, que até então era confundido com materiais descartáveis. Abaixo encontram-se as principais características do Isopor, e o motivo de ser considerado um grande aliado da causa ambiental e da reciclagem.
1- Não é tóxico
2- Não sofre mutações.
3- Não causa danos à camada de ozônio.
4- A sua fabricação não gera gases que fazem mal a saúde.
5- Não colabora com o efeito estufa (não gera gás metano).
6- Não contamina o solo, nem polui as águas.
7- Fungos e bactérias não conseguem se proliferar no EPS.
8- É 100% reciclável.
9- Não gera dejetos sólidos durante a sua fabricação.
10- A sua reciclagem consome pouca água.
O EPS pode ser reciclado de três maneiras: Reciclagem mecânica- que o transforma em matéria prima para a produção de novos produtos; reciclagem energética que utiliza o EPS para recuperação de energia, e ao ser queimado em usinas térmicas se transforma em gás carbônico e água, por isso não causa maiores prejuízos; Por fim temos a reciclagem química que o reutiliza para a formação de óleos e gases.
Já deu para perceber, de acordo com os argumentos desenvolvidos durante o texto que as características do EPS o tornam um material que está conquistando cada vez mais espaço no cenário atual, empresas e pessoas estão desenvolvendo a consciência de que o conforto e qualidade de matérias primas podem estar aliados à sustentabilidade.
Gostou do assunto? Que tal navegar pelo blog e conferir mais matérias com diversos temas interessantes? Também deixe um comentário e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.
A escassez de água é uma das principais questões a serem solucionadas no século XXI. Isso porque, segundo pesquisas realizadas pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 1,2 bilhões de pessoas vivem em áreas de escassez, e outras outros 500 milhões estão chegando a esta situação. E como a escassez de água é um […]
VER MAISAs empresas da construção civil de hoje em dia tem trabalhado constantemente e investido bastante tempo e recursos para atender as exigências do seu público que são cada vez maiores.
VER MAISA figura de liderança é fundamental para o empenho, a motivação, a produtividade e o comprometimento dos colaboradores de uma organização.
VER MAISA reutilização de materiais e as técnicas de DIY (do inglês “Do It Yourself” ou “Faça você mesmo”) vêm ganhando cada vez mais espaço, trazendo para projetos de decoração e paisagismo elementos inusitados.
VER MAIS