O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido como isopor é um material que pode ser utilizado na construção civil e apresenta benefícios muito interessantes, principalmente por estarem ligados ao reaproveitamento de materiais, o que o torna um aliado do meio ambiente.
Veja abaixo alguns dos motivos pelos quais podemos considerar o poliestireno como um importante elemento de uma construção mais sustentável.
O isopor é 100% reaproveitável desde que seja encaminhado para centros de reciclagem. Uma maquina de reciclagem de isopor pode reciclar cerca de 300 toneladas por mês, quantidade que poderia salvar cerca de 5 mil árvores.
O material reciclado serve como insumo para concreto e solado de calçados, e esses são apenas alguns de seus usos.
É de suma importância que o isopor não seja misturado a outros materiais tais quais vidros, papéis, e metais, uma vez descartado ao solo ele permanece na natureza e não se degrada por ser basicamente um plástico.
O isopor pode ser utilizado na construção para fazer sancas, molduras de quadros, e rodapés, também garante conforto térmico e consequentemente econômica de energia, Outros usos comuns são para proteger materiais e eletrodomésticos. Por ser um material leve pode ser transportado sem muitos problemas.
Ainda é relativamente recente o conhecimento sobre materiais e meio ambiente, a verdade é que muitas pessoas ficam confusas com o destino de baterias, equipamentos elétricos, e também de materiais como o isopor, que até então era confundido com materiais descartáveis. Abaixo encontram-se as principais características do Isopor, e o motivo de ser considerado um grande aliado da causa ambiental e da reciclagem.
1- Não é tóxico
2- Não sofre mutações.
3- Não causa danos à camada de ozônio.
4- A sua fabricação não gera gases que fazem mal a saúde.
5- Não colabora com o efeito estufa (não gera gás metano).
6- Não contamina o solo, nem polui as águas.
7- Fungos e bactérias não conseguem se proliferar no EPS.
8- É 100% reciclável.
9- Não gera dejetos sólidos durante a sua fabricação.
10- A sua reciclagem consome pouca água.
O EPS pode ser reciclado de três maneiras: Reciclagem mecânica- que o transforma em matéria prima para a produção de novos produtos; reciclagem energética que utiliza o EPS para recuperação de energia, e ao ser queimado em usinas térmicas se transforma em gás carbônico e água, por isso não causa maiores prejuízos; Por fim temos a reciclagem química que o reutiliza para a formação de óleos e gases.
Já deu para perceber, de acordo com os argumentos desenvolvidos durante o texto que as características do EPS o tornam um material que está conquistando cada vez mais espaço no cenário atual, empresas e pessoas estão desenvolvendo a consciência de que o conforto e qualidade de matérias primas podem estar aliados à sustentabilidade.
Gostou do assunto? Que tal navegar pelo blog e conferir mais matérias com diversos temas interessantes? Também deixe um comentário e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.
Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.
VER MAISLadrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…
VER MAISHá décadas, a necessidade de se encontrar formas alternativas para a coleta de lixo convencional e minimizar os custos e os impactos ambientais dessa operação têm levado os pesquisadores a desenvolverem inúmeras tecnologias.
VER MAISO cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.
VER MAIS