EPS pode contribuir para uma construção sustentável

EPS pode contribuir para uma construção sustentável

14.01.2017 | por: Tetracon

Blog

EPS pode contribuir para uma construção sustentável

O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido como isopor é um material que pode ser utilizado na construção civil e apresenta benefícios muito interessantes, principalmente por estarem ligados ao reaproveitamento de materiais, o que o torna um aliado do meio ambiente.

Veja abaixo alguns dos motivos pelos quais podemos considerar o poliestireno como um importante elemento de uma construção mais sustentável.

Reaproveitamento

O isopor é 100% reaproveitável desde que seja encaminhado para centros de reciclagem. Uma maquina de reciclagem de isopor pode reciclar cerca de 300 toneladas por mês, quantidade que poderia salvar cerca de 5 mil árvores.

O material reciclado serve como insumo para concreto e solado de calçados, e esses são apenas alguns de seus usos.

É de suma importância que o isopor não seja misturado a outros materiais tais quais vidros, papéis, e metais, uma vez descartado ao solo ele permanece na natureza e não se degrada por ser basicamente um plástico.

Utilizando o Isopor na construção civil

O isopor pode ser utilizado na construção para fazer sancas, molduras de quadros, e rodapés, também garante conforto térmico e consequentemente econômica de energia, Outros usos comuns são para proteger materiais e eletrodomésticos. Por ser um material leve pode ser transportado sem muitos problemas.

EPS – Natureza, e características

Ainda é relativamente recente o conhecimento sobre materiais e meio ambiente, a verdade é que muitas pessoas ficam confusas com o destino de baterias, equipamentos elétricos, e também de materiais como o isopor, que até então era confundido com materiais descartáveis. Abaixo encontram-se as principais características do Isopor, e o motivo de ser considerado um grande aliado da causa ambiental e da reciclagem.

1- Não é tóxico

2- Não sofre mutações.

3- Não causa danos à camada de ozônio.

4- A sua fabricação não gera gases que fazem mal a saúde.

5- Não colabora com o efeito estufa (não gera gás metano).

6- Não contamina o solo, nem polui as águas.

7- Fungos e bactérias não conseguem se proliferar no EPS.

8- É 100% reciclável.

9- Não gera dejetos sólidos durante a sua fabricação.

10- A sua reciclagem consome pouca água.

Reciclagem do EPS

O EPS pode ser reciclado de três maneiras: Reciclagem mecânica- que o transforma em matéria prima para a produção de novos produtos; reciclagem energética que utiliza o EPS para recuperação de energia, e ao ser queimado em usinas térmicas se transforma em gás carbônico e água, por isso não causa maiores prejuízos; Por fim temos a reciclagem química que o reutiliza para a formação de óleos e gases.

A importância do EPS para uma realidade sustentável

Já deu para perceber, de acordo com os argumentos desenvolvidos durante o texto que as características do EPS o tornam um material que está conquistando cada vez mais espaço no cenário atual, empresas e pessoas estão desenvolvendo a consciência de que o conforto e qualidade de matérias primas podem estar aliados à sustentabilidade.

Gostou do assunto? Que tal navegar pelo blog e conferir mais matérias com diversos temas interessantes? Também deixe um comentário e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo