Tetracon-Enchente-827x433
04 • MAIO • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

Saiba o que fazer com o carro durante e depois de uma enchente

Enchentes costumam trazer grandes complicações e uma delas diz respeito aos veículos que acabam sendo acometidos por alagamentos. Nos casos mais simples, a água que entra encharca o assoalho e nos mais complexos, ela atinge o motor em funcionamento quando o motorista decide atravessar o alagamento.

Os carros tendem a sofrer danos que podem ser ou não minimizados, mas isso depende da atitude adotada pelo condutor. Quanto maior for o contato da água com os componentes elétrico maiores serão as dores de cabeça.

Os reparos de um veículo recuperado podem variar entre R$ 1000, valor referente a higienização e lavagem completa da água que invadiu o carpete, até R$ 20 mil, quando a água danifica os módulos no motor. É um montante alto, tendo em vista que é um gasto que poderia ser evitado. Neste texto apresentaremos o que fazer com o seu carro tanto antes quanto depois de uma enchente. Saiba mais.

Situação 1: você ainda não saiu de casa

O ideal é não sair quando há temporais e mal tempo, mas como nem sempre é possível, o ideal é se preparar. Aguarde a chuva diminuir um pouco e somente depois arrisque-se. Se o compromisso é inadiável e a única solução aparente é sair de carro e aguentar o temporal, então vá em frente, mas é preciso que tome algumas precauções.

Situação 2: você precisa sair naquele instante

Nesse caso, mantenha as luzes baixas dos faróis, dirija em baixa velocidade e deixe o para-brisa ligado enquanto a chuva persistir.

Veja como os outros veículos estão enfrentando a chuva, sempre prestando atenção na altura da água nas rodas dos demais automóveis. Se estiver pela metade desista. Faça o contorno em algum lugar prudente e volte para casa.

Se mesmo assim tiver de seguir em frente, precisará tomar bastante distância do carro da frente, manter – se ao centro da pista e nunca deixe de acelerar mesmo mantendo a primeira marcha. De forma alguma, mude a marcha em situação de enchente, a água pode entrar no motor e fazer que esse pare de funcionar.

Situação 3: estava no meio da enchente e o motor parou

Provavelmente a água atingiu o motor e ele falhou. Nesse momento, a melhor opção é tentar tirar o carro dali, mas para isso você terá de descer do carro e empurrar. Solicite a ajuda de alguém que estiver por ali (o que é bem complicado em locais alagados).

A alternativa de descer e empurrar só é válida quando os alagamentos são pequenos e não oferecem risco para a sua integridade física. Caso contrário, saia imediatamente do veículo e procure ajuda em um local mais seguro.

Após a enchente

Primeiramente você deverá consultar um mecânico e verificar os danos ocasionados no veículo, tendo em vista não são raros os casos de contaminação no cânister, do óleo, podendo ocasionar na perda da vida útil dos componentes internos. Também há riscos de comprometer freios, embreagem e suspensão. Caso exista dano em algum componente, o ideal é fazer a troca das peças antes de tentar colocar o automóvel em funcionamento.

Além da conscientização das pessoas em não jogar lixo nas ruas, uma das a soluções das enchentes é o aumento da área permeável nas cidades. O que pode ser feito com o emprego de materiais porosos nas calçadas, por exemplo. Para essas situações, o concreto poroso ECODRENO se adéqua bem. No nosso blog você pode conhecer mais sobre esse e outros produtos eficientes de diferentes pontos de vista.

Solucionamos a sua dúvida? Se não, deixe um comentário que respondemos você e não deixe de conhecer mais a respeito do ECODRENO.

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Poroso-Tetracon-827x433

Saiba mais sobre a NBR 16416 para pavimentos permeáveis de concreto

Publicada no início de agosto deste ano, os requisitos e procedimentos da NBR 16416 para pavimentos permeáveis de concreto estabelece os requisitos mínimos para o projeto, a especificação, a execução e a manutenção dos diferentes tipos de pavimentos permeáveis de concreto.

VER MAIS
moveis-de-bloco-de-cimento-827x433

Blocos de concreto: criatividade e economia na decoração

Apesar de vistos com certo preconceito por muitas pessoas, os blocos de concreto vêm conquistando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

VER MAIS
Tetracon-Ecotelha-827x433

Pesquisadores criam ecotelha composta por juta e malva

Já faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser assunto para poucos e se tornou preocupação de muitos, mas ainda há um logo caminho a ser trilhado no sentido de produzir cada vez mais produtos ecológicos.

VER MAIS
pavimentacao-827x433

Entenda o que significa pavimentação

Que o pavimento intertravado tem inúmeras vantagens em relação aos demais pavimentos, você já sabe. Mas, afinal, o que é um pavimento? O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura.

VER MAIS