s O que fazer com o carro durante e depois de uma enchente | Tetracon O que fazer com o carro durante e depois de uma enchente | Tetracon
Saiba o que fazer com o carro durante e depois de uma enchente

Saiba o que fazer com o carro durante e depois de uma enchente

04.05.2016 | por: Tetracon

Blog

Saiba o que fazer com o carro durante e depois de uma enchente

Enchentes costumam trazer grandes complicações e uma delas diz respeito aos veículos que acabam sendo acometidos por alagamentos. Nos casos mais simples, a água que entra encharca o assoalho e nos mais complexos, ela atinge o motor em funcionamento quando o motorista decide atravessar o alagamento.

Os carros tendem a sofrer danos que podem ser ou não minimizados, mas isso depende da atitude adotada pelo condutor. Quanto maior for o contato da água com os componentes elétrico maiores serão as dores de cabeça.

Os reparos de um veículo recuperado podem variar entre R$ 1000, valor referente a higienização e lavagem completa da água que invadiu o carpete, até R$ 20 mil, quando a água danifica os módulos no motor. É um montante alto, tendo em vista que é um gasto que poderia ser evitado. Neste texto apresentaremos o que fazer com o seu carro tanto antes quanto depois de uma enchente. Saiba mais.

Situação 1: você ainda não saiu de casa

O ideal é não sair quando há temporais e mal tempo, mas como nem sempre é possível, o ideal é se preparar. Aguarde a chuva diminuir um pouco e somente depois arrisque-se. Se o compromisso é inadiável e a única solução aparente é sair de carro e aguentar o temporal, então vá em frente, mas é preciso que tome algumas precauções.

Situação 2: você precisa sair naquele instante

Nesse caso, mantenha as luzes baixas dos faróis, dirija em baixa velocidade e deixe o para-brisa ligado enquanto a chuva persistir.

Veja como os outros veículos estão enfrentando a chuva, sempre prestando atenção na altura da água nas rodas dos demais automóveis. Se estiver pela metade desista. Faça o contorno em algum lugar prudente e volte para casa.

Se mesmo assim tiver de seguir em frente, precisará tomar bastante distância do carro da frente, manter – se ao centro da pista e nunca deixe de acelerar mesmo mantendo a primeira marcha. De forma alguma, mude a marcha em situação de enchente, a água pode entrar no motor e fazer que esse pare de funcionar.

Situação 3: estava no meio da enchente e o motor parou

Provavelmente a água atingiu o motor e ele falhou. Nesse momento, a melhor opção é tentar tirar o carro dali, mas para isso você terá de descer do carro e empurrar. Solicite a ajuda de alguém que estiver por ali (o que é bem complicado em locais alagados).

A alternativa de descer e empurrar só é válida quando os alagamentos são pequenos e não oferecem risco para a sua integridade física. Caso contrário, saia imediatamente do veículo e procure ajuda em um local mais seguro.

Após a enchente

Primeiramente você deverá consultar um mecânico e verificar os danos ocasionados no veículo, tendo em vista não são raros os casos de contaminação no cânister, do óleo, podendo ocasionar na perda da vida útil dos componentes internos. Também há riscos de comprometer freios, embreagem e suspensão. Caso exista dano em algum componente, o ideal é fazer a troca das peças antes de tentar colocar o automóvel em funcionamento.

Além da conscientização das pessoas em não jogar lixo nas ruas, uma das a soluções das enchentes é o aumento da área permeável nas cidades. O que pode ser feito com o emprego de materiais porosos nas calçadas, por exemplo. Para essas situações, o concreto poroso ECODRENO se adéqua bem. No nosso blog você pode conhecer mais sobre esse e outros produtos eficientes de diferentes pontos de vista.

Solucionamos a sua dúvida? Se não, deixe um comentário que respondemos você e não deixe de conhecer mais a respeito do ECODRENO.

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo