pavimentacao-827x433
14 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Entenda o que significa pavimentação

Que o pavimento intertravado tem inúmeras vantagens em relação aos demais pavimentos, você já sabe. Mas, afinal, o que é um pavimento? O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura.

A pavimentação apresenta base horizontal composta pela sobreposição de camadas, elevando a durabilidade e contribuindo para o tráfego de veículos e pedestres.

Um projeto de pavimentação deve ser elaborado considerando aspectos como a base do terreno onde será implantado, o fluxo esperado e o clima do local, além de outras variáveis.

O termo costuma ser associado à utilização de asfalto, material mais comum nas vias urbanas, mas designa também outros tipos de cobertura de piso, abrangendo calçamentos e até mesmo pisos interiores.

Entenda melhor o que significa pavimentação e os tipos de pavimentos utilizados em vias públicas:

Pavimentação em vias urbanas

Três tipos de pavimentação são utilizados para obras públicas: pavimentos flexíveis, semirrígidos e rígidos. A definição do melhor pavimento para vias urbanas não apresenta regra, devendo considerar aspectos como as características geotécnicas e geométricas do solo e o sistema de drenagem superficial, bem como aspectos financeiros e de sustentabilidade.

Os três tipos de pavimentos apresentam diferenças quanto ao seu desempenho e utilização, dependendo de estudos e projetos bem elaborados para seu dimensionamento e execução. Confira as diferenças entre os tipos de pavimentação:

Pavimentos rígidos

Os pavimentos rígidos apresentam base em placas de concreto e são indicados para utilização em vias de tráfego pesado, uma vez que oferecem resistência às cargas pesadas e pressões externas.

São capazes de absorver quase toda a tensão da via com pouca ou nenhuma deformação, sendo, assim, utilizados para pavimentação de áreas de maior concentração de carga estática e pontos de frenagem, como corredores de ônibus, por exemplo.

O custo de implantação do pavimento rígido é de duas a três vezes superior ao do pavimento flexível. Quando bem executado, porém, este apresenta menor necessidade de manutenção, de forma que a avaliação do custo benefício ao longo de sua vida útil é fator importante para a escolha.

No Brasil, o pavimento rígido é executado somente in loco, causando problemas no que se refere ao conforto do usuário das vias e à sua durabilidade. Os procedimentos de manutenção também são mais caros, uma vez que estes não permitem a realização de reparos localizados: é necessária a reconstrução de toda a placa de concreto.

Pavimentos semirrígidos

Consistem em uma modalidade intermediária entre os pavimentos rígidos e flexíveis, apresentando base de cimento recoberta por asfalto. Com propriedades intermediárias de resistência, deformação e absorção das tensões, vem sendo utilizados nos projetos mais modernos de corredores de ônibus, uma vez que apresentam custos de implantação e manutenção inferiores ao dos pavimentos rígidos.

Os pontos de paradas exigem, porém, a utilização de placas de concreto (pavimentos rígidos), devido aos esforços e aos desgastes ocasionados por combustíveis e óleos derramados na operação dos ônibus.

Pavimentos flexíveis

Os pavimentos flexíveis apresentam bases granulares e revestimento asfáltico e são a melhor opção de pavimentação na maioria dos casos, uma vez que, além de apresentarem custos de implantação reduzidos, permitem a realização de reparos localizados, facilitando os procedimentos de manutenção.

Os pavimentos flexíveis aceitam melhor as tensões cisalhantes e podem ser redimensionados de acordo com as necessidades de tráfego e solicitações.

Os pavimentos flexíveis requerem manutenção periódica, em períodos que variam de 5 a 10 anos, e apresentam como vantagem a possibilidade de reciclagem total ou parcial da cama de revestimento, contribuindo para a sustentabilidade do projeto.

Os pavimentos intertravados de concreto apresentam modelo de comportamento que se enquadra nos pavimentos flexíveis. Estes apresentam diversas vantagens com relação à pavimentação asfáltica, contribuindo para os aspectos ambientais, custos e manutenção da obra.

Confira outras vantagens do pavimento intertravado de concreto.

Você já conhecia o significado de pavimentação e os diferentes tipos de pavimentos? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
porcelanato-ladrilho-hidraulico-827x433

Ladrilhos hidráulicos: da origem aos dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…

VER MAIS
Tetracon-Coleta-a-Vacuo-827x433

Conheça os detalhes do sistema de coleta de resíduos por sucção

Há décadas, a necessidade de se encontrar formas alternativas para a coleta de lixo convencional e minimizar os custos e os impactos ambientais dessa operação têm levado os pesquisadores a desenvolverem inúmeras tecnologias.

VER MAIS
paver-qualidade-827x433

Reconheça um bom paver

No momento da escolha dos blocos a serem utilizados em pavimentos intertravados são comuns entre consumidores e projetistas dúvidas com relação aos produtos oferecidos no mercado.

VER MAIS