Tetracon-Aeroporto-de-Goiânia-827x433
07 • ABRIL • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

Conheça o sistema de reúso de águas cinzas do novo terminal do Aeroporto de Goiânia

A escassez de água é uma das principais questões a serem solucionadas no século XXI. Isso porque, segundo pesquisas realizadas pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 1,2 bilhões de pessoas vivem em áreas de escassez, e outras outros 500 milhões estão chegando a esta situação. E como a escassez de água é um fenômeno criado pelo próprio homem, é ele quem deve tomar medidas para evitar, a todo custo, o desperdício desse recursos

Muitas dessas medidas, inclusive, já estão sendo implantadas no Brasil. Uma delas é adoção do sistema de águas cinzas, que será utilizado pelo novo terminal do Aeroporto Internacional de Goiânia. Ele possibilitará, além do reúso das águas pluviais, o reaproveitamento das águas utilizadas nas torres de resfriamento, bebedouros, pias e chuveiros. A seguir, descubra como funciona esse sistema e que benefícios ele trará para o novo terminal de Goiânia. Confira:

O novo terminal do Aeroporto Internacional de Goiânia

As obras do novo terminal do aeroporto de Goiânia, que já estão quase concluídas, surpreendem tanto o Governo como os especialistas do setor da construção civil. Além de sua moderna infraestrutura capaz de receber 6 milhões de passageiros por ano, ela ainda contará com um sistema inovador que possibilita o reúso de águas cinzas, que segue os parâmetros mais seguros relacionados ao tratamento direto desse insumo.

As águas cinzas nada mais são que águas não industriais, que provêm de pias, bebedouros, chuveiros e torres de resfriamento. Elas são bem diferentes das águas negras sanitárias, que são mais poluídas devido à elevada quantidade de produtos químicos e contaminantes biológicos em sua composição. Com um tratamento adequado, as águas cinzas podem ser reaproveitadas e usadas, por exemplo, na lavagem de pisos e descargas sanitárias.

O funcionamento do sistema de reúso de águas cinzas

Para tornar a água cinza própria para o reúso, o sistema de reúso submete o recurso hídrico a diferentes estágios de tratamento, nos quais você poderá conhecer a seguir:

  1. A água cinza passa por um separador de água e óleo (SAO) com placas coalescentes. O óleo recolhido é armazenado e utilizado para outros fins – não podendo ser descartado no meio ambiente;
  2. A água é submetida a um sistema de tratamento biológico. Ela fica armazenada em tanques e passa por processos de equalização, aeração, sedimentação, entre muitos outros;
  3. Após um extenso tratamento biológico, a água passa por um tratamento físico-químico, que tem por objetivo eliminar os contaminantes que não foram removidos nos estágios anteriores;
  4. O recurso hídrico passa por um tratamento que faz uso dos raios ultravioleta para alterar a composição celular dos microorganismos, o que acaba provocando a sua morte.

Quanto às águas descartadas das torres de resfriamento, o sistema as tratará quimicamente para equilibrar o seu pH e controlar a corrosão, a incrustação e o crescimento de algas.

Que benefícios ele trará para o terminal e para os passageiros

Para o novo terminal, o sistema de reúso de água proporcionará uma drástica redução dos custos relacionados à aquisição desse importante recurso e minimizará o seu consumo nas operações do aeroporto, tais como limpeza e irrigação. Já para os passageiros, o sistema lhes possibilitará ‘paz de espírito’, já que eles passarão a frequentar um aeroporto que realmente se preocupa com a preservação dos recursos hídricos e ambientais.

Além de se preocuparem com o reúso da água, os responsáveis pela construção do novo terminal também atentaram-se à segurança dos passageiros. Por isso, eles desenvolveram um projeto elétrico e de automação baseado nos requisitos obrigatórios e adotaram um sistema com motores, equipamentos, painéis e acionamentos a prova de faíscas e explosões. Resumindo, o sistema proporcionará inúmeros benefícios a todos.

E então, o que achou do sistema de reúso de água que já foi implantado no novo terminal do Aeroporto Internacional de Goiânia? Que outro benefício acha que ele proporcionará? Compartilhe suas opiniões com a gente nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
moveis-de-bloco-de-cimento-827x433

Blocos de concreto: criatividade e economia na decoração

Apesar de vistos com certo preconceito por muitas pessoas, os blocos de concreto vêm conquistando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

VER MAIS
Tetracon-Ecotelha-827x433

Pesquisadores criam ecotelha composta por juta e malva

Já faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser assunto para poucos e se tornou preocupação de muitos, mas ainda há um logo caminho a ser trilhado no sentido de produzir cada vez mais produtos ecológicos.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS