cimento-e-concreto-827x433
14 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

Por causa disso, os termos são muitas vezes indevidamente utilizados como sinônimos. A principal diferença entre estes materiais reside no fato de que o cimento é por si só um material de construção.

Consiste em um pó fino, produzido a partir de calcário e outros minerais que absorve a água, desencadeando um processo químico que provoca seu endurecimento. O concreto, por sua vez, é produzido a partir do cimento: consiste em uma mistura de materiais como areia, cascalho e outros agregados, combinada com cimento.

Isso quer dizer, portanto, que o concreto não pode ser produzido sem a utilização de cimento em sua composição. Confira mais informações sobre estes materiais e sua utilização na construção civil:

Detalhes sobre o cimento

O termo cimento pode ser utilizado para designar qualquer substância utilizada para manter diversos materiais juntos. Não se sabe ao certo quando este material foi inventado, mas sua utilização se popularizou durante o Império Romano, através de grandiosas obras de arquitetura e estruturas que se mantêm de pé até os dias de hoje.

As formas mais antigas de cimento consistiam em uma mistura de cinzas vulcânicas e cal, e nos dias de hoje, o material é produzido a partir de compostos como o calcário, o silício, o ferro e o alumínio, entre outros. A mistura destes é aquecida em grandes fornos, a elevadíssimas temperaturas, formando um produto conhecido como clínquer. Este é moído e recebe gesso, dando origem ao cimento. Conheça os diferentes tipos de cimento:

Cimento hidráulico

A designação cimento hidráulico faz referência à utilização de água para dar início à reação química que endurece a mistura cimentícia e a torna resistente à água.

Esta reação que provoca o endurecimento do material independe da quantidade de água presente na mistura, o que significa que o cimento é capaz de endurecer mesmo quando submerso. Devido à sua versatilidade de usos, este é o tipo de cimento mais utilizado na construção civil nos dias de hoje.

Cimento não-hidráulico

O cimento não-hidráulico não endurece na presença de água e requer um longo período de tempo para a secagem. Isso faz com que seja menos utilizado, apesar de ser mais barato, uma vez que não é indicado para ambientes úmidos ou que fiquem constantemente em contato com a água.

Cimento Portland

Desenvolvido por Joseph Aspdin na Grã-Bretanha, o cimento Portland é amplamente utilizado na construção civil. Aspdin descobriu, por volta do ano 1700, que a adição de argila ao calcário da mistura e o sobreaquecimento desta permitia a criação de um composto mais resistente e com menor tempo de secagem. O cimento Portland é ideal para a fabricação do concreto.

Saiba mais sobre o concreto

O concreto, por sua vez, é um material que mistura cimento a outros materiais, como brita, pedras, areia e outros agregados. O cimento costuma corresponder a cerca de 10 a 15% da massa total do concreto, dependendo do tipo que está sendo produzido.

A mistura cuidadosa desses elementos com a água provoca a reação química que causa a solidez do material, de forma que a escolha destes deve levar em consideração as características desejadas para o concreto, variando de acordo com fatores como: durabilidade, resistência ao fogo e à umidade, necessidade de manutenção e impacto ambiental.

Com possibilidades praticamente ilimitadas, o concreto ganhou espaço na arquitetura moderna brasileira, vertido em moldes de forma a endurecer em um formato específico.

Você já conhecia as diferenças entre concreto e cimento? Compartilhe conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Ciclovia-Holanda-Tetracon-827x433

Na Holanda, ciclovia produz energia a partir de luz solar

Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.

VER MAIS
paver-regeito-de-barragem-827x433

O que são e por que utilizar pavers de rejeito de barragem de minério de ferro

Com origens que remontam às cidades da Antiguidade, os pavimentos intertravados vêm se desenvolvendo paralelamente à indústria da construção civil, visando soluções que contribuam para a realização de obras mais rápidas…

VER MAIS
EPS-pode-contribuir-para-uma-construção-mais-sustentável-827x433

EPS pode contribuir para uma construção sustentável

O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido como isopor é um material que pode ser utilizado na construção civil e apresenta benefícios muito interessantes, principalmente por estarem ligados ao reaproveitamento de materiais…

VER MAIS
piso-intertravado-asfalto-827x433

Pavimento intertravado vira “asfalto ecológico”

As consequências do amplo uso desse material são claras nas grandes cidades: devido à sua cor escura, o asfalto absorve os raios solares, contribuindo para a elevação da temperatura nos centros urbanos, onde a poluição dificulta a dispersão do calor.

VER MAIS