cimento-e-concreto-827x433
14 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

Por causa disso, os termos são muitas vezes indevidamente utilizados como sinônimos. A principal diferença entre estes materiais reside no fato de que o cimento é por si só um material de construção.

Consiste em um pó fino, produzido a partir de calcário e outros minerais que absorve a água, desencadeando um processo químico que provoca seu endurecimento. O concreto, por sua vez, é produzido a partir do cimento: consiste em uma mistura de materiais como areia, cascalho e outros agregados, combinada com cimento.

Isso quer dizer, portanto, que o concreto não pode ser produzido sem a utilização de cimento em sua composição. Confira mais informações sobre estes materiais e sua utilização na construção civil:

Detalhes sobre o cimento

O termo cimento pode ser utilizado para designar qualquer substância utilizada para manter diversos materiais juntos. Não se sabe ao certo quando este material foi inventado, mas sua utilização se popularizou durante o Império Romano, através de grandiosas obras de arquitetura e estruturas que se mantêm de pé até os dias de hoje.

As formas mais antigas de cimento consistiam em uma mistura de cinzas vulcânicas e cal, e nos dias de hoje, o material é produzido a partir de compostos como o calcário, o silício, o ferro e o alumínio, entre outros. A mistura destes é aquecida em grandes fornos, a elevadíssimas temperaturas, formando um produto conhecido como clínquer. Este é moído e recebe gesso, dando origem ao cimento. Conheça os diferentes tipos de cimento:

Cimento hidráulico

A designação cimento hidráulico faz referência à utilização de água para dar início à reação química que endurece a mistura cimentícia e a torna resistente à água.

Esta reação que provoca o endurecimento do material independe da quantidade de água presente na mistura, o que significa que o cimento é capaz de endurecer mesmo quando submerso. Devido à sua versatilidade de usos, este é o tipo de cimento mais utilizado na construção civil nos dias de hoje.

Cimento não-hidráulico

O cimento não-hidráulico não endurece na presença de água e requer um longo período de tempo para a secagem. Isso faz com que seja menos utilizado, apesar de ser mais barato, uma vez que não é indicado para ambientes úmidos ou que fiquem constantemente em contato com a água.

Cimento Portland

Desenvolvido por Joseph Aspdin na Grã-Bretanha, o cimento Portland é amplamente utilizado na construção civil. Aspdin descobriu, por volta do ano 1700, que a adição de argila ao calcário da mistura e o sobreaquecimento desta permitia a criação de um composto mais resistente e com menor tempo de secagem. O cimento Portland é ideal para a fabricação do concreto.

Saiba mais sobre o concreto

O concreto, por sua vez, é um material que mistura cimento a outros materiais, como brita, pedras, areia e outros agregados. O cimento costuma corresponder a cerca de 10 a 15% da massa total do concreto, dependendo do tipo que está sendo produzido.

A mistura cuidadosa desses elementos com a água provoca a reação química que causa a solidez do material, de forma que a escolha destes deve levar em consideração as características desejadas para o concreto, variando de acordo com fatores como: durabilidade, resistência ao fogo e à umidade, necessidade de manutenção e impacto ambiental.

Com possibilidades praticamente ilimitadas, o concreto ganhou espaço na arquitetura moderna brasileira, vertido em moldes de forma a endurecer em um formato específico.

Você já conhecia as diferenças entre concreto e cimento? Compartilhe conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Poroso-Tetracon-827x433

Saiba mais sobre a NBR 16416 para pavimentos permeáveis de concreto

Publicada no início de agosto deste ano, os requisitos e procedimentos da NBR 16416 para pavimentos permeáveis de concreto estabelece os requisitos mínimos para o projeto, a especificação, a execução e a manutenção dos diferentes tipos de pavimentos permeáveis de concreto.

VER MAIS
moveis-de-bloco-de-cimento-827x433

Blocos de concreto: criatividade e economia na decoração

Apesar de vistos com certo preconceito por muitas pessoas, os blocos de concreto vêm conquistando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

VER MAIS
Tetracon-Ecotelha-827x433

Pesquisadores criam ecotelha composta por juta e malva

Já faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser assunto para poucos e se tornou preocupação de muitos, mas ainda há um logo caminho a ser trilhado no sentido de produzir cada vez mais produtos ecológicos.

VER MAIS
pavimentacao-827x433

Entenda o que significa pavimentação

Que o pavimento intertravado tem inúmeras vantagens em relação aos demais pavimentos, você já sabe. Mas, afinal, o que é um pavimento? O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura.

VER MAIS