Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433
20 • OUTUBRO • 2015 | POR: ADMINISTRADOR

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

Os edifícios industriais já são na sua maior parte construídos com blocos de concretos, dado que além de apresentarem maior resistência, dispensam a utilização de revestimento, possibilitando uma redução dos custos da obra. Em algumas partes do País, os dois já competem praticamente em condições de igualdade.

Algumas das vantagens que os blocos de concreto apresentam, são principalmente, no que se refere à rapidez de execução, às despesas na obra e à qualidade do bloco. Entendam melhor quais são estas vantagens, e por que vale a pena utilizar blocos de concreto na sua obra:

Saibam quais são as vantagens reais de usar blocos de concretos

Blocos de concreto possuem dimensões precisas

Apesar de serem produzidos de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, os blocos cerâmicos apresentam um produto final ainda irregular, exigindo uma camada de revestimento mais espessa. Os blocos de concreto, por sua vez, são produzidos com tolerâncias muito pequenas com relação às medidas, apresentando dimensões mais precisas e que proporcionam uma redução acentuada na aplicação de revestimento.

Assim, apesar de apresentarem, bloco a bloco, preços mais elevados do que os blocos cerâmicos, devido à menor utilização de argamassa de revestimento, o preço total da parede em bloco de concreto é mais barato.

Blocos de concreto oferecem maior resistência

Os blocos de concreto são mais resistentes que os cerâmicos, garantindo um menor índice de perda de material na obra e a redução de entulho. Além disso, seu dimensionamento preciso possibilita o planejamento de paredes sem cortes, contribuindo para a agilidade de execução e evitando desperdícios.

Blocos de concreto aumenta a produtividade da mão de obra

As dimensões maiores dos blocos de concreto permitem a execução de paredes prumadas, niveladas e alinhadas com maior rapidez, diminuindo o tempo de obra e aumentando a produtividade da mão de obra. Os blocos cerâmicos, devido às variações de medidas que apresentam, demandam maiores gastos com correção de prumo e tempo de trabalho. Além disso, os furos verticais dos blocos de concreto permitem a passagem das instalações elétricas e hidráulicas, evitando cortes e quebras nas paredes durante a obra. Isso contribui para uma maior resistência das paredes e para a menor geração de entulho em sua construção.

Com os blocos de concreto, revestimento é indispensável em algumas ocasiões

A dimensão maior permite que os blocos de concreto recebam aplicação direta de revestimentos como gesso, texturas, massas finas ou revestimento cerâmico. Para obras industriais, este material é uma ótima solução, já que pode simplesmente ser deixado aparente, ou receber a pintura diretamente, dispensando a utilização de argamassa.

Desempenho acústico é uma das vantagens dos blocos concretos

Os furos verticais no interior dos blocos de concreto contribuem ainda para a dissipação do som, garantindo um melhor desempenho acústico. O bloco cerâmico é, por sua vez, ainda muito utilizado nas regiões mais frias do Brasil, principalmente na região Sul, devido ao maior conforto térmico que oferece. Com a utilização de revestimento externo de 2,5cm de argamassa, e revestimento interno em gesso, o bloco de concreto atinge, porém, o mesmo comportamento térmico, garantindo o conforto nos espaços internos. Com relação à segurança contra incêndios, os blocos de concreto também oferecem vantagens, apresentando menores índices de propagação, já que a alta densidade do material faz com que a parede resista mais às chamas.

Construtores que visam uma maior economia na obra, vêm cada vez mais se utilizando do bloco de concreto, e contribuindo para que o material receba investimentos para o seu desenvolvimento.

E você, já conhecia as vantagens do bloco de concreto sobre os sistemas convencionais? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Paver-Tetracon2-827x433

Pavimento intertravado: o que é? Quais são as vantagens?

Utilizado nos Estados Unidos e em países europeus há mais de três décadas, o pavimento intertravado de concreto vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e paisagismo no Brasil.

VER MAIS
concreto-sustentavel-827x433

Blocos de concreto sustentáveis

Composto por água, cimento e outros agregados, o concreto é o material mais utilizado na construção civil, tanto em sua forma simples quanto associado a armaduras.

VER MAIS
Tetracon-eólica-827x433

Dinamarca produz a partir do vento 140% de sua demanda por energia elétrica

A energia eólica vem crescendo cada vez mais em diversas partes do mundo como fonte alternativa e sustentável para a geração de eletricidade.

VER MAIS
pavimentacao-827x433

Entenda o que significa pavimentação

Que o pavimento intertravado tem inúmeras vantagens em relação aos demais pavimentos, você já sabe. Mas, afinal, o que é um pavimento? O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura.

VER MAIS