Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.
Os edifícios industriais já são na sua maior parte construídos com blocos de concretos, dado que além de apresentarem maior resistência, dispensam a utilização de revestimento, possibilitando uma redução dos custos da obra. Em algumas partes do País, os dois já competem praticamente em condições de igualdade.
Algumas das vantagens que os blocos de concreto apresentam, são principalmente, no que se refere à rapidez de execução, às despesas na obra e à qualidade do bloco. Entendam melhor quais são estas vantagens, e por que vale a pena utilizar blocos de concreto na sua obra:
Apesar de serem produzidos de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, os blocos cerâmicos apresentam um produto final ainda irregular, exigindo uma camada de revestimento mais espessa. Os blocos de concreto, por sua vez, são produzidos com tolerâncias muito pequenas com relação às medidas, apresentando dimensões mais precisas e que proporcionam uma redução acentuada na aplicação de revestimento.
Assim, apesar de apresentarem, bloco a bloco, preços mais elevados do que os blocos cerâmicos, devido à menor utilização de argamassa de revestimento, o preço total da parede em bloco de concreto é mais barato.
Os blocos de concreto são mais resistentes que os cerâmicos, garantindo um menor índice de perda de material na obra e a redução de entulho. Além disso, seu dimensionamento preciso possibilita o planejamento de paredes sem cortes, contribuindo para a agilidade de execução e evitando desperdícios.
As dimensões maiores dos blocos de concreto permitem a execução de paredes prumadas, niveladas e alinhadas com maior rapidez, diminuindo o tempo de obra e aumentando a produtividade da mão de obra. Os blocos cerâmicos, devido às variações de medidas que apresentam, demandam maiores gastos com correção de prumo e tempo de trabalho. Além disso, os furos verticais dos blocos de concreto permitem a passagem das instalações elétricas e hidráulicas, evitando cortes e quebras nas paredes durante a obra. Isso contribui para uma maior resistência das paredes e para a menor geração de entulho em sua construção.
A dimensão maior permite que os blocos de concreto recebam aplicação direta de revestimentos como gesso, texturas, massas finas ou revestimento cerâmico. Para obras industriais, este material é uma ótima solução, já que pode simplesmente ser deixado aparente, ou receber a pintura diretamente, dispensando a utilização de argamassa.
Os furos verticais no interior dos blocos de concreto contribuem ainda para a dissipação do som, garantindo um melhor desempenho acústico. O bloco cerâmico é, por sua vez, ainda muito utilizado nas regiões mais frias do Brasil, principalmente na região Sul, devido ao maior conforto térmico que oferece. Com a utilização de revestimento externo de 2,5cm de argamassa, e revestimento interno em gesso, o bloco de concreto atinge, porém, o mesmo comportamento térmico, garantindo o conforto nos espaços internos. Com relação à segurança contra incêndios, os blocos de concreto também oferecem vantagens, apresentando menores índices de propagação, já que a alta densidade do material faz com que a parede resista mais às chamas.
Construtores que visam uma maior economia na obra, vêm cada vez mais se utilizando do bloco de concreto, e contribuindo para que o material receba investimentos para o seu desenvolvimento.
E você, já conhecia as vantagens do bloco de concreto sobre os sistemas convencionais? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
O rompimento da barragem de lama do Fundão, pertencente à mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana – MG, chocou o Brasil em novembro do ano passado, gerando uma das maiores tragédias ambientais do país.
VER MAISOs blocos de concreto fazem parte do dia a dia de profissionais do setor da construção, sendo utilizados tanto como elementos estruturais quanto de vedação e revestimento de pisos na forma do paver.
VER MAISO uso do piso intervalado no Brasil não é nenhuma novidade. Desde a década de 50 esse tipo de pavimento vem sendo amplamente utilizado em calçadas, praças, pisos industriais, portos e até aeroportos.
VER MAISO ladrilho hidráulico, cujas primeiras referências de uso remontam ao ano de 1857, vem ganhando cada vez mais espaço como material de acabamento em projetos de decoração, conferindo charme e um ar cool aos ambientes onde é utilizado.
VER MAIS