certificação-LEED-da-greenbuilding-827x433
14 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

O que é a certificação LEED da Greenbuilding

O setor da construção civil tem, sem dúvida alguma, papel fundamental para os objetivos globais de desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das maiores responsáveis pela utilização de energia e o consumo de recursos naturais: estima-se, por exemplo, que seja responsável por mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas.

Visando minimizar estes impactos, o Green Building Concil Institute desenvolveu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmetal Design), oferecendo parâmetros para um sistema que orienta a construção sustentável em diversas partes do mundo. Entenda mais sobre a certificação LEED e suas vantagens:

O Green Concil Institute

Presente em diversos países, o Green Concil Institute é uma organização sem fins lucrativos que visa promover as questões de sustentabilidade em várias frentes da construção civil, atuando em aspectos relacionados não somente ao projeto e ao design da edificação, mas também à obra e à operação desta. O instituto tem origem nos Estados Unidos, mas atua em diversos países, inclusive no Brasil.

A Certificação LEED

A certificação LEED apresenta quatro selos diferentes: LEED Certified, LEED Silver, LEED Gold e LEED Platinum. Cada um destes selos indica uma pontuação diferente com relação aos requisitos da certificação.

O sistema vai de 0 a 110 pontos, e são exigidos, para o LEED Certified, no mínimo, 40 pontos. A certificação abrange diferentes aspectos relacionados à sustentabilidade de um edifício, divididos em sete categorias: implantação sustentável, eficiência hídrica, energia e atmosfera, materiais e recursos, conforto ambiental, inovação e projeto e crédito regional.

Vantagens da certificação LEED

Amplamente difundido na construção civil, o selo LEED traz inúmeros benefícios para um empreendimento:

Marketing e valorização

O conceito de sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil, de forma que contribui para a divulgação do empreendimento, atuando como poderosa ferramenta de marketing. Os benefícios e a economia que traz para a operação deste contribuem ainda para a valorização do imóvel.

Redução de custos

Os investimentos em sustentabilidade para atender aos diferentes requisitos da certificação contribuem para a diminuição dos custos operacionais e de obras da edificação.

Dentre os custos operacionais reduzidos a partir da certificação, podem ser citados aqueles relacionados ao consumo de água e energia elétrica. É claro que, a adequação da edificação aos requisitos do Greenbuilding Council exige investimentos.

O retorno financeiro decorrente da economia de recursos e da otimização dos processos costuma, porém, compensar estas despesas e até mesmo gerar lucros.

Tratamento dos resíduos

A geração de resíduos de obra e de operação do edifício é uma das preocupações da certificação LEED. Assim, uma de suas vantagens é o tratamento correto dos dejetos de construção e, posteriormente, de operação do edifício, incentivando a reciclagem e a destinação correta dos resíduos produzidos.

Como obter a certificação LEED?

O processo para a obtenção da certificação é realizado através de uma plataforma online do Greenbuilding. Para tal, é preciso identificar o tipo de empreendimento a ser certificado dentre as opções existentes, realizar o registro no site, e enviar a documentação exigida.

Dados os aspectos técnicos obrigatórios relacionados à certificação, é interessante procurar por profissionais credenciados para consultoria sobre o processo, garantindo que a documentação enviada esteja de acordo com os requisitos e a certificação concedida ao empreendimento.

Você já conhecia a certificação LEED da Greenbuilding? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
porcelanato-ladrilho-hidraulico-827x433

Ladrilhos hidráulicos: da origem aos dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…

VER MAIS
Tetracon-Coleta-a-Vacuo-827x433

Conheça os detalhes do sistema de coleta de resíduos por sucção

Há décadas, a necessidade de se encontrar formas alternativas para a coleta de lixo convencional e minimizar os custos e os impactos ambientais dessa operação têm levado os pesquisadores a desenvolverem inúmeras tecnologias.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS