O ladrilho hidráulico, cujas primeiras referências de uso remontam ao ano de 1857, vem ganhando cada vez mais espaço como material de acabamento em projetos de decoração, conferindo charme e um ar cool aos ambientes onde é utilizado.
A versatilidade de cores e modelos permite a criação de diversos tipos de ambientes, desde aqueles com decoração mais rústica e aconchegante até ambientes de estilo mediterrâneo, inglês ou contemporâneo.
Produzido artesanalmente até os dias de hoje, é uma ótima opção para aqueles que não têm medo de ousar na decoração, podendo ser utilizado em salas, cozinhas, varandas, halls, etc. Conheça mais sobre a história do ladrilho hidráulico e entenda como ele é produzido:
O ladrilho hidráulico foi apresentado pela primeira vez na Exposição Universal de 1867, em Paris, pela empresa Garret, Rivet i Cia, como material de revestimento, substituindo a cerâmica com um processo de produção que não precisava de cozimento.
As peças, solidificadas através de prensas, popularizaram-se nos países mediterrâneos e nos mercados da Inglaterra e da Rússia.
Com a criação do azulejo, cuja produção é mais rápida e, portanto, mais interessante comercialmente, o ladrilho hidráulico perdeu força a partir da década de 60.
Com o passar do tempo, passou a ser utilizado mais como material decorativo, do que de revestimento propriamente dito e vem se destacando novamente nos projetos de decoração contemporâneos.
O processo de produção do ladrilho hidráulico é 100% artesanal: em média uma pessoa consegue produzir 120 peças por dia, caso não apresentem muitos detalhes.
Sua base é feita a partir de cimento e pó de pedra e a parte superior, decorada, recebe cimento branco, pó de mármore e pigmento de diferentes cores. Entenda o processo de produção:
Para garantir um bom resultado na aplicação de ladrilhos hidráulicos em projetos de decoração é importante considerar um espaçamento de 1 a 1,5mm entre as peças e nivelar a altura destas na instalação, já que podem apresentar variações de tamanho.
A instalação é feita sobre argamassa, utilizando-se um pano para a aplicação, de forma a proteger a peça. Após a aplicação, o ladrilho hidráulico recebe ainda resina sobre sua superfície e é calafetado com pó de rejunte.
Uma das vantagens deste material para a decoração, além da versatilidade e da criatividade, é a facilidade de manutenção: a limpeza deve utilizar apenas água e sabão.
Além disso, é interessante aplicar cera líquida incolor dissolvida em água a cada 15 dias, de forma a conservar e dar brilho à peça.
Você já conhecia o método de produção artesanal do ladrilho hidráulico? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.
VER MAISCom origens que remontam às cidades da Antiguidade, os pavimentos intertravados vêm se desenvolvendo paralelamente à indústria da construção civil, visando soluções que contribuam para a realização de obras mais rápidas…
VER MAISO poliestireno expandido (EPS), mais conhecido como isopor é um material que pode ser utilizado na construção civil e apresenta benefícios muito interessantes, principalmente por estarem ligados ao reaproveitamento de materiais…
VER MAISAs consequências do amplo uso desse material são claras nas grandes cidades: devido à sua cor escura, o asfalto absorve os raios solares, contribuindo para a elevação da temperatura nos centros urbanos, onde a poluição dificulta a dispersão do calor.
VER MAIS