Você conhece o método de produção dos ladrilhos hidráulicos?

Você conhece o método de produção dos ladrilhos hidráulicos?

16.01.2017 | por: Tetracon

Blog

Você conhece o método de produção dos ladrilhos hidráulicos?

O ladrilho hidráulico, cujas primeiras referências de uso remontam ao ano de 1857, vem ganhando cada vez mais espaço como material de acabamento em projetos de decoração, conferindo charme e um ar cool aos ambientes onde é utilizado.

A versatilidade de cores e modelos permite a criação de diversos tipos de ambientes, desde aqueles com decoração mais rústica e aconchegante até ambientes de estilo mediterrâneo, inglês ou contemporâneo.

Produzido artesanalmente até os dias de hoje, é uma ótima opção para aqueles que não têm medo de ousar na decoração, podendo ser utilizado em salas, cozinhas, varandas, halls, etc. Conheça mais sobre a história do ladrilho hidráulico e entenda como ele é produzido:

História do ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico foi apresentado pela primeira vez na Exposição Universal de 1867, em Paris, pela empresa Garret, Rivet i Cia, como material de revestimento, substituindo a cerâmica com um processo de produção que não precisava de cozimento.

As peças, solidificadas através de prensas, popularizaram-se nos países mediterrâneos e nos mercados da Inglaterra e da Rússia.

Com a criação do azulejo, cuja produção é mais rápida e, portanto, mais interessante comercialmente, o ladrilho hidráulico perdeu força a partir da década de 60.

Com o passar do tempo, passou a ser utilizado mais como material decorativo, do que de revestimento propriamente dito e vem se destacando novamente nos projetos de decoração contemporâneos.

Método de produção do ladrilho hidráulico

O processo de produção do ladrilho hidráulico é 100% artesanal: em média uma pessoa consegue produzir 120 peças por dia, caso não apresentem muitos detalhes.

Sua base é feita a partir de cimento e pó de pedra e a parte superior, decorada, recebe cimento branco, pó de mármore e pigmento de diferentes cores. Entenda o processo de produção:

  1. O primeiro passo é a limpeza e lubrificação das fôrmas com um produto desmoldante. Em seguida, é colocado um quadro para fechar a morda e o molde com o desenho.
  2. Nos espaços do molde, é colocado cimento branco, pó de mármore e pigmento, de acordo com o modelo padrão de desenho.
  3. Sobre a mistura colorida é colocado pó de pedra e cimento, responsáveis por sugar a umidade.
  4. Passa-se, então, uma régua para regularizar a altura e ai a fôrma é tampada e prensada.
  5. Após a prensa, é realizada a desforma do ladrilho, utilizando um ladrilho antigo como apoio.
  6. Os ladrilhos desenformados são armazenados em prateleiras e descansam de um dia para o outro.
  7. Em seguida, a peça é levada a um tanque de água para a cura do cimento, o que leva em média 12 horas.
  8. O período de secagem após o tanque pode variar de 7 a 15 dias.

Ladrilho hidráulico na decoração

Para garantir um bom resultado na aplicação de ladrilhos hidráulicos em projetos de decoração é importante considerar um espaçamento de 1 a 1,5mm entre as peças e nivelar a altura destas na instalação, já que podem apresentar variações de tamanho.

A instalação é feita sobre argamassa, utilizando-se um pano para a aplicação, de forma a proteger a peça. Após a aplicação, o ladrilho hidráulico recebe ainda resina sobre sua superfície e é calafetado com pó de rejunte.

Uma das vantagens deste material para a decoração, além da versatilidade e da criatividade, é a facilidade de manutenção: a limpeza deve utilizar apenas água e sabão.

Além disso, é interessante aplicar cera líquida incolor dissolvida em água a cada 15 dias, de forma a conservar e dar brilho à peça.

Você já conhecia o método de produção artesanal do ladrilho hidráulico? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo