estruturas-pre-moldadas-de-concreto-827x433
22 • JUNHO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Quais normas devem ser cumpridas na fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto?

Há anos, a pré-fabricação de estruturas de concreto já faz parte da realidade da construção civil brasileira. O processo industrializado possibilita a utilização de técnicas mais eficientes e racionais, trazendo para a obra diversas vantagens no que se refere à produtividade, tempo e orçamento.

Além disso, os sistemas, produzidos de acordo com as necessidades e particularidades de cada projeto, contribuem para reduzir os desperdícios em obras, bem como a geração de resíduos, e resultam, assim, em construções mais limpas e sustentáveis.

A indústria de pré-fabricados vem se desenvolvendo no Brasil nos últimos anos, no sentido de atender às demandas do setor da construção no que se refere a questões como

  • Eficiência;
  • Desempenho técnico;
  • Economia financeira;
  • Sustentabilidade etc.

Para tal, é exigido, dessas indústrias, um rigoroso controle de qualidade, quando o assunto é o cumprimento das normas técnicas.

Conheça a NBR 9062 — Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado —, bem como outras normas importantes, e entenda a importância de contar com um fabricante que atue de acordo com seus requisitos.

A ABNT NBR 9062: Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado

A ABNT NBR 9062: Projeto e execução de estruturas de concreto foi desenvolvida em 1985, época em que novas tecnologias industriais foram introduzidas no setor da construção civil no Brasil.

Diante do desenvolvimento dessas tecnologias, a norma foi revisada, de forma a atender às demandas decorrentes da modernização do sistema produtivo de estruturas pré-moldadas.

A NBR 9062 é a principal norma a ser atendida pelos sistemas pré-fabricados e determina os requisitos para o desenvolvimento de projetos, a execução e o controle de estruturas pré-moldadas de concreto armado ou protendido.

Selo de qualidade ABCIC

A Associação Brasileira da Construção Industrializada em Concreto (ABIC) foi criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos sistemas pré-fabricados no mercado da construção no Brasil.

O Selo de Excelência ABCIC — selo de qualidade criado pela Associação — visa avaliar e classificar os procedimentos realizados na produção de estruturas pré-fabricadas, com base na qualidade de procedimentos como:

  • O recebimento e a armazenagem da matéria prima;
  • A produção e a montagem dos elementos pré-moldados;
  • A gestão ambiental;
  • A segurança dos trabalhadores etc.

Outras normas técnicas

Além da ABNT NBR 9062, outras normas são fundamentais para a qualidade da produção de estruturas pré-fabricadas. São elas:

  • ABNT NBR 12655 – Concreto Preparo, controle e recebimento, para oconcreto utilizado na produção dos sistemas
  • ABNT NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto, para os métodos de fabricação.

As tolerâncias dimensionais — pequenas variações que podem ocorrer entre as peças devido ao seu processo de fabricação ou à sua forma — são utilizadas no canteiro de obras, e devem ser consideradas pelo projetista desde o início da concepção do sistema estrutural.

Essas tolerâncias podem ocorrer na forma de variações nas:

  • Dimensões;
  • Superfícies não planas;
  • Seções não ortogonais;
  • Variações de curvatura etc.

Os valores de tolerância para as peças devem ser discutidos com o fabricante com o máximo de antecedência possível, podendo também ser verificados em catálogos, manuais de associações de pré-moldados e nas normas técnicas já citadas.

A racionalidade, a eficiência e a redução do tempo de construção proporcionadas à obra pela utilização de estruturas pré-moldadas dependem do controle de qualidade adotado pelo fabricante sua na execução.

É fundamental que o fabricante das estruturas atue de acordo com as normas técnicas que regem a atividade para:

  • Garantir as vantagens que a utilização desse sistema construtivo pode trazer;
  • Proporcionar qualidade à obra, com relação a seu desempenho técnico, segurança e sustentabilidade.

Assim, antes de fechar um contrato, consulte as certificações da indústria responsável pela fabricação das peças e se certifique de que ela trabalha em conformidade com as normas técnicas e recomendações de associações nacionais e internacionais.

Você já conhecia as normas técnicas que devem ser cumpridas na fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
porcelanato-ladrilho-hidraulico-827x433

Ladrilhos hidráulicos: da origem aos dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…

VER MAIS
Tetracon-Ecotelha-827x433

Pesquisadores criam ecotelha composta por juta e malva

Já faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser assunto para poucos e se tornou preocupação de muitos, mas ainda há um logo caminho a ser trilhado no sentido de produzir cada vez mais produtos ecológicos.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS