Há anos, a pré-fabricação de estruturas de concreto já faz parte da realidade da construção civil brasileira. O processo industrializado possibilita a utilização de técnicas mais eficientes e racionais, trazendo para a obra diversas vantagens no que se refere à produtividade, tempo e orçamento.
Além disso, os sistemas, produzidos de acordo com as necessidades e particularidades de cada projeto, contribuem para reduzir os desperdícios em obras, bem como a geração de resíduos, e resultam, assim, em construções mais limpas e sustentáveis.
A indústria de pré-fabricados vem se desenvolvendo no Brasil nos últimos anos, no sentido de atender às demandas do setor da construção no que se refere a questões como
Para tal, é exigido, dessas indústrias, um rigoroso controle de qualidade, quando o assunto é o cumprimento das normas técnicas.
Conheça a NBR 9062 — Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado —, bem como outras normas importantes, e entenda a importância de contar com um fabricante que atue de acordo com seus requisitos.
A ABNT NBR 9062: Projeto e execução de estruturas de concreto foi desenvolvida em 1985, época em que novas tecnologias industriais foram introduzidas no setor da construção civil no Brasil.
Diante do desenvolvimento dessas tecnologias, a norma foi revisada, de forma a atender às demandas decorrentes da modernização do sistema produtivo de estruturas pré-moldadas.
A NBR 9062 é a principal norma a ser atendida pelos sistemas pré-fabricados e determina os requisitos para o desenvolvimento de projetos, a execução e o controle de estruturas pré-moldadas de concreto armado ou protendido.
A Associação Brasileira da Construção Industrializada em Concreto (ABIC) foi criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos sistemas pré-fabricados no mercado da construção no Brasil.
O Selo de Excelência ABCIC — selo de qualidade criado pela Associação — visa avaliar e classificar os procedimentos realizados na produção de estruturas pré-fabricadas, com base na qualidade de procedimentos como:
Além da ABNT NBR 9062, outras normas são fundamentais para a qualidade da produção de estruturas pré-fabricadas. São elas:
As tolerâncias dimensionais — pequenas variações que podem ocorrer entre as peças devido ao seu processo de fabricação ou à sua forma — são utilizadas no canteiro de obras, e devem ser consideradas pelo projetista desde o início da concepção do sistema estrutural.
Essas tolerâncias podem ocorrer na forma de variações nas:
Os valores de tolerância para as peças devem ser discutidos com o fabricante com o máximo de antecedência possível, podendo também ser verificados em catálogos, manuais de associações de pré-moldados e nas normas técnicas já citadas.
A racionalidade, a eficiência e a redução do tempo de construção proporcionadas à obra pela utilização de estruturas pré-moldadas dependem do controle de qualidade adotado pelo fabricante sua na execução.
É fundamental que o fabricante das estruturas atue de acordo com as normas técnicas que regem a atividade para:
Assim, antes de fechar um contrato, consulte as certificações da indústria responsável pela fabricação das peças e se certifique de que ela trabalha em conformidade com as normas técnicas e recomendações de associações nacionais e internacionais.
Você já conhecia as normas técnicas que devem ser cumpridas na fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.
VER MAISCom origens que remontam às cidades da Antiguidade, os pavimentos intertravados vêm se desenvolvendo paralelamente à indústria da construção civil, visando soluções que contribuam para a realização de obras mais rápidas…
VER MAISNo ramo da construção civil, a brita sempre foi um material indispensável na fabricação de concretos, no assentamento de rodovias e na edificação de empreendimentos comerciais e habitacionais.
VER MAISAs consequências do amplo uso desse material são claras nas grandes cidades: devido à sua cor escura, o asfalto absorve os raios solares, contribuindo para a elevação da temperatura nos centros urbanos, onde a poluição dificulta a dispersão do calor.
VER MAIS