tipos-de-brita-827x433
14 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Conheça os principais tipos de brita utilizados na construção civil

Devido à sua grande variedade, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) decidiu elaborar a NBR 7525, que classifica os tipos de brita de acordo com o seu tamanho. A seguir, conheça os tipos de brita especificados por essa norma e suas respectivas finalidades.

No ramo da construção civil, a brita sempre foi um material indispensável na fabricação de concretos, no assentamento de rodovias e na edificação de empreendimentos comerciais e habitacionais.

Ela é produzida a partir de fragmentos de rochas maiores extraídas de pedreiras através de processos de perfuração ou explosão. E antes de chegar ao canteiro de obras, a brita passa por detalhado processo de qualificação industrial.

Hoje, quase não é possível detectar o desperdício de brita por parte de construtoras, usinas e concreteiras. Ela é usada integralmente nas estruturas onde faz-se necessária.

Confira:

Os principais tipos de brita

Pó de brita

O pó de brita, como o próprio nome já diz, é um tipo de brita com textura bastante fina. Por possuir uma malha de 5 mm (milímetros) e ser bastante fácil de moldar, ela é utilizada no calçamento de pisos pré-moldados e paralelos, fabricação de pré-moldados, confecção de argamassa para assentamento e emboço e também como estabilizador de solo.

Brita nº 0

A brita nº 0, também conhecida como ‘pedrisco’, possui uma malha de 12 mm. Por ser bem pequena, essa brita é muito utilizada na produção de vigas e vigotas, blocos de concreto para construção e fundação, lajes pré-molduradas, paralelepípedos de concreto moldados e também para a fabricação de blocos, tubos, bloquetes e manilhas.

Brita nº 1

Possui uma malha de 24 mm e é, sem dúvida, o tipo de brita mais utilizado pelas construtoras. Isso porque seu tamanho – o dobro da brita nº 0 – é perfeito para a produção de concreto para colunas, vigas e lages. Esse tipo de brita é utilizado, inclusive, em construções de grande porte, como prédios e espaços comerciais.

Brita nº 2

Quando as construtoras precisam de um concreto mais resistente, elas recorrem à brita nº 2. Isso porque ela possui uma de malha 30 mm, que a torna capaz de suportar o peso de uma infraestrutura muito pesada. Ela normalmente é utilizada na fabricação de concreto bruto e na construção de fundações e pisos de maior espessura.

Brita nº 3

A brita nº 3 tem uma malha de 38 mm e não é utilizada em obras gerais da construção civil, como a construção de prédios e residências. Por possuir dimensão maior, ela é aplicada em obras de aterramento, instalação de drenos e nivelamento de malhas ferroviárias. Essa brita também serve como reforço de subleito para rodovias de tráfego bastante intenso.

Brita nº 4 e 5

Esses dois tipos de brita tem malhas que variam entre 50 a 76 mm e 76 a 100 mm, respectivamente. Devido ao seu tamanho elevado, essas britas são aplicadas no reforço de subleito de pistas de tráfego intenso e lastros de ferrovias. Elas também podem ser utilizadas em fossas sépticas, sumidouros e ETEs (Estações de Tratamento de Esgotos).

Outros tipos de brita

Rachão

O rachão é um tipo de brita não classificado pela ABNT e é comercializado sem passar pelo processo de qualificação industrial. Ele é, basicamente, uma pedra bruta, obtida logo na primeira britagem na pedreira. Seu tamanho é adequado para manuseio e pode ser utilizado para a produção de calçamentos de ruas e concretos ciclópicos.

Bica Corrida

A bica corrida é outro tipo de brita sem classificação. Assim como o rachão, ela também é obtida logo na primeira britagem, sem passar por um processo de lavagem e separação por peneiramento. Ela é bastante aplicada em bases, sub-base de pavimentos e aterros e utilizada na regularização de áreas.

Quais desses tipos de brita você utiliza em suas obras? Em que etapas da construção as emprega? Conte para a gente nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Ciclovia-Holanda-Tetracon-827x433

Na Holanda, ciclovia produz energia a partir de luz solar

Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.

VER MAIS
paver-regeito-de-barragem-827x433

O que são e por que utilizar pavers de rejeito de barragem de minério de ferro

Com origens que remontam às cidades da Antiguidade, os pavimentos intertravados vêm se desenvolvendo paralelamente à indústria da construção civil, visando soluções que contribuam para a realização de obras mais rápidas…

VER MAIS
EPS-pode-contribuir-para-uma-construção-mais-sustentável-827x433

EPS pode contribuir para uma construção sustentável

O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido como isopor é um material que pode ser utilizado na construção civil e apresenta benefícios muito interessantes, principalmente por estarem ligados ao reaproveitamento de materiais…

VER MAIS
piso-intertravado-asfalto-827x433

Pavimento intertravado vira “asfalto ecológico”

As consequências do amplo uso desse material são claras nas grandes cidades: devido à sua cor escura, o asfalto absorve os raios solares, contribuindo para a elevação da temperatura nos centros urbanos, onde a poluição dificulta a dispersão do calor.

VER MAIS