tipos-de-brita-827x433
14 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Conheça os principais tipos de brita utilizados na construção civil

Devido à sua grande variedade, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) decidiu elaborar a NBR 7525, que classifica os tipos de brita de acordo com o seu tamanho. A seguir, conheça os tipos de brita especificados por essa norma e suas respectivas finalidades.

No ramo da construção civil, a brita sempre foi um material indispensável na fabricação de concretos, no assentamento de rodovias e na edificação de empreendimentos comerciais e habitacionais.

Ela é produzida a partir de fragmentos de rochas maiores extraídas de pedreiras através de processos de perfuração ou explosão. E antes de chegar ao canteiro de obras, a brita passa por detalhado processo de qualificação industrial.

Hoje, quase não é possível detectar o desperdício de brita por parte de construtoras, usinas e concreteiras. Ela é usada integralmente nas estruturas onde faz-se necessária.

Confira:

Os principais tipos de brita

Pó de brita

O pó de brita, como o próprio nome já diz, é um tipo de brita com textura bastante fina. Por possuir uma malha de 5 mm (milímetros) e ser bastante fácil de moldar, ela é utilizada no calçamento de pisos pré-moldados e paralelos, fabricação de pré-moldados, confecção de argamassa para assentamento e emboço e também como estabilizador de solo.

Brita nº 0

A brita nº 0, também conhecida como ‘pedrisco’, possui uma malha de 12 mm. Por ser bem pequena, essa brita é muito utilizada na produção de vigas e vigotas, blocos de concreto para construção e fundação, lajes pré-molduradas, paralelepípedos de concreto moldados e também para a fabricação de blocos, tubos, bloquetes e manilhas.

Brita nº 1

Possui uma malha de 24 mm e é, sem dúvida, o tipo de brita mais utilizado pelas construtoras. Isso porque seu tamanho – o dobro da brita nº 0 – é perfeito para a produção de concreto para colunas, vigas e lages. Esse tipo de brita é utilizado, inclusive, em construções de grande porte, como prédios e espaços comerciais.

Brita nº 2

Quando as construtoras precisam de um concreto mais resistente, elas recorrem à brita nº 2. Isso porque ela possui uma de malha 30 mm, que a torna capaz de suportar o peso de uma infraestrutura muito pesada. Ela normalmente é utilizada na fabricação de concreto bruto e na construção de fundações e pisos de maior espessura.

Brita nº 3

A brita nº 3 tem uma malha de 38 mm e não é utilizada em obras gerais da construção civil, como a construção de prédios e residências. Por possuir dimensão maior, ela é aplicada em obras de aterramento, instalação de drenos e nivelamento de malhas ferroviárias. Essa brita também serve como reforço de subleito para rodovias de tráfego bastante intenso.

Brita nº 4 e 5

Esses dois tipos de brita tem malhas que variam entre 50 a 76 mm e 76 a 100 mm, respectivamente. Devido ao seu tamanho elevado, essas britas são aplicadas no reforço de subleito de pistas de tráfego intenso e lastros de ferrovias. Elas também podem ser utilizadas em fossas sépticas, sumidouros e ETEs (Estações de Tratamento de Esgotos).

Outros tipos de brita

Rachão

O rachão é um tipo de brita não classificado pela ABNT e é comercializado sem passar pelo processo de qualificação industrial. Ele é, basicamente, uma pedra bruta, obtida logo na primeira britagem na pedreira. Seu tamanho é adequado para manuseio e pode ser utilizado para a produção de calçamentos de ruas e concretos ciclópicos.

Bica Corrida

A bica corrida é outro tipo de brita sem classificação. Assim como o rachão, ela também é obtida logo na primeira britagem, sem passar por um processo de lavagem e separação por peneiramento. Ela é bastante aplicada em bases, sub-base de pavimentos e aterros e utilizada na regularização de áreas.

Quais desses tipos de brita você utiliza em suas obras? Em que etapas da construção as emprega? Conte para a gente nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
porcelanato-ladrilho-hidraulico-827x433

Ladrilhos hidráulicos: da origem aos dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…

VER MAIS
Tetracon-Coleta-a-Vacuo-827x433

Conheça os detalhes do sistema de coleta de resíduos por sucção

Há décadas, a necessidade de se encontrar formas alternativas para a coleta de lixo convencional e minimizar os custos e os impactos ambientais dessa operação têm levado os pesquisadores a desenvolverem inúmeras tecnologias.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS