s Concreto pigmentado: várias opções de cores | Tetracon Concreto pigmentado: várias opções de cores | Tetracon
Concreto pigmentado: várias opções de cores

Concreto pigmentado: várias opções de cores

09.05.2017 | por: Tetracon

Blog

Concreto pigmentado: várias opções de cores

Quando o assunto é concreto, o que vem à mente da grande maioria das pessoas é a tonalidade acinzentada do material e o tom formal e mais rústico que ele confere ao projeto.

O que muitos não sabem, porém, é que o concreto não precisa necessariamente ser mantido em seu tom natural. Por meio do uso de pigmentos orgânicos e inorgânicos, é possível colorir esse material de construção de forma simples, em um processo de produção bastante semelhante ao do concreto comum.

A utilização do concreto colorido contribui para o efeito estético do projeto, tornando os ambientes mais atraentes e agregando valor à obra.

Se você quer saber como são produzidas peças de concreto pigmentadas e quais são as opções de cores disponíveis, confira algumas informações sobre o concreto pigmentado neste post!

Como são usados os pigmentos na construção civil?

Os pigmentos vêm ganhando cada vez mais espaço na construção civil, podendo ser utilizados para colorir argamassas, pavimentos e telhas, entre outros. Eles são substâncias que, quando adicionadas à composição do concreto, lhe conferem a coloração desejada, podendo ser orgânicos ou inorgânicos.

Os pigmentos orgânicos não passam por processo de sintetização e são produzidos a partir de substâncias naturais. Disponíveis em uma imensa variedade de cores, apresentam algumas desvantagens com relação aos pigmentos inorgânicos, mais utilizados na indústria da construção.

Por se tratarem de substâncias naturais, os pigmentos orgânicos são mais sensíveis aos efeitos de intempéries e da exposição aos raios ultravioleta.

Assim, as peças de concreto produzidas a partir da utilização de pigmentos inorgânicos possuem maior durabilidade, degradando com menor facilidade quando expostas ao sol.

Como são produzidos artefatos de concreto colorido?

O concreto pigmentado é produzido de forma semelhante ao concreto convencional. A diferença se dá no momento da mistura dos componentes secos, aos quais é adicionado o pigmento desejado. A porcentagem de pigmento a ser adicionada varia conforme as recomendações do fabricante e ao tom que se deseja atingir.

Para cores mais esmaecidas, recomenda-se a utilização de 1 a 2% de pigmento na massa do concreto, enquanto para tons mais fortes, de 8 a 10%. Ao longo do processo de produção é importante estar atento ao tempo de cura do concreto, cujas variações podem alterar a tonalidade do produto final.

Além disso, elementos em concreto poroso e com falhas de compactação costumam apresentar irregularidades na cor e na aparência da peça colorida.

Quais as tonalidades de concreto pigmentado disponíveis?

O óxido de ferro é um dos principais pigmentos utilizados para a confecção do concreto colorido. As cores e tonalidades disponíveis variam de acordo com a empresa fabricante do pigmento, sendo as principais cores disponíveis no mercado:

  • O branco;
  • O terracota;
  • O amarelo;
  • O vermelho;
  • O marrom;
  • O preto;
  • O azul;
  • O verde.

Os tons de azul e verde são obtidos pelo uso de óxidos de cromo e cobalto, que apresentam valores elevados e costumam ser usados somente em situações de projeto especiais.

O concreto pigmentado pode ser utilizado tanto na produção de elementos de revestimento quanto de elementos estruturais — como pilares e vigas, por exemplo. A pigmentação deve ser considerada no desenvolvimento do projeto arquitetônico e significa um considerável aumento ao custo da obra.

De acordo com especialistas, não há diferenças técnicas e de desempenho entre as peças convencionais e pigmentadas, de forma que a resistência do concreto não é afetada.

Você já conhecia as possibilidades de pigmentação do concreto? O que achou? Siga a Tetracon nas redes sociais e fique por dentro das novidades: seja nosso seguidor no Google + e no Facebook!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo