Piso-Drenante-Tetracon-1-827x433
18 • OUTUBRO • 2015 | POR: ADMINISTRADOR

Concreto Permeável: o que é? Quais são suas vantagens?

Mesmo que ainda incipiente no Brasil, a tecnologia do concreto permeável ou poroso, vem cada vez mais, sendo mais adotada por projetistas e construtores.

Sua extrema aceitação no mercado surge por ser uma alternativa viável e econômica para aumentar a permeabilidade dos terrenos em áreas submetidas a cargas reduzidas.

Utilizado principalmente para a pavimentação de vias para pedestres, estacionamentos, ciclovias e quadras poliesportivas, o concreto drenante apresenta diversas vantagens tanto com relação a seus aspectos construtivos quanto para o meio ambiente, já que permite a passagem das águas da chuva por sua superfície porosa.

Mas o que é, afinal, este material? Em que se difere do concreto convencional. E quais são suas vantagens?

 

O que é concreto permeável?

O sistema de concreto permeável é constituído por peças intertravadas de concreto poroso, projetadas para permitir a infiltração da água da chuva. A principal diferença que apresenta com relação ao concreto convencional é o seu índice de vazios: o concreto permeável é produzido a partir de material granular quase todo do mesmo tamanho, possibilitando um teor de vazios de 15 a 25%.

A limitação do teor dos finos no traço do concreto cria, portanto, poros interconectados que possibilitam que praticamente 100% da água seja infiltrada em sua estrutura.

O cálculo para o projeto de pavimentos em concreto drenante deve levar em consideração a resistência deste material e a quantidade de precipitações do local.

O material exige alguns cuidados com relação a sua especificação, bem como à instalação e manutenção do pavimento. Em contrapartida, apresenta diversas vantagens construtivas relacionadas à sua utilização, além de benefícios para o meio ambiente.

 

Quais são as vantagens do concreto permeável?

Melhor utilização da área construída

Dadas as exigências das legislações municipais relativas à permeabilidade dos terrenos, o concreto drenante é uma excelente solução para um melhor aproveitamento da área construída, permitindo que esta seja pavimentada, e, ainda assim, permeável.

A área construída com o concreto drenante pode assumir diversos usos, e apresenta maior conforto e segurança para os usuários, reduzindo a formação de poças de água e possibilitando maior aderência.

Redução de enxurradas e enchentes

Em áreas urbanas densamente ocupadas, a utilização de pavimentos permeáveis contribui para a diminuição do escoamento superficial no solo. Nos pavimentos convencionais, durante uma chuva, o volume de água a ser escoada aumenta rapidamente, demandando mais e mais do sistema de drenagem urbana.

A saturação deste sistema faz com que ocorram as enchentes e enchurradas em áreas urbanas. Os pavimentos de concreto drenante, por permitirem a infiltração da água através de sua superfície, fazem com que esta seja diretamente absorvida pelo solo, ou transportada através de sistemas auxiliares de drenagem, garantindo assim, que o sistema urbano de drenagem não seja sobrecarregado.

Filtragem da água e alimentação de aquíferos subterrâneos

A água infiltrada pelos pavimentos de concreto drenante é armazenada nas camadas inferiores, base e sub-base e pode ser conduzida ao lençol freático por meio de subleito.

Os poros do concreto atuam como filtro, impedindo que impurezas e metais pesados atinjam o lençol freático, garantindo a realimentação deste.

Benefícios financeiros

O sistema de piso em concreto permeável contribui para a redução dos gastos com o sistema de drenagem, permitindo a redução de suas dimensões.

O sistema de instalação como piso intertravado permite que seja dispensado o uso de cimento e argamassa de assentamento. Além disso, o material é reaproveitável, podendo ser reutilizado em caso de remoções e manutenções.

E você, já conhecia os pisos em concreto drenante? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Textil-Tetracon-827x433

Você já conhece as inovações do concreto têxtil?

O concreto armado é um dos sistemas construtivos mais utilizados em projetos de arquitetura e engenharia ao redor do mundo. Consiste basicamente na utilização de armaduras de aço associadas aos elementos estruturais em concreto…

VER MAIS
estruturas-pre-moldadas-de-concreto-827x433

Quais normas devem ser cumpridas na fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto?

Há anos, a pré-fabricação de estruturas de concreto já faz parte da realidade da construção civil brasileira. O processo industrializado possibilita a utilização de técnicas mais eficientes e racionais…

VER MAIS
tipos-de-brita-827x433

Conheça os principais tipos de brita utilizados na construção civil

No ramo da construção civil, a brita sempre foi um material indispensável na fabricação de concretos, no assentamento de rodovias e na edificação de empreendimentos comerciais e habitacionais.

VER MAIS
piso-intertravado-asfalto-827x433

Pavimento intertravado vira “asfalto ecológico”

As consequências do amplo uso desse material são claras nas grandes cidades: devido à sua cor escura, o asfalto absorve os raios solares, contribuindo para a elevação da temperatura nos centros urbanos, onde a poluição dificulta a dispersão do calor.

VER MAIS