Mesmo que ainda incipiente no Brasil, a tecnologia do concreto permeável ou poroso, vem cada vez mais, sendo mais adotada por projetistas e construtores.
Sua extrema aceitação no mercado surge por ser uma alternativa viável e econômica para aumentar a permeabilidade dos terrenos em áreas submetidas a cargas reduzidas.
Utilizado principalmente para a pavimentação de vias para pedestres, estacionamentos, ciclovias e quadras poliesportivas, o concreto drenante apresenta diversas vantagens tanto com relação a seus aspectos construtivos quanto para o meio ambiente, já que permite a passagem das águas da chuva por sua superfície porosa.
Mas o que é, afinal, este material? Em que se difere do concreto convencional. E quais são suas vantagens?
O sistema de concreto permeável é constituído por peças intertravadas de concreto poroso, projetadas para permitir a infiltração da água da chuva. A principal diferença que apresenta com relação ao concreto convencional é o seu índice de vazios: o concreto permeável é produzido a partir de material granular quase todo do mesmo tamanho, possibilitando um teor de vazios de 15 a 25%.
A limitação do teor dos finos no traço do concreto cria, portanto, poros interconectados que possibilitam que praticamente 100% da água seja infiltrada em sua estrutura.
O cálculo para o projeto de pavimentos em concreto drenante deve levar em consideração a resistência deste material e a quantidade de precipitações do local.
O material exige alguns cuidados com relação a sua especificação, bem como à instalação e manutenção do pavimento. Em contrapartida, apresenta diversas vantagens construtivas relacionadas à sua utilização, além de benefícios para o meio ambiente.
Dadas as exigências das legislações municipais relativas à permeabilidade dos terrenos, o concreto drenante é uma excelente solução para um melhor aproveitamento da área construída, permitindo que esta seja pavimentada, e, ainda assim, permeável.
A área construída com o concreto drenante pode assumir diversos usos, e apresenta maior conforto e segurança para os usuários, reduzindo a formação de poças de água e possibilitando maior aderência.
Em áreas urbanas densamente ocupadas, a utilização de pavimentos permeáveis contribui para a diminuição do escoamento superficial no solo. Nos pavimentos convencionais, durante uma chuva, o volume de água a ser escoada aumenta rapidamente, demandando mais e mais do sistema de drenagem urbana.
A saturação deste sistema faz com que ocorram as enchentes e enchurradas em áreas urbanas. Os pavimentos de concreto drenante, por permitirem a infiltração da água através de sua superfície, fazem com que esta seja diretamente absorvida pelo solo, ou transportada através de sistemas auxiliares de drenagem, garantindo assim, que o sistema urbano de drenagem não seja sobrecarregado.
A água infiltrada pelos pavimentos de concreto drenante é armazenada nas camadas inferiores, base e sub-base e pode ser conduzida ao lençol freático por meio de subleito.
Os poros do concreto atuam como filtro, impedindo que impurezas e metais pesados atinjam o lençol freático, garantindo a realimentação deste.
O sistema de piso em concreto permeável contribui para a redução dos gastos com o sistema de drenagem, permitindo a redução de suas dimensões.
O sistema de instalação como piso intertravado permite que seja dispensado o uso de cimento e argamassa de assentamento. Além disso, o material é reaproveitável, podendo ser reutilizado em caso de remoções e manutenções.
E você, já conhecia os pisos em concreto drenante? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
Um olhar sobre os materiais da construção civil para minimizar o impacto ambiental é uma preocupação latente nos dias de hoje. A baixa emissão de carbono, uso eficiente dos recursos hídricos e sustentabilidade ambiental tornam-se uma mais-valia…
VER MAISQuando a obra vai se aproximando do fim, chega o momento de fazer os últimos serviços e entre eles está a calçada. Logicamente, enquanto há um tráfego intenso de máquinas…
VER MAISJá faz mais de 100 anos desde que o Canal do Panamá foi oficialmente inaugurado. Mas apesar de ser famosa no mundo inteiro, poucas pessoas sabem o motivo pelo qual essa imensa infraestrutura foi construída.
VER MAISA Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo, com entrega prevista para 2020, deve contar com 15,3km de extensão e 15 estações, conectando a região da Brasilândia, na Zona Norte da Cidade, com São Joaquim, na Zona Sul.
VER MAIS