empresa-fabricacao-blocos-827x433 (1)
01 • JUNHO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Por dentro de uma fábrica de blocos de concreto

Os blocos de concreto fazem parte do dia a dia de profissionais do setor da construção, sendo utilizados tanto como elementos estruturais quanto de vedação e revestimento de pisos na forma do paver.

Apesar disso, é comum que estes profissionais não conheçam o processo de fabricação destes blocos e as etapas que garantem que atinjam os requisitos de desempenho necessários.

A revista Prisma, em publicação de setembro de 2010, apresenta o processo de produção dos blocos de concreto, documentando-o com base em visitas a empresas.

Confira como funcionam as etapas desta produção, que difere entre as empresas em função, principalmente, dos equipamentos utilizados por cada uma.

Por dentro de uma fábrica: como são produzidos os blocos de concreto

Recebimento dos materiais

Os materiais são descarregados no pátio das indústrias. O cimento é entregue em carretas e estocado em silos metálicos, sendo liberado imediatamente para o uso.

Os agregados, por sua vez, chegam por meio de caminhão e são controlados através do processo de cubicagem – estimativa do valor de metros cúbicos do material recebido. Além disso, são encaminhados para o laboratório de forma a testar sua granulometria.

Dosagem dos materiais

Os agregados são conduzidos através de esteiras rolantes até os silos internos, equipados de balança digital para a dosagem dos materiais.

As proporções são definidas de acordo com as características desejadas para o bloco, considerando a umidade dos agregados. Os agregados recebem, então, a adição de água, aditivos e pigmento.

Pimentação do concreto

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o concreto não precisa ser necessariamente utilizado em sua tonalidade natural, acinzentada. O mercado oferece diferentes opções de pigmentos que podem ser utilizados para conferir cor ao concreto.

É importante para o processo de produção que sejam respeitadas as orientações do fabricante do pigmento, evitando comprometer a resistência do concreto com porcentagens de pigmento acima das recomendadas.

Transporte do concreto

O concreto é transportado para o misturador para que seja moldado. As empresas visitadas pela revista Prisma apresentaram diferentes tecnologias para a realização desta etapa.

As fábricas com tecnologias mais avançadas realizam a condução do concreto para o misturador por meio de carrinhos fixados a trilhos. Os equipamentos mais convencionais, por sua vez, se utilizam de esteiras para realizar este transporte.

Moldagem

A compactação do concreto é realizada por vibração ou prensagem, sendo o formato dos blocos definido pelo molde instalado na máquina. A etapa de moldagem exige um ajuste cuidadoso entre a fôrma e o pente, de forma a garantir a precisão dimensional nas peças.

Pelas esteiras rolantes, os produtos aprovados com relação às dimensões são encaminhados para o finger, equipamento eletrônico em plataformas elevatórias que direciona os blocos para as câmaras de cura.

Cura

No processo de cura das fábricas de blocos de concreto visitadas pela revista Prisma, os blocos são submetidos ao vapor durante três ou quatro horas. O processo evita que o concreto perca água durante a reação do cimento e ao longo da cura.

Os blocos são encaminhados para a cura e, então, seguem automaticamente para a paletização. O processo envolve também a realização de um controle tecnológico, com testes de resistência e compressão, inspeções de precisão dimensional, acabamento, espessura, tonalidade e integridade.

Você já conhecia o processo de fabricação dos blocos de concreto? Conte para a gente nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Ciclovia-Holanda-Tetracon-827x433

Na Holanda, ciclovia produz energia a partir de luz solar

Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.

VER MAIS
estruturas-pre-moldadas-de-concreto-827x433

Quais normas devem ser cumpridas na fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto?

Há anos, a pré-fabricação de estruturas de concreto já faz parte da realidade da construção civil brasileira. O processo industrializado possibilita a utilização de técnicas mais eficientes e racionais…

VER MAIS
tipos-de-brita-827x433

Conheça os principais tipos de brita utilizados na construção civil

No ramo da construção civil, a brita sempre foi um material indispensável na fabricação de concretos, no assentamento de rodovias e na edificação de empreendimentos comerciais e habitacionais.

VER MAIS
piso-intertravado-asfalto-827x433

Pavimento intertravado vira “asfalto ecológico”

As consequências do amplo uso desse material são claras nas grandes cidades: devido à sua cor escura, o asfalto absorve os raios solares, contribuindo para a elevação da temperatura nos centros urbanos, onde a poluição dificulta a dispersão do calor.

VER MAIS