empresa-fabricacao-blocos-827x433 (1)
01 • JUNHO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Por dentro de uma fábrica de blocos de concreto

Os blocos de concreto fazem parte do dia a dia de profissionais do setor da construção, sendo utilizados tanto como elementos estruturais quanto de vedação e revestimento de pisos na forma do paver.

Apesar disso, é comum que estes profissionais não conheçam o processo de fabricação destes blocos e as etapas que garantem que atinjam os requisitos de desempenho necessários.

A revista Prisma, em publicação de setembro de 2010, apresenta o processo de produção dos blocos de concreto, documentando-o com base em visitas a empresas.

Confira como funcionam as etapas desta produção, que difere entre as empresas em função, principalmente, dos equipamentos utilizados por cada uma.

Por dentro de uma fábrica: como são produzidos os blocos de concreto

Recebimento dos materiais

Os materiais são descarregados no pátio das indústrias. O cimento é entregue em carretas e estocado em silos metálicos, sendo liberado imediatamente para o uso.

Os agregados, por sua vez, chegam por meio de caminhão e são controlados através do processo de cubicagem – estimativa do valor de metros cúbicos do material recebido. Além disso, são encaminhados para o laboratório de forma a testar sua granulometria.

Dosagem dos materiais

Os agregados são conduzidos através de esteiras rolantes até os silos internos, equipados de balança digital para a dosagem dos materiais.

As proporções são definidas de acordo com as características desejadas para o bloco, considerando a umidade dos agregados. Os agregados recebem, então, a adição de água, aditivos e pigmento.

Pimentação do concreto

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o concreto não precisa ser necessariamente utilizado em sua tonalidade natural, acinzentada. O mercado oferece diferentes opções de pigmentos que podem ser utilizados para conferir cor ao concreto.

É importante para o processo de produção que sejam respeitadas as orientações do fabricante do pigmento, evitando comprometer a resistência do concreto com porcentagens de pigmento acima das recomendadas.

Transporte do concreto

O concreto é transportado para o misturador para que seja moldado. As empresas visitadas pela revista Prisma apresentaram diferentes tecnologias para a realização desta etapa.

As fábricas com tecnologias mais avançadas realizam a condução do concreto para o misturador por meio de carrinhos fixados a trilhos. Os equipamentos mais convencionais, por sua vez, se utilizam de esteiras para realizar este transporte.

Moldagem

A compactação do concreto é realizada por vibração ou prensagem, sendo o formato dos blocos definido pelo molde instalado na máquina. A etapa de moldagem exige um ajuste cuidadoso entre a fôrma e o pente, de forma a garantir a precisão dimensional nas peças.

Pelas esteiras rolantes, os produtos aprovados com relação às dimensões são encaminhados para o finger, equipamento eletrônico em plataformas elevatórias que direciona os blocos para as câmaras de cura.

Cura

No processo de cura das fábricas de blocos de concreto visitadas pela revista Prisma, os blocos são submetidos ao vapor durante três ou quatro horas. O processo evita que o concreto perca água durante a reação do cimento e ao longo da cura.

Os blocos são encaminhados para a cura e, então, seguem automaticamente para a paletização. O processo envolve também a realização de um controle tecnológico, com testes de resistência e compressão, inspeções de precisão dimensional, acabamento, espessura, tonalidade e integridade.

Você já conhecia o processo de fabricação dos blocos de concreto? Conte para a gente nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Tetracon-Piso-Intertravado-Goiânia-Vantagens-1-827x433

10 vantagens do pavimento intertravado

Usado para obras viárias, calçadas, passeios, praças, pisos industriais e até mesmo pátios de aeroportos, o piso intertravado é um moderno substituto dos paralelepípedos.

VER MAIS
paver-siderurgia-827x433

Blocos para pavimentação com escória de siderurgia

Os pavimentos intertravados de concreto têm origem nos revestimentos em pedra, muito utilizados em Roma e na Mesopotâmia. Composto por pedras de concreto assentados sobre uma camada de areia…

VER MAIS
Sustentabilidade-na-Construção-Civil-827x433

Sustentabilidade na Construção Civil

O Brasil ainda é um dos recordistas em desperdício da construção civil, um erro que a maioria dos países desenvolvidos está conseguindo erradicar.

VER MAIS
concreto-drenante-provicetown-827x433

Concreto Drenante soluciona problema de contaminação do mar em Provincetown

O pavimento permeável vem ganhando cada vez mais espaço como solução de sustentabilidade para projetos urbanos. Podendo ser utilizado em áreas como pátios, estacionamentos, calçadas, ciclovias e vias de tráfego médio…

VER MAIS