pisograma-concregrama-827x433
20 • ABRIL • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Como instalar concregrama?

O concregrama — ou pisograma, como também é conhecido — é utilizado em áreas externas como solução de pavimentação para tráfego de veículos e pedestres.

Ele consiste em peças de concreto pré-fabricadas em formato de grelha, com vãos internos, dentro dos quais pode ser realizado o plantio de grama.

O concregrama vem ganhando força no mercado da construção civil nos últimos anos, contribuindo não somente para a proteção contra esmagamento de áreas de jardim, como também para garantir o aumento das áreas permeáveis em projetos de arquitetura, paisagismo e planejamento urbano.

A permeabilidade e é uma das principais características do concregrama; ecologicamente correto, o pavimento contribui para a redução de enchentes e enxurradas nas grandes cidades, facilitando o escoamento e a drenagem de águas pluviais em áreas de tráfego.

No artigo que preparamos, entenda algumas outras vantagens de se utilizar o pisograma e confira o passo a passo para a instalação desse sistema.

Por que utilizar o concregrama?

Efeito estético do concregrama

O concregrama é uma excelente solução para áreas externas que recebem tráfego de veículos e de pedestres, como estacionamentos ou corredores de passagem.

A grande vantagem da utilização desse revestimento é sua funcionalidade, evitando a formação de poças e o esmagamento da grama e facilitando o escoamento de água; mas um ponto positivo também é seu efeito estético.

O plantio de grama nos nichos das peças de concreto permite a criação de espaços verdes voltados para os mais diversos usos, concedendo mais beleza aos ambientes.

O mercado disponibiliza diferentes modelos e dimensões de peças que contribuem para a criação de composições criativas e diferenciadas no projeto de áreas externas.

Sustentabilidade

Além das já citadas características de permeabilidade que o concregrama confere à área onde é instalado, o material contribui para o desenvolvimento de projetos mais sustentáveis, por ser 100% reaproveitável. As peças podem ser facilmente removidas e reutilizadas no local ou em outras obras.

Além disso, sua utilização contribui para a redução do calor em áreas urbanas, pois as peças pouco absorvem os raios solares, principalmente em comparação com o asfalto.

Facilidade de instalação

A facilidade de instalação das peças de concregrama é uma de suas maiores vantagens. O seu assentamento pode ser realizado de forma simples, não exigindo utilizar ferramentas e equipamentos específicos, nem contratar mão de obra especializada.

Para explicar como é realizada essa instalação e quais os fatores a atentar, acompanhe o passo a passo abaixo para a instalação do concregrama:

Passo a passo – Como instalar concregrama?

1. Cercar a área

De forma a evitar que as peças de concregrama se desloquem durante o assentamento, a área onde serão instaladas deve ser cercada com tábuas de madeira antes de iniciar a instalação. Certifique-se de que elas estão firmes e alinhadas corretamente.

2. Preparar a área

Antes de iniciar a instalação, é importante preparar a área para o recebimento das peças. Utilize uma enxada para retirar o excesso de terra, uniformizando o terreno para a instalação.

Para compactar a terra antes de cobrir a área com areia, utilize um soquete.

3. Cobrir com areia

Após cercar e preparar devidamente a área para utilização do concregrama, ela deve ser recoberta com uma camada de areia, com cerca de 2 a 3 centímetros de espessura.

Espalhe a areia com uma colher de pedreiro e utilize uma régua de alumínio para finalizar o nivelamento, certificando-se de que a base está uniforme para o recebimento das peças.

4. Assentar as peças

As peças devem ser encaixadas a partir de uma das extremidades, com atenção à junção entre elas e ao alinhamento com relação à área delimitada.

Utilize um martelo de borracha para ajustar o nível das peças, garantindo uma superfície plana.

5. Plantar a grama

Os nichos das grelhas de concreto devem ser preenchidos com terra para receber as mudas de grama. Os vãos também podem receber peças de pavimento intertravado para a confecção de passeios de pedestre, por exemplo.

Para isso, é importante que sejam forrados com areia e que recebam, após a instalação das peças, uma camada de areia entre as peças, melhorando a aderência entre elas.

Para saber mais sobre concregrama e sobre outros temas relacionados a estruturas de concreto, acompanhe a Tetracon nas redes sociais! Estamos presentes no Google + e no Facebook.

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Poroso-Tetracon-827x433

Saiba mais sobre a NBR 16416 para pavimentos permeáveis de concreto

Publicada no início de agosto deste ano, os requisitos e procedimentos da NBR 16416 para pavimentos permeáveis de concreto estabelece os requisitos mínimos para o projeto, a especificação, a execução e a manutenção dos diferentes tipos de pavimentos permeáveis de concreto.

VER MAIS
moveis-de-bloco-de-cimento-827x433

Blocos de concreto: criatividade e economia na decoração

Apesar de vistos com certo preconceito por muitas pessoas, os blocos de concreto vêm conquistando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

VER MAIS
Tetracon-Ecotelha-827x433

Pesquisadores criam ecotelha composta por juta e malva

Já faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser assunto para poucos e se tornou preocupação de muitos, mas ainda há um logo caminho a ser trilhado no sentido de produzir cada vez mais produtos ecológicos.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS