pisograma-concregrama-827x433
20 • ABRIL • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Como instalar concregrama?

O concregrama — ou pisograma, como também é conhecido — é utilizado em áreas externas como solução de pavimentação para tráfego de veículos e pedestres.

Ele consiste em peças de concreto pré-fabricadas em formato de grelha, com vãos internos, dentro dos quais pode ser realizado o plantio de grama.

O concregrama vem ganhando força no mercado da construção civil nos últimos anos, contribuindo não somente para a proteção contra esmagamento de áreas de jardim, como também para garantir o aumento das áreas permeáveis em projetos de arquitetura, paisagismo e planejamento urbano.

A permeabilidade e é uma das principais características do concregrama; ecologicamente correto, o pavimento contribui para a redução de enchentes e enxurradas nas grandes cidades, facilitando o escoamento e a drenagem de águas pluviais em áreas de tráfego.

No artigo que preparamos, entenda algumas outras vantagens de se utilizar o pisograma e confira o passo a passo para a instalação desse sistema.

Por que utilizar o concregrama?

Efeito estético do concregrama

O concregrama é uma excelente solução para áreas externas que recebem tráfego de veículos e de pedestres, como estacionamentos ou corredores de passagem.

A grande vantagem da utilização desse revestimento é sua funcionalidade, evitando a formação de poças e o esmagamento da grama e facilitando o escoamento de água; mas um ponto positivo também é seu efeito estético.

O plantio de grama nos nichos das peças de concreto permite a criação de espaços verdes voltados para os mais diversos usos, concedendo mais beleza aos ambientes.

O mercado disponibiliza diferentes modelos e dimensões de peças que contribuem para a criação de composições criativas e diferenciadas no projeto de áreas externas.

Sustentabilidade

Além das já citadas características de permeabilidade que o concregrama confere à área onde é instalado, o material contribui para o desenvolvimento de projetos mais sustentáveis, por ser 100% reaproveitável. As peças podem ser facilmente removidas e reutilizadas no local ou em outras obras.

Além disso, sua utilização contribui para a redução do calor em áreas urbanas, pois as peças pouco absorvem os raios solares, principalmente em comparação com o asfalto.

Facilidade de instalação

A facilidade de instalação das peças de concregrama é uma de suas maiores vantagens. O seu assentamento pode ser realizado de forma simples, não exigindo utilizar ferramentas e equipamentos específicos, nem contratar mão de obra especializada.

Para explicar como é realizada essa instalação e quais os fatores a atentar, acompanhe o passo a passo abaixo para a instalação do concregrama:

Passo a passo – Como instalar concregrama?

1. Cercar a área

De forma a evitar que as peças de concregrama se desloquem durante o assentamento, a área onde serão instaladas deve ser cercada com tábuas de madeira antes de iniciar a instalação. Certifique-se de que elas estão firmes e alinhadas corretamente.

2. Preparar a área

Antes de iniciar a instalação, é importante preparar a área para o recebimento das peças. Utilize uma enxada para retirar o excesso de terra, uniformizando o terreno para a instalação.

Para compactar a terra antes de cobrir a área com areia, utilize um soquete.

3. Cobrir com areia

Após cercar e preparar devidamente a área para utilização do concregrama, ela deve ser recoberta com uma camada de areia, com cerca de 2 a 3 centímetros de espessura.

Espalhe a areia com uma colher de pedreiro e utilize uma régua de alumínio para finalizar o nivelamento, certificando-se de que a base está uniforme para o recebimento das peças.

4. Assentar as peças

As peças devem ser encaixadas a partir de uma das extremidades, com atenção à junção entre elas e ao alinhamento com relação à área delimitada.

Utilize um martelo de borracha para ajustar o nível das peças, garantindo uma superfície plana.

5. Plantar a grama

Os nichos das grelhas de concreto devem ser preenchidos com terra para receber as mudas de grama. Os vãos também podem receber peças de pavimento intertravado para a confecção de passeios de pedestre, por exemplo.

Para isso, é importante que sejam forrados com areia e que recebam, após a instalação das peças, uma camada de areia entre as peças, melhorando a aderência entre elas.

Para saber mais sobre concregrama e sobre outros temas relacionados a estruturas de concreto, acompanhe a Tetracon nas redes sociais! Estamos presentes no Google + e no Facebook.

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Tetracon-Piso-Intertravado-Goiânia-Vantagens-1-827x433

10 vantagens do pavimento intertravado

Usado para obras viárias, calçadas, passeios, praças, pisos industriais e até mesmo pátios de aeroportos, o piso intertravado é um moderno substituto dos paralelepípedos.

VER MAIS
pavimentadora-automatica-de-paver-827x433 (1)

Pavimentadora automática de paver

Diante da necessidade de se realizar obras cada vez maiores e em menores prazos, o setor da construção civil vem se desenvolvendo nos últimos anos de forma a acompanhar a evolução da indústria…

VER MAIS
ABNT-Tetracon-827x433

Compra de pisos intertravados de concreto de acordo com a NBR 9.781

Os pisos intertravados de concreto são uma excelente solução para a pavimentação de áreas externas como calçadas, ciclovias, vias públicas e de condomínios…

VER MAIS
olimpiadas-827x433

Uso de piso drenante nos estádios das Olimpíadas

Ao se candidatar para sediar os Jogos Olímpicos, tanto de inverno quanto de verão, as cidades devem apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) os princípios ambientais e de desenvolvimento sustentável que orientam o seu projeto.

VER MAIS