Composto por água, cimento e outros agregados, o concreto é o material mais utilizado na construção civil, tanto em sua forma simples quanto associado a armaduras.
Em sua forma simples, apresenta boa resistência à compressão, mas baixa resistência à tração. Precisa, assim, do uso de outros materiais para atender às exigências estruturais das construções.
Nos últimos anos, o concreto vem sendo objeto de pesquisa de diversas instituições ao redor do mundo, visando não somente melhorar seu desempenho técnico, mas também garantir a execução de obras mais rápidas e reduzir os impactos da construção civil no meio ambiente.
Conheça o ConFlexPave, o concreto flexível, desenvolvido em Cingapura!
Pesquisas realizadas pela Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, possibilitaram o desenvolvimento de um concreto flexível, com desempenho superior ao concreto convencional em diversos aspectos.
O ConFlexPave surgiu a partir de análises em escala microscópica da interação entre os componentes do concreto. O conhecimento do material nesse nível de detalhe permitiu aos pesquisados selecionar os componentes da mistura, desenvolvendo usos mais flexíveis.
Com a adição de polímeros à mistura do concreto, o concreto flexível é duas vezes mais resistente e durável que o convencional, mais pesado, quebradiço e menos resistente à tensão.
O desenvolvimento do concreto flexível traz diversas inovações à indústria da construção civil, permitindo a criação de estruturas pré-fabricadas mais leves e com menor espessura, reduzindo o tempo de obra na construção de lajes e obras de infraestrutura.
Além de um melhor desempenho técnico no que se refere às questões de resistência e durabilidade, o concreto flexível desenvolvido em Cingapura é mais sustentável, exigindo menos procedimentos de manutenção ao longo de sua vida útil.
A utilização deste concreto contribui, ainda, para a segurança da obra, em casos de sobrecarga ou abalos sísmicos. A flexibilidade do material permite que ele estire e se recupere integralmente sem quebrar.
Tal propriedade é especialmente interessante para grandes obras de infraestrutura, como pontes e viadutos, permitindo o estiramento da estrutura sem risco de quebra.
O ConFlexPave foi testado em nos laboratórios da Universidade Tecnológica de Nanyang na forma de placas pequenas. A ideia é que sejam desenvolvidos modelos maiores para testar o material nos próximos anos, aplicando-o também em projetos públicos de infraestrutura.
Por meio da colaboração com outras universidades para o desenvolvimento das pesquisas, pretende-se que o material seja usado como solução de ponta para enfrentar os desafios de Cingapura nos setores públicos e privado da construção.
O desenvolvimento da tecnologia e as pesquisas voltadas para os materiais de construção devem, nos próximos anos, contribuir para que o setor da construção civil se desenvolva de forma cada vez mais eficiente e sustentável, com iniciativas como o concreto flexível.
Você já conhecia o concreto flexível? O que achou deste novo material? Para acompanhar notícias sobre concreto e sustentabilidade na construção civil, fique de olho na fanpage da Tetracon no Facebook!
Com o crescimento da densidade de edifícios nos grandes centros urbanos, hoje podemos dizer que o número de jardins também está em ascensão – literalmente.
VER MAISDiante da necessidade de se realizar obras cada vez maiores e em menores prazos, o setor da construção civil vem se desenvolvendo nos últimos anos de forma a acompanhar a evolução da indústria…
VER MAISOs pisos intertravados de concreto são uma excelente solução para a pavimentação de áreas externas como calçadas, ciclovias, vias públicas e de condomínios…
VER MAISAo se candidatar para sediar os Jogos Olímpicos, tanto de inverno quanto de verão, as cidades devem apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) os princípios ambientais e de desenvolvimento sustentável que orientam o seu projeto.
VER MAIS