s Blocos de concreto sustentáveis | Tetracon - Pisos intertravados Blocos de concreto sustentáveis | Tetracon - Pisos intertravados
Blocos de concreto sustentáveis

Blocos de concreto sustentáveis

18.05.2017 | por: Tetracon

Blog

Blocos de concreto sustentáveis

Composto por água, cimento e outros agregados, o concreto é o material mais utilizado na construção civil, tanto em sua forma simples quanto associado a armaduras.

Em sua forma simples, apresenta boa resistência à compressão, mas baixa resistência à tração. Precisa, assim, do uso de outros materiais para atender às exigências estruturais das construções.

Nos últimos anos, o concreto vem sendo objeto de pesquisa de diversas instituições ao redor do mundo, visando não somente melhorar seu desempenho técnico, mas também garantir a execução de obras mais rápidas e reduzir os impactos da construção civil no meio ambiente.

Conheça o ConFlexPave, o concreto flexível, desenvolvido em Cingapura!

Concreto flexível tem mais resistência e durabilidade

Pesquisas realizadas pela Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, possibilitaram o desenvolvimento de um concreto flexível, com desempenho superior ao concreto convencional em diversos aspectos.

O ConFlexPave surgiu a partir de análises em escala microscópica da interação entre os componentes do concreto. O conhecimento do material nesse nível de detalhe permitiu aos pesquisados selecionar os componentes da mistura, desenvolvendo usos mais flexíveis.

Com a adição de polímeros à mistura do concreto, o concreto flexível é duas vezes mais resistente e durável que o convencional, mais pesado, quebradiço e menos resistente à tensão.

Concreto flexível e as inovações no canteiro de obras

O desenvolvimento do concreto flexível traz diversas inovações à indústria da construção civil, permitindo a criação de estruturas pré-fabricadas mais leves e com menor espessura, reduzindo o tempo de obra na construção de lajes e obras de infraestrutura.

Além de um melhor desempenho técnico no que se refere às questões de resistência e durabilidade, o concreto flexível desenvolvido em Cingapura é mais sustentável, exigindo menos procedimentos de manutenção ao longo de sua vida útil.

A utilização deste concreto contribui, ainda, para a segurança da obra, em casos de sobrecarga ou abalos sísmicos. A flexibilidade do material permite que ele estire e se recupere integralmente sem quebrar.

Tal propriedade é especialmente interessante para grandes obras de infraestrutura, como pontes e viadutos, permitindo o estiramento da estrutura sem risco de quebra.

Possibilidades de uso do concreto flexível

O ConFlexPave foi testado em nos laboratórios da Universidade Tecnológica de Nanyang na forma de placas pequenas. A ideia é que sejam desenvolvidos modelos maiores para testar o material nos próximos anos, aplicando-o também em projetos públicos de infraestrutura.

Por meio da colaboração com outras universidades para o desenvolvimento das pesquisas, pretende-se que o material seja usado como solução de ponta para enfrentar os desafios de Cingapura nos setores públicos e privado da construção.

O desenvolvimento da tecnologia e as pesquisas voltadas para os materiais de construção devem, nos próximos anos, contribuir para que o setor da construção civil se desenvolva de forma cada vez mais eficiente e sustentável, com iniciativas como o concreto flexível.

Você já conhecia o concreto flexível? O que achou deste novo material? Para acompanhar notícias sobre concreto e sustentabilidade na construção civil, fique de olho na fanpage da Tetracon no Facebook!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo