sofa-blocos-de-concreto-na-sala-1-827x433
17 • NOVEMBRO • 2015 | POR: ADMINISTRADOR

Blocos de concreto na decoração da sua casa: uma alternativa sustentável e econômica

Uma das grandes vantagens de você mesmo decorar os ambientes da sua casa, do quarto à sala, é poder soltar a criatividade, que pode ser explorada ao máximo para conquistar os resultados esperados. Que tal unir isso a uma forma sustentável, econômica e moderna para criar móveis e adaptar espaços?

Os blocos de concreto, os mesmos usados na construção, podem conquistar espaço na decoração da sua casa de forma funcional e ainda dar um ar moderno e arrojado para os seus ambientes. Quer saber como? Preparamos 4 dicas para você colocar em prática. Confira.

Blocos de concreto no jardim

Se você tem uma casa com um jardim pequeno, ou até mesmo apartamento com varanda, e não quer abrir mão de ter um espaço verde, a dica é usar os blocos de concreto como vasos para pequenas plantas e ervas, como os temperos. Se você quiser, pode organizá-los um em cima do outro, intercalando a sua posição de forma a criar uma verdadeira composição de vasos e plantas. Os blocos podem ainda ser pintados, deixando o jardim ainda mais colorido. Além de ser uma forma econômica de aproveitamento do espaço, dá um efeito interessante, principalmente quando feito paralela aos muros.

Criatividade e economia: decoração com blocos de concreto

Blocos em estantes e mesas

Nos escritórios e nas salas, os blocos de concreto podem ser usados nas estantes. Intercale as prateleiras de madeira ou vidro com os blocos e crie móveis do tamanho que desejar. Uma dica é espaçar os blocos de forma diferente em cada andar da estante para personalizar ainda mais o seu ambiente.

Mesas de centro e laterais

Essa talvez seja a forma mais simples de criar móveis com blocos de concreto. Empilhe-os até que fiquem com o tamanho, largura e altura, que você deseja e pronto: você já tem uma mesa de centro ou lateral. Elas podem servir para apoiar objetos de decoração e luminárias, por exemplo, e, se quiser dar um acabamento diferenciado, coloque um tampo de vidro em cima. Dessa forma, os blocos de concreto e seus nichos funcionam como o pé das mesas.

Sofás e bancos com bloco de concreto

Você também pode fazer um sofá e bancos com blocos de concreto para ambientes externos, como piscina e jardim, ou até mesmo para a sua sala. Nesse caso, existem duas formas para montar o sofá ou banco. A primeira é parecida com as mesas de centro e canto, ou seja, você deve empilhar os blocos de cimento até terem o tamanho que desejar. Depois, coloque em cima da base uma almofada grande, como as futtons, revestida com o tecido que você escolher. Use almofadas menores, que sirvam como encosto e faça uma composição de cores e estampas.

Outra forma para fazer bancos ou sofás com os blocos de concreto é usando os nichos vazados como apoio para um estrado, como um verdadeiro quebra-cabeça. Empilhe-os nas laterais, como se fossem os pés do seu móvel, e em seguida encaixe as madeiras. Faça o assento e o encosto também com almofadas.

Aproveitar os blocos de concreto na decoração da sua casa é mais simples do que parece. Pensando em empilhá-los como base para outras estruturas, como no caso das mesas e sofás, você pode usá-los em todos os ambientes, com as mais diversas finalidades. Solte a sua imaginação e mãos à obra.

E aí, gostou dessas dicas? Ficou com vontade de tentar reaproveitar os blocos de concreto na sua casa? Conte pra gente pelos comentários.

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Permeável-Tetracon-1-1-827x433

Saiba mais sobre como surgiu o concreto permeável (e suas principais vantagens para a humanidade)

O concreto permeável vem sendo cada vez mais adotado em projetos de engenharia, arquitetura e paisagismo como alternativa para aumentar a permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas.

VER MAIS
bloco-sextavado-827x433 (1)

Como instalar o bloquete sextavado

O bloquete sextavado, em formato hexagonal, é muito utilizado como material para pavimentação de áreas de tráfego pesado, como pátios de transportadoras, vias internas de instalações industriais e estacionamentos.

VER MAIS
Como-Assentar-o-Piso-Intertravado-827x433 (1)

Veja nosso passo a passo da execução do pavimento intertravado

Na construção civil, opções práticas são muito valorizadas, pois permitem que o trabalho seja bem realizado sem atrasar os prazos de entrega da obra. Um exemplo destas opções práticas é o piso intertravado.

VER MAIS
blocos-de-concreto-827x433

Qual a diferença entre alvenaria estrutural e convencional?

A escolha do método construtivo depende de diversos fatores relacionados ao projeto técnico da edificação: topografia do terreno, projeto de arquitetura, tipo de solo, etc.

VER MAIS