Artefatos de cimento e concreto

Artefatos de cimento e concreto

18.01.2019 | por: Tetracon

Artefatos de Concreto

Artefatos de cimento e concreto

 

A indústria construção civil está em constante busca pelo desenvolvimento de novos materiais e tecnologias que possibilitem obras mais otimizadas, redução de custos e maior durabilidade. E os artefatos de cimento são um exemplo de como a industrialização pode contribuir para estes avanços.

 

O cimento é, sem dúvidas, um dos materiais mais utilizados na construção no mundo inteiro. Desde a fundação até as fases de acabamento, e nos mais diferentes tipos de obras. Portanto é importante entender os tipos de uso e aplicações mais adequadas nas variadas situações.

 

O que é artefato de cimento?

 

Artefatos de cimento são peças industrializadas feitas a partir do cimento como aglomerante, normalmente utilizados para funções não estruturais. Neste sentido, este o nome dado àquelas peças que são utilizadas como acabamento, revestimento e pavimentação.

 

Existe também o conceito de artefatos de concreto e não existe uma diferenciação clara para especificar os dois termos. Em linhas gerais, a argamassa – cimento, areia e água em diferentes traços – é utilizada para confecção dos artefatos de cimento; e o concreto – cimento, areia, água e brita – é utilizada para os artefatos de concreto.

 

Na prática, vemos que o termo artefato de concreto costuma ser utilizado para peças pré-fabricadas maiores, para uso estrutural, como vigas, lajes, postes, e pré-moldados em geral. E os artefatos de cimento são peças normalmente menores como fins não estruturais, como pisos intertravados, pavers, meio fio, canaletas e afins. Contudo, é possível encontrar situações que fogem à essa “regra”, dependendo da região do país.

 

No final das contas o que caracteriza um artefato de cimento e concreto é o fato de ser uma peça industrializada com a finalidade de otimizar o processo construtivo, trazendo os conceitos da indústria de padronização, maior durabilidade e resistência, e também facilitando os processos de instalação gerando menos resíduo e maior agilidade.

 

As vantagens dos artefatos de cimento

 

Os artefatos de cimento industrializados são uma alternativa para as situações de molde in-loco, bastante comuns nas obras. Toda vez que é preciso moldar e concretar um peça no local, algum ponto essencial pode acabar ficando comprometido, como por exemplo:

 

Padronização

 

Quando o concreto ou argamassa é moldado no local, não é possível garantir que todas as peças serão padronizadas, que cada traço terá a mesma relação de água-cimento, assim como os processos de cura podem ser diferentes.

Para fins estruturais, existe o risco de resistências características não serem atingidas, e para os artefatos de cimento, há o risco de haver diferentes espessuras, colorações, resistências à abrasão, maior índice de fissuras em certas peças.

Como as peças industrializadas são feitas em ambientes controlado, é possível garantir a padronização, uma vez que todas as etapas de produção são devidamente controladas.

 

Agilidade e rapidez

 

Este é um dos pontos mais importantes que diferenciam os artefatos de cimento industrializados dos moldados in loco. O tempo gasto para confecção de forma, preparo da argamassa, processo de cura, e desforma acaba sendo muito maior do que quando são utilizadas peças prontas.

Neste sentido, tão logo as peças são entregues ao local da obra, já podem ser iniciados os serviços de instalação. E em uma obra bem planejada, os esforços podem ser coordenados para que os pedidos sejam feitos previamente e as equipes de trabalho já preparadas para iniciar os serviços.

 

Resistência

 

Os artefatos industrializados são submetidos a diferentes testes para garantir que as resistências características foram atingidas. Nestes casos, é importante saber as resistências características à compressão (fck) e também a resistência à abrasão, que é a característica que define a durabilidade da peça.

Em um ambiente industrial é possível desenvolver traços específicos para cada tipo de utilização, e também garantir que os processo de cura e desforma serão respeitados e feitos conforme os procedimentos de norma.

 

 

Exemplos de artefatos de cimento e concreto

 

Pisos intertravados

 

Os pisos intertravados de concreto tem nomenclaturas distintas em diferentes regiões do país. São conhecidos comercialmente como paver, a leitura correta sendo “peiver”, mas também é possível encontrar nomes como bloquete, bloco, bloquinho, tijolinho, paralelepípedo.

 

O nome intertravado é pela forma de instalação deste tipo de piso, que não é feito com a argamassa colante como os pisos cerâmicos, por exemplo. As peças são colocadas sobre o substrato devidamente preparado, e o atrito lateral entre as peças é que faz o travamento. Este tipo de material é largamente utilizado em calçadas, estacionamentos, parques, garagens, pois é capaz de suportar desde tráfego leve de pessoas até o de veículos e máquinas pesadas.

 

Meio-fio

 

O meio-fio, também chamado de guia em determinadas regiões do Brasil, é um outro exemplo de artefato de cimento bastante utilizado. Durante muito tempo, o meio-fio foi feito por moldagem feita no local, com uma certa vantagem para desenhos e curvas mais específicos, e também pela produção pouco expressiva que acabava encarecendo o uso de meio-fio industrializado.

 

Atualmente como uma maior oferta, os custos acabam sendo mais competitivos, especialmente quando se leva em consideração a economia com a mão de obra para instalação, que é, logicamente, mais eficiente e rápida. Além de não haver necessidade de confecção de formas e todas as etapas da produção tradicional.

 

 

Concregrama

 

O concregrama é o nome dado ao piso em formato de colméia, em que é possível ter uma área de grama, permeável. É uma opção bastante utilizada por arquitetos, pois alia um visual diferenciado com a sustentabilidade de aumentar a área permeável.

 

O piso concregrama pode ser utilizado em estacionamentos, permitindo o tráfego de veículos leves e pesados, protegendo a área plantada do processo de compactação. A resistência deste tipo piso é alcançada devido ao processo de vibro-prensa, o mesmo que também é utilizado nos demais pisos intertravados.

 

A Tetracon é referência em artefatos de cimento e concreto, com sede em Goiânia e atendendo todo o restante do país. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Voltar

você também pode gostar destes artigos

13.06.2019 | por: Tetracon

Quais custos envolvidos na Instalação de Paver?

Leia mais
01.02.2019 | por: Tetracon

Os diferentes tipos de piso de concreto

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo