bolco-concreto-827x433
14 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Bloco de concreto x bloco cerâmico na alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é um dos sistemas construtivos mais antigos do mundo e apresenta, como principal característica, um único sistema de vedação e estrutura.

Isso quer dizer que as próprias paredes da edificação, construídas a partir de blocos ou tijolos, são capazes de suportar todas as suas cargas.

Dentre as vantagens deste sistema construtivo pode-se citar a redução de custos, a velocidade da construção, o desempenho tecnológico e a possibilidade de se executar as instalações prediais sem rasgos nas paredes.

Os blocos são os elementos mais importantes da alvenaria estrutural, uma vez que definem a resistência da estrutura e a coordenação modular de projetos de arquitetura e engenharia.

O mercado apresenta diversas opções de blocos e tijolos, com diferenças de dimensões, disposições dos furos, texturas e propriedades físicas e mecânicas.

Dentre estes, os blocos de concreto e os blocos cerâmicos são os mais utilizados na construção civil. Entenda as diferenças entre estes tipos de blocos:

Blocos cerâmicos

Os blocos cerâmicos são produzidos a partir da queima da argila em altíssimas temperaturas, o que garante a qualidade e a resistência das peças.

Uma das principais vantagens destes blocos é a leveza das peças, chegando a ser até 40% mais leves que os blocos de concreto, o que facilita seu manuseio no canteiro de obras, aumentando a produtividade.

Por outro lado, esta leveza significa que quebram com mais facilidade, o que pode trazer desperdícios e perdas para a obra.

Além de mais baratos que os blocos de concreto, apresentam propriedades físicas que garantem maior conforto térmico e acústico nas construções e são, devido às temperaturas mais baixas, amplamente utilizados no sul do país.

São também mais sustentáveis que os blocos de concreto, apresentando menor emissão de CO2 ao longo de seu ciclo de vida. As desvantagens da utilização dos blocos cerâmicos estão relacionadas à sua menor resistência mecânica e regularidade das peças.

Além disso, exigem a utilização de maiores quantidades de revestimento, uma vez que são menos aderentes à argamassa.

Blocos de concreto

Produzidos a partir de água, cimento, cal e agentes expansores, os blocos de concreto são produzidos em fôrmas, nas quais é colocada esta mistura de materiais.

As fôrmas passam por um equipamento de vibração e prensagem, e em seguida, pela cura, realizada dentro de câmaras de vapor, de forma a evitar fissuras.

A produção industrializada das peças faz com que estas apresentam tamanhos padrão e maior regularidade, permitindo que as paredes da obra sejam erguidas com mais agilidade e melhor alinhamento.

Os blocos de concreto apresentam como principal vantagem sobre os blocos cerâmicos sua resistência mecânica, sendo capazes de suportar todo o peso da construção sem a necessidade de vigas e pilares.

Além disso, permitem juntas de dilatação menores na construção, uma vez que se movimentam mais que os blocos cerâmicos. O peso destes blocos é uma de suas desvantagens, tornando seu manuseio no canteiro de obras mais complicado.

Também a questão ambiental é uma desvantagem: por apresentarem cimento em sua composição, os blocos de concreto têm maior impacto no meio ambiente.

Sua utilização permite, porém, a realização de obras mais rápidas e economia com relação aos revestimentos: uma camada de argamassa é suficiente e podem receber cerâmica diretamente sobre sua superfície.

Ao comprar blocos de concreto, é importante que o consumidor esteja atento às recomendações da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que indica através do selo ABCP marcas e fornecedores cujos produtos se adequam aos requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Você já conhecia as vantagens e desvantagens destes dois tipos de blocos? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Tetracon-Piso-Intertravado-Goiânia-Vantagens-1-827x433

10 vantagens do pavimento intertravado

Usado para obras viárias, calçadas, passeios, praças, pisos industriais e até mesmo pátios de aeroportos, o piso intertravado é um moderno substituto dos paralelepípedos.

VER MAIS
pavimentadora-automatica-de-paver-827x433 (1)

Pavimentadora automática de paver

Diante da necessidade de se realizar obras cada vez maiores e em menores prazos, o setor da construção civil vem se desenvolvendo nos últimos anos de forma a acompanhar a evolução da indústria…

VER MAIS
ABNT-Tetracon-827x433

Compra de pisos intertravados de concreto de acordo com a NBR 9.781

Os pisos intertravados de concreto são uma excelente solução para a pavimentação de áreas externas como calçadas, ciclovias, vias públicas e de condomínios…

VER MAIS
concreto-drenante-provicetown-827x433

Concreto Drenante soluciona problema de contaminação do mar em Provincetown

O pavimento permeável vem ganhando cada vez mais espaço como solução de sustentabilidade para projetos urbanos. Podendo ser utilizado em áreas como pátios, estacionamentos, calçadas, ciclovias e vias de tráfego médio…

VER MAIS