Piso-Tatil-827x433
27 • ABRIL • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

O que é piso tátil?

A acessibilidade é um tema que vem sendo discutido em diversas partes do mundo e tem ganhado força nos últimos anos como aspecto fundamental à arquitetura e ao planejamento das cidades.

Ela trata, basicamente, de oferecer — às pessoas com limitações físicas, deficiências motoras e intelectuais — condições para que se utilizem dos espaços e equipamentos da cidade e de suas edificações, garantindo-lhes segurança e conforto.

As cidades brasileiras ainda têm muito a melhorar com relação à acessibilidade para portadores de necessidades especiais, mas vêm se desenvolvendo cada vez mais desde 2004, ano de lançamento da norma técnica ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

A utilização do piso tátil faz parte deste desenvolvimento, contribuindo para a locomoção de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

Entenda o que é o piso tátil e qual a sua importância para a criação de espaços acessíveis, neste artigo sobre o tema.

O que é piso tátil?

O piso tátil consiste em um revestimento com texturas e cores diferenciadas, com formas em alto relevo que auxiliam o acesso e a locomoção de deficientes visuais. As peças funcionam em composição com o piso do local, destacando-se dele, de forma a oferecer orientação sobre o caminho a ser seguido.

O piso tátil foi desenvolvido no Japão, para aplicação em plataformas de trem e metrô e rapidamente atingiu a Europa, onde ganhou força como solução moderna, simples e econômica para a inclusão e o acesso de deficientes visuais.

As cores vibrantes dos pisos táteis — em contraste com o revestimento do piso — auxiliam pessoas com baixa visão, contribuindo para que identifiquem com mais facilidade o caminho a ser seguido.

O desenho do piso tátil deve fazer parte do layout de revestimento do pavimento, considerando a usabilidade do usuário, de forma sinalizar obstáculos e guiar o deficiente com a maior clareza possível. Para atingir esse objetivo, pode-se usar dois tipos de piso tátil:

Piso tátil direcional

Com faixas verticais paralelas em alto relevo, o piso tátil direcional tem como objetivo indicar o caminho que o deficiente visual deve percorrer, para acessar espaços como:

  • Elevadores;
  • Entradas de estabelecimentos;
  • Plataformas de metrô e ônibus etc.

É fundamental, portanto, que ele seja preenchido da melhor maneira possível, de forma a garantir a segurança do usuário. O piso tátil direcional não deve levar o usuário a caminhos fechados ou paredes, nem apresentar obstáculos ao longo de sua extensão.

Piso tátil de alerta

O piso tátil de alerta é utilizado para indicar a existência de um obstáculo à frente. Esse piso, também conhecido pelas “bolinhas” que marcam sua textura, é posicionado de forma transversal ao piso tátil direcionado, sinalizando obstáculos como, por exemplo:

  • Portas de elevadores;
  • Plataformas de metrô;
  • Entradas e saídas de estabelecimentos;
  • Escadas;
  • Catracas.

Com o fortalecimento das questões de acessibilidade na cidade e em suas edificações, cada vez mais empresas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos vêm investindo na utilização do piso tátil em suas dependências.

Ao optar pela instalação das peças, é importante estar atento à qualidade do material e também à sua resistência, tanto relativa a fatores climáticos, como a grandes movimentações de pedestres.

Sendo a acessibilidade um direito do cidadão, a utilização do piso tátil é indispensável, garantindo a locomoção, com segurança e a autonomia, de usuários com deficiência visual e baixa visão.

Você já sabia sobre a importância do piso tátil e a diferença entre os tipos disponíveis? Compartilhe este post em suas redes sociais e compartilhe o conhecimento!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
porcelanato-ladrilho-hidraulico-827x433

Ladrilhos hidráulicos: da origem aos dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…

VER MAIS
Tetracon-Coleta-a-Vacuo-827x433

Conheça os detalhes do sistema de coleta de resíduos por sucção

Há décadas, a necessidade de se encontrar formas alternativas para a coleta de lixo convencional e minimizar os custos e os impactos ambientais dessa operação têm levado os pesquisadores a desenvolverem inúmeras tecnologias.

VER MAIS
paver-qualidade-827x433

Reconheça um bom paver

No momento da escolha dos blocos a serem utilizados em pavimentos intertravados são comuns entre consumidores e projetistas dúvidas com relação aos produtos oferecidos no mercado.

VER MAIS