Pavimento intertravado vira “asfalto ecológico”

Pavimento intertravado vira “asfalto ecológico”

07.04.2017 | por: Tetracon

Blog

Pavimento intertravado vira “asfalto ecológico”

Derivado da destilação do petróleo, o asfalto é um material largamente utilizado no Brasil para a pavimentação de vias urbanas e rodovias.

As consequências do amplo uso desse material são claras nas grandes cidades: devido à sua cor escura, o asfalto absorve os raios solares, contribuindo para a elevação da temperatura nos centros urbanos, onde a poluição dificulta a dispersão do calor.

Além disso, a impermeabilização do solo asfaltado prejudica o escoamento de água, aumentando os riscos de enchentes e enxurradas.

Nesse contexto, o paver pré-fabricado de concreto vem ganhando cada vez mais força como alternativa ecológica à utilização do asfalto na pavimentação de vias.

Confira as vantagens que o paver apresenta sobre esse material e saiba por que o pavimento intertravado recebe a denominação de “asfalto ecológico”!

Pavimento intertravado para a pavimentação de vias

O pavimento intetravado de concreto ganhou espaço no mercado de construção brasileiro nas últimas décadas, sendo cada vez mais aplicado como solução de pavimentação em projetos de:

  • Praças;
  • Parques;
  • Calçadas;
  • Complexos esportivos;
  • Estacionamentos etc.

A tendência é, porém, que o material deixe as calçadas e áreas de baixo tráfego de veículos e ganhe as ruas, substituindo o asfalto em vias urbanas.

O pavimento intertravado, quando executado de forma correta, alcança um desempenho semelhante ao do asfalto na pavimentação de ruas, resistindo a movimentos verticais, horizontas e de rotação, e distribuindo as cargas de maneira uniforme.

Além do desempenho semelhante até mesmo no suporte a veículos pesados, o pavimento intertravado apresenta diversas outras vantagens sobre o asfalto.

Vantagens do pavimento intertravado de concreto

Economia

As obras de instalação do pavimento intertravado de concreto são mais simples e mais econômicas em comparação à aplicação do asfalto. Além disso, ele é mais durável e necessita de menos procedimentos de manutenção ao longo de sua vida útil.

Outra vantagem do paver é a rapidez de instalação, permitindo que o tráfego seja liberado logo após o assentamento das peças.

Manutenção

A manutenção de pavimentos intertravados em blocos de concreto é realizada de forma simples; as peças podem ser simplesmente removidas e substituídas em caso de quebra.

A facilidade de remoção e de reinstalação das peças contribui também para obras que exijam a passagem de novas tubulações de drenagem ou cabos elétricos.

Sustentabilidade

O pavimento intertravado de concreto consome menos energia em seu processo de fabricação do que o asfalto. Além disso, ele confere à obra diversos ganhos com relação ao meio ambiente, evitando a geração de resíduos e possibilitando economia com relação aos insumos para sua manutenção.

A permeabilidade é outra vantagem do pavimento intertravado, que contribui para a drenagem urbana permitindo o escoamento da água da chuva e minimizando os riscos de enchentes.

Pavimento intertravado: “asfalto ecológico”

Como você pode ver, o pavimento intertravado de concreto é realmente uma alternativa ecológica para a substituição do asfalto na pavimentação de vias.

É importante para tal, que os blocos sejam produzidos de acordo com as normas técnicas vigentes e que a instalação seja realizada corretamente, atentando-se para as contenções e o assentamento das peças.

A cidade de São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, teve, em 2010, seu centro histórico complemente destruído pelas fortes chuvas que atingiram a região e provocaram sérias enchentes.

As obras de reconstrução da cidade contaram com a utilização de pavimento intertravado em substituição ao asfalto nas vias, de forma a melhorar as condições de drenagem na cidade e evitar alagamentos.

Gostaria de ter um piso intertravado em casa ou empresa?
Clique aqui e faça um orçamento agora!

E você, já conhecia a aplicação do paver como substituto ao asfalto? O que achou? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo