O uso do piso intervalado no Brasil não é nenhuma novidade. Desde a década de 50 esse tipo de pavimento vem sendo amplamente utilizado em calçadas, praças, pisos industriais, portos e até aeroportos. Porém, quando se trata da cobertura de rodovias, os benefícios dos pisos intervalados ainda não pouco explorados por aqui.
Características como a resistência, a permeabilização do solo e a alta durabilidade garantiram popularidade aos pisos intervalados em diversos países do mundo, especialmente países em desenvolvimento.
Utilizar o piso intervalado na construção de rodovias traz vantagens como a facilidade de execução do projeto e geração de empregos, já que sua instalação requer mão de obra. Além disso, esse tipo de pavimento é flexível para diferentes tipos de projetos, uma vez que pode ser utilizado para qualquer nível de tráfego, desde os mais leves, até os mais pesados.
Para quem quer saber mais sobre o uso desses pisos em rodovias, o post de hoje traz alguns cases que mostram as vantagens para se optar pelos intervalados.
Desde 1980, o piso intervalado é a principal forma de cobertura de avenidas e corredores de tráfego urbano na África do Sul. A partir de 1990, o país iniciou o processo de cobertura de rodovias com piso intervalado, sendo as principais a Rodovia em Beñabela, Warmbaths com 14 km de extensão e a Rodovia 127, que liga Boston a Impedele em Kwazulu Natal, com 12 km de extensão. Outro projeto que também merece destaque é a rodovia pavimentada com intervalados ligando várias cidades ao centro industrial de Phuthditijhaba, em Qwa Qwa, a 300 km ao sul de Johannesburgo, com mais de 20 km de extensão.
Devido à boa capacidade de permeabilização do solo, os pisos intervalados foram considerados a cobertura ideal para uma rodovia que percorre 7 km de extensão na província de Guacaste. A rodovia faz parte do projeto de eco desenvolvimento Papagayo, localizado na costa do Pacífico e que corta uma floresta tropical semi úmida. A estrada construída representa o eixo de um grande projeto envolvendo hotéis de luxo com foco em turismo internacional. Sob a via, há uma rede de água potável, outra para irrigação, rede de coleta de esgotos e canais para telecomunicações por fibra ótica.
A questão da permeabilidade desse tipo de piso é uma das principais características que faz com que esse tipo de cobertura seja um diferencial em países tropicais, onde o índice de umidade costuma ser alto e as chuvas estão presentes o ano inteiro. Além de serem mais ecológicos, problemas como erosão e buracos típicos da cobertura de asfalto, simplesmente não ocorrem nesse pavimento. Se formos levar em consideração o gasto público para manutenção de buracos e o número de acidentes causadas por essas falhas no asfalto, considerar o uso de pisos intervalados nas rodovias é uma questão de prioridade.
Você já conhecia os benefícios do piso intervalado para rodovias? Conhece outros cases de sucesso com o uso desse pavimento? Deixe seus comentários abaixo!
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