O descarte do lixo produzido a partir das atividades humanas é um dos problemas ambientais mais discutidos atualmente. Todos os dias, milhões de toneladas de produtos são descartados em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, levando à questão: o que fazer com todo esse lixo?
Nesse contexto, iniciativas voltadas para a reutilização de materiais e a reciclagem dos resíduos descartados vêm ganhando força nas últimas décadas, atingindo também o setor da construção civil.
Visando o desenvolvimento de obras mais sustentáveis e ecologicamente corretas, uma pesquisa desenvolvida pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONICET), na Argentina, propõe a substituição da areia por resíduos de garrafa PET na construção de pavers e blocos de vedação.
Conheça os tijolos de garrafa PET e as vantagens de sua utilização na construção civil, lendo este artigo a respeito!
O projeto liderado pela arquiteta e pesquisadora do CONICET, Rosana Gaggino, propõe a utilização de embalagens PET descartáveis — moídas e transformadas em farelo — como substitutas à areia para a fabricação de bloquetes de concreto e blocos de vedação.
O processo de fabricação é bastante semelhante ao dos blocos de cimento convencionais, tendo apenas a areia substituída por partículas do tereftalato de polietileno (PET).
Além do cimento Portland, utilizado como ligante, é adicionada à massa um aditivo químico que contribui para a aderência entre as partículas de cimento ao plástico.
O peso das peças é uma das principais vantagens dos elementos produzidos a partir de embalagens PET. Os pavers pesam cerca de 1,4kg, menos da metade das peças de concreto convencional, que atingem aproximadamente 3kg.
A utilização de garrafas PET para a produção de blocos de vedação contribui, assim, para a construção de estruturas mais leves, com paredes mais finas e fundações reduzidas.
O isolamento térmico é uma das propriedades mais vantajosas da areia de PET; os blocos produzidos a partir desse material apresentam uma capacidade de isolamento 5 vezes maior que os blocos convencionais.
Assim, com paredes mais leves e econômicas, os projetos são capazes de atingir os requisitos de conforto térmico, garantindo a criação de ambientes mais refrescantes.
A utilização de garrafas PET para a produção de elementos construtivos em substituição aos pavers e blocos de concreto tradicionais retira da natureza milhões de garrafas PET que levariam centenas de anos para se decompor, garantindo maior sustentabilidade aos projetos.
A produção de cada bloco retira em média 20 garrafas do meio ambiente, constituindo uma alternativa de produção ecologicamente correta.
Além disso, ao ocupar o lugar da areia, as garras reduzem a quantidade de insumos e recursos naturais utilizados na construção, bem como os custos da obra.
O principal objetivo da pesquisa desenvolvida pelo CONICET, na Argentina, é a utilização dos pavers e blocos produzidos a partir das garrafas PET na construção de residências populares dentro do programa La Vivienda Econômica, semelhante ao Minha Casa, Minha Vida, do governo federal brasileiro.
A solução contribuiria, assim, não somente para reduzir o alarmante descarte de resíduos no país, mas também como alternativa mais econômica e de excelente desempenho para combater o déficit habitacional na Argentina.
Buscar a sustentabilidade em ações e projetos é, hoje, um diferencial competitivo para as empresas, em um momento em que se busca sempre empresas com consciência ecológica. Para saber mais a respeito, convidamos você a ler outro artigo que preparamos, sobre sustentabilidade na Construção Civil!
Uma descoberta italiana está no centro das discussões da arquitetura moderna que trilha o caminho da sustentabilidade. Trata-se de um novo tipo de concreto feito com resina plástica e que apresenta pequenas aberturas permitindo a entrada da claridade.
VER MAISO piso drenante vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de espaços públicos no Brasil. A utilização desse pavimento permeável contribui para a drenagem das águas pluviais nas grandes cidades…
VER MAISO piso intertravado de concreto, também conhecido como paver, vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de áreas externas. Consiste em peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, dispensando o uso de argamassa.
VER MAISO cimento é um dos materiais mais importantes para a construção civil e amplamente utilizado em diversas fases de obras de diferentes portes. Consiste em um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação da água.
VER MAIS