garrafa-pet-827x433
04 • MAIO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Garrafa PET melhora o desempenho térmico de tijolos

O descarte do lixo produzido a partir das atividades humanas é um dos problemas ambientais mais discutidos atualmente. Todos os dias, milhões de toneladas de produtos são descartados em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, levando à questão: o que fazer com todo esse lixo?

Nesse contexto, iniciativas voltadas para a reutilização de materiais e a reciclagem dos resíduos descartados vêm ganhando força nas últimas décadas, atingindo também o setor da construção civil.

Visando o desenvolvimento de obras mais sustentáveis e ecologicamente corretas, uma pesquisa desenvolvida pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONICET), na Argentina, propõe a substituição da areia por resíduos de garrafa PET na construção de pavers e blocos de vedação.

Conheça os tijolos de garrafa PET e as vantagens de sua utilização na construção civil, lendo este artigo a respeito!

O tijolo de garrafa PET

O projeto liderado pela arquiteta e pesquisadora do CONICET, Rosana Gaggino, propõe a utilização de embalagens PET descartáveis — moídas e transformadas em farelo — como substitutas à areia para a fabricação de bloquetes de concreto e blocos de vedação.

O processo de fabricação é bastante semelhante ao dos blocos de cimento convencionais, tendo apenas a areia substituída por partículas do tereftalato de polietileno (PET).

Além do cimento Portland, utilizado como ligante, é adicionada à massa um aditivo químico que contribui para a aderência entre as partículas de cimento ao plástico.

As vantagens do tijolo de garrafa PET

Obras mais leves

O peso das peças é uma das principais vantagens dos elementos produzidos a partir de embalagens PET. Os pavers pesam cerca de 1,4kg, menos da metade das peças de concreto convencional, que atingem aproximadamente 3kg.

A utilização de garrafas PET para a produção de blocos de vedação contribui, assim, para a construção de estruturas mais leves, com paredes mais finas e fundações reduzidas.

Isolamento térmico

O isolamento térmico é uma das propriedades mais vantajosas da areia de PET; os blocos produzidos a partir desse material apresentam uma capacidade de isolamento 5 vezes maior que os blocos convencionais.

Assim, com paredes mais leves e econômicas, os projetos são capazes de atingir os requisitos de conforto térmico, garantindo a criação de ambientes mais refrescantes.

Sustentabilidade

A utilização de garrafas PET para a produção de elementos construtivos em substituição aos pavers e blocos de concreto tradicionais retira da natureza milhões de garrafas PET que levariam centenas de anos para se decompor, garantindo maior sustentabilidade aos projetos.

A produção de cada bloco retira em média 20 garrafas do meio ambiente, constituindo uma alternativa de produção ecologicamente correta.

Além disso, ao ocupar o lugar da areia, as garras reduzem a quantidade de insumos e recursos naturais utilizados na construção, bem como os custos da obra.

A utilização em projetos de habitação de interesse social

O principal objetivo da pesquisa desenvolvida pelo CONICET, na Argentina, é a utilização dos pavers e blocos produzidos a partir das garrafas PET na construção de residências populares dentro do programa La Vivienda Econômica, semelhante ao Minha Casa, Minha Vida, do governo federal brasileiro.

A solução contribuiria, assim, não somente para reduzir o alarmante descarte de resíduos no país, mas também como alternativa mais econômica e de excelente desempenho para combater o déficit habitacional na Argentina.

Buscar a sustentabilidade em ações e projetos é, hoje, um diferencial competitivo para as empresas, em um momento em que se busca sempre empresas com consciência ecológica. Para saber mais a respeito, convidamos você a ler outro artigo que preparamos, sobre sustentabilidade na Construção Civil!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Ciclovia-Holanda-Tetracon-827x433

Na Holanda, ciclovia produz energia a partir de luz solar

Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.

VER MAIS
paver-regeito-de-barragem-827x433

O que são e por que utilizar pavers de rejeito de barragem de minério de ferro

Com origens que remontam às cidades da Antiguidade, os pavimentos intertravados vêm se desenvolvendo paralelamente à indústria da construção civil, visando soluções que contribuam para a realização de obras mais rápidas…

VER MAIS
EPS-pode-contribuir-para-uma-construção-mais-sustentável-827x433

EPS pode contribuir para uma construção sustentável

O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido como isopor é um material que pode ser utilizado na construção civil e apresenta benefícios muito interessantes, principalmente por estarem ligados ao reaproveitamento de materiais…

VER MAIS
lampadas-cultivam-plantas-827x433

Conheça a luminária que te permite criar plantas em lugares fechados

Com a vida cada vez mais centralizada nas partes urbanas da cidade, muitas vezes fica difícil ter um espaço reservado para usufruir dos elementos da natureza.

VER MAIS