Bloco-Verde-Santa-Catarina-827x433
01 • ABRIL • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

SUSTENTABILIDADE: Marisco vira agregado oficial de blocos de cimento

Um olhar sobre os materiais da construção civil para minimizar o impacto ambiental é uma preocupação latente nos dias de hoje. A baixa emissão de carbono, uso eficiente dos recursos hídricos e sustentabilidade ambiental tornam-se uma mais-valia dentro desse mercado. Dentro dessa proposta o estado de Santa Catarina se destaca como pioneiro na utilização de mariscos, mexilhões e outros moluscos para a fabricação de blocos verdes para a construção ou blocos ecológicos.

O projeto foi contemplado pelo Programa de Inovação das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina. Além do uso em blocos, as cascas das ostras podem ser usadas na fabricação de outros itens da construção civil, como pisos, ladrilhos e outros revestimentos.

Reaproveitamento ecologicamente correto

O Brasil produz 140 toneladas de lixo por dia, mas apenas dois por cento são reciclados. Por isso a enorme necessidade de reaproveitar o que é jogado fora. Para cada quilo de ostras e mexilhões consumidos, cinco quilos de cascas são jogados descartadas, um lixo que na maioria das vezes acaba voltando para o mar. O acúmulo desses resíduos, principalmente numa região que tem sedimentos lodosos, tem influência direta na fauna e na flora do local que acaba tendo que se readaptar ou acaba por atrair outras espécies animais para a região.

A matéria-prima obtida na produção de moluscos foi conseguida através de um acordo entre a Blocaus e a Fundação do Meio Ambiente do município de Florianópolis.

Processo de fabricação do bloco verde

A prefeitura é responsável por recolher os restos de maricultura e transportá-los para a empresa, onde são armazenados. As casacas passam por um processo de lavagem e dessalinização com o uso de uma betoneira. Após esse processo, são secadas ao sol. Após a secagem as cascas são acondicionadas para o processo de moagem.

As cascas moídas são usadas para fazer blocos de concreto e pavimento. O pó resultante dessa trituração substitui partes dos insumos na fabricação dos blocos como a areia e o cimento, que são grandes vilões do meio ambiente. As conchas moídas representam de vinte a trinta por cento dos blocos.

O tijolo prensado deve atender aos seguintes requisitos: ter estrutura compacta e uniforme, não possuir deformação, rachaduras ou bordas afiadas.

Vantagens do bloco verde

Os blocos verdes são mais resistentes que os blocos de concreto convencionais, mais leves, proporcionam um melhor isolamento acústico e absorvem até seis vezes menos umidade. Os blocos verdes também representam redução do preço total de uma construção: se comparado ao bloco convencional, o bloco verde chega a ser até oitenta por cento mais barato.

Os blocos podem ser usados ​​de várias maneiras, um exemplo é a pavimentação da estrada da Avenida Beira-Mar Norte em Florianópolis.

Matéria prima não deve faltar. Só a região de Santa Catarina responde hoje por cerca de setenta por cento da produção de ostras no país e produziu no ano passado oito toneladas de ostras e mexilhões.

E você? Já conhece o bloco verde? Qual é a sua opinião a respeito deste material? Comente com a gente!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Ciclovia-Holanda-Tetracon-827x433

Na Holanda, ciclovia produz energia a partir de luz solar

Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.

VER MAIS
estruturas-pre-moldadas-de-concreto-827x433

Quais normas devem ser cumpridas na fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto?

Há anos, a pré-fabricação de estruturas de concreto já faz parte da realidade da construção civil brasileira. O processo industrializado possibilita a utilização de técnicas mais eficientes e racionais…

VER MAIS
tipos-de-brita-827x433

Conheça os principais tipos de brita utilizados na construção civil

No ramo da construção civil, a brita sempre foi um material indispensável na fabricação de concretos, no assentamento de rodovias e na edificação de empreendimentos comerciais e habitacionais.

VER MAIS
piso-intertravado-asfalto-827x433

Pavimento intertravado vira “asfalto ecológico”

As consequências do amplo uso desse material são claras nas grandes cidades: devido à sua cor escura, o asfalto absorve os raios solares, contribuindo para a elevação da temperatura nos centros urbanos, onde a poluição dificulta a dispersão do calor.

VER MAIS