Utilizado nos Estados Unidos e em países europeus há mais de três décadas, o pavimento intertravado de concreto vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e paisagismo no Brasil.
Composto por blocos pré-fabricados é uma excelente solução para a pavimentação de espaços públicos como calçadas, ciclovias, praças e áreas de garagem, devido aos benefícios que apresenta com relação aos tradicionais, asfáltico ou em concreto comum.
Como o próprio nome sugere, os bloquetes de concreto são travados entre si, como um quebra-cabeça, e unidos por areia fina ou pó de pedra. As vantagens do pavimento intertravado, também conhecido como paver, vão desde a execução até a manutenção da área onde são instalados. Além disso, é uma solução segura, confortável, e ecologicamente correta. Entenda melhor as vantagens do piso intertravado de concreto:
Outro benefício dessa modalidade de piso é a dimensão e a qualidade das peças de concreto, as quais obedecem a padrões rigorosos de produção, de forma a garantir sua durabilidade e resistência. Os bloquetes intertravados resistem tanto ao tráfego de pessoas quanto de veículos e mantêm suas características estruturais por muitos anos. Outra vantagem em relação a outros modelos como asfalto, concreto comum e outros é: o piso intertravado de concreto possibilita a realização de uma obra rápida e a utilização imediata da área onde foi executado.
Assim, os blocos são assentados sobre uma camada de areia ou pó de pedra, sem a necessidade de ferramentas diferenciadas, maquinário ou mão de obra especializada. Além disso, não demanda tempo de secagem do material, nem acabamento superficial, de forma que o tráfego pode ser liberado imediatamente.
Para procedimentos de manutenção, o piso intertravado de concreto possibilita remoção parcial ou total do pavimento com facilidade, e o reaproveitamento das peças, sem perdas ou quebras, minimizando a geração de resíduos. Dada a quantidade de subsistemas de infraestrutura localizados sob a pavimentação nas grandes cidades (energia, gás, telefonia, etc.), este tipo de pavimento contribui de forma excepcional para a realização de procedimentos de manutenção em áreas públicas.
Os bloquetes de concreto podem ser encontrados nas mais diversas formas, dimensões, cores e texturas, possibilitando o desenvolvimento de composições personalizadas e padrões criativos de assentamento em projetos de arquitetura e paisagismo.
O piso intertravado de concreto é antiderrapante, garantindo a segurança do tráfego de pedestres, mesmo durante uma chuva. É, portanto, ideal para a instalação em áreas de aclives, declives e curvas, e contribui para a acessibilidade do local.
Devido às suas características de permeabilidade, os pavimentos intertravados de concreto atenuam os efeitos negativos da urbanização e da excessiva impermeabilização nas grandes cidades. O sistema apresenta capacidade de drenagem, permitindo a passagem da água da chuva, e reduzindo o escoamento superficial. Dessa forma, propicia uma desaceleração da chegada da água no sistema de drenagem urbana, diminuindo os riscos de enchentes.
Devido à sua tonalidade mais clara, os bloquetes de concreto aumentam a reflexão da luz solar em até 30%, quando comparados aos sistemas tradicionais de pavimentação. Esta característica permite que os espaços, uma vez instalados, economizem de forma expressiva o consumo de energia pública. A coloração clara faz ainda com que o pavimento absorva menos calor, possibilitando maior conforto térmico aos usuários e reduzindo o efeito de ilhas de calor nos centros urbanos.
O pavimento intertravado de concreto é uma ótima solução para os espaços de uso público dos mais diversos tipos de obras. Apesar de não exigir mão de obra especializada para sua instalação, é essencial consultar um profissional para a especificação e paginação das peças para o seu projeto. Conheça a Tetracon, empresa especializada em artefatos e estruturas pré-moldadas de concreto, e confira como adotar este tipo de pavimentação na sua obra!
E você, já conhecia o pavimento intertravado de concreto e suas vantagens? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!
A escassez de água é uma das principais questões a serem solucionadas no século XXI. Isso porque, segundo pesquisas realizadas pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 1,2 bilhões de pessoas vivem em áreas de escassez, e outras outros 500 milhões estão chegando a esta situação. E como a escassez de água é um […]
VER MAISAs empresas da construção civil de hoje em dia tem trabalhado constantemente e investido bastante tempo e recursos para atender as exigências do seu público que são cada vez maiores.
VER MAISO setor da construção civil tem, sem dúvida alguma, papel fundamental para os objetivos globais de desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das maiores responsáveis pela utilização de energia e o consumo de recursos naturais…
VER MAISNas últimas décadas, o ramo da construção civil passou por grandes inovações. Dentre elas está a utilização de estruturas pré-moldadas ou pré-fabricadas, que proporcionam economia, agilidade nos processos…
VER MAIS