s Pavimento intertravado: o que é? Quais são as vantagens? | Tetracon Pavimento intertravado: o que é? Quais são as vantagens? | Tetracon
Pavimento intertravado: o que é? Quais são as vantagens?

Pavimento intertravado: o que é? Quais são as vantagens?

08.11.2015 | por: Tetracon

Blog

Pavimento intertravado: o que é? Quais são as vantagens?

Utilizado nos Estados Unidos e em países europeus há mais de três décadas, o pavimento intertravado de concreto vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e paisagismo no Brasil.

Composto por blocos pré-fabricados é uma excelente solução para a pavimentação de espaços públicos como calçadas, ciclovias, praças e áreas de garagem, devido aos benefícios que apresenta com relação aos tradicionais, asfáltico ou em concreto comum.

Como o próprio nome sugere, os bloquetes de concreto são travados entre si, como um quebra-cabeça, e unidos por areia fina ou pó de pedra. As vantagens do pavimento intertravado, também conhecido como paver, vão desde a execução até a manutenção da área onde são instalados. Além disso, é uma solução segura, confortável, e ecologicamente correta. Entenda melhor as vantagens do piso intertravado de concreto:

Conheça mais sobre o piso intertravado

Outro benefício dessa modalidade de piso é a dimensão e a qualidade das peças de concreto, as quais obedecem a padrões rigorosos de produção, de forma a garantir sua durabilidade e resistência. Os bloquetes intertravados resistem tanto ao tráfego de pessoas quanto de veículos e mantêm suas características estruturais por muitos anos. Outra vantagem em relação a outros modelos como asfalto, concreto comum e outros é: o piso intertravado de concreto possibilita a realização de uma obra rápida e a utilização imediata da área onde foi executado.

Assim, os blocos são assentados sobre uma camada de areia ou pó de pedra, sem a necessidade de ferramentas diferenciadas, maquinário ou mão de obra especializada. Além disso, não demanda tempo de secagem do material, nem acabamento superficial, de forma que o tráfego pode ser liberado imediatamente.

Outras vantagens práticas do piso intervalado

Para procedimentos de manutenção, o piso intertravado de concreto possibilita remoção parcial ou total do pavimento com facilidade, e o reaproveitamento das peças, sem perdas ou quebras, minimizando a geração de resíduos. Dada a quantidade de subsistemas de infraestrutura localizados sob a pavimentação nas grandes cidades (energia, gás, telefonia, etc.), este tipo de pavimento contribui de forma excepcional para a realização de procedimentos de manutenção em áreas públicas.

 

Diversidade estética

Os bloquetes de concreto podem ser encontrados nas mais diversas formas, dimensões, cores e texturas, possibilitando o desenvolvimento de composições personalizadas e padrões criativos de assentamento em projetos de arquitetura e paisagismo.

 

Segurança

O piso intertravado de concreto é antiderrapante, garantindo a segurança do tráfego de pedestres, mesmo durante uma chuva. É, portanto, ideal para a instalação em áreas de aclives, declives e curvas, e contribui para a acessibilidade do local.

Os aspectos ecológicos do piso intervalado

 

Permeabilidade do solo

Devido às suas características de permeabilidade, os pavimentos intertravados de concreto atenuam os efeitos negativos da urbanização e da excessiva impermeabilização nas grandes cidades. O sistema apresenta capacidade de drenagem, permitindo a passagem da água da chuva, e reduzindo o escoamento superficial. Dessa forma, propicia uma desaceleração da chegada da água no sistema de drenagem urbana, diminuindo os riscos de enchentes.

Reflexão da luz

Devido à sua tonalidade mais clara, os bloquetes de concreto aumentam a reflexão da luz solar em até 30%, quando comparados aos sistemas tradicionais de pavimentação. Esta característica permite que os espaços, uma vez instalados, economizem de forma expressiva o consumo de energia pública. A coloração clara faz ainda com que o pavimento absorva menos calor, possibilitando maior conforto térmico aos usuários e reduzindo o efeito de ilhas de calor nos centros urbanos.

O pavimento intertravado de concreto é uma ótima solução para os espaços de uso público dos mais diversos tipos de obras. Apesar de não exigir mão de obra especializada para sua instalação, é essencial consultar um profissional para a especificação e paginação das peças para o seu projeto. Conheça a Tetracon, empresa especializada em artefatos e estruturas pré-moldadas de concreto, e confira como adotar este tipo de pavimentação na sua obra!

E você, já conhecia o pavimento intertravado de concreto e suas vantagens? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo