Piso-Tatil-827x433
27 • ABRIL • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

O que é piso tátil?

A acessibilidade é um tema que vem sendo discutido em diversas partes do mundo e tem ganhado força nos últimos anos como aspecto fundamental à arquitetura e ao planejamento das cidades.

Ela trata, basicamente, de oferecer — às pessoas com limitações físicas, deficiências motoras e intelectuais — condições para que se utilizem dos espaços e equipamentos da cidade e de suas edificações, garantindo-lhes segurança e conforto.

As cidades brasileiras ainda têm muito a melhorar com relação à acessibilidade para portadores de necessidades especiais, mas vêm se desenvolvendo cada vez mais desde 2004, ano de lançamento da norma técnica ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

A utilização do piso tátil faz parte deste desenvolvimento, contribuindo para a locomoção de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

Entenda o que é o piso tátil e qual a sua importância para a criação de espaços acessíveis, neste artigo sobre o tema.

O que é piso tátil?

O piso tátil consiste em um revestimento com texturas e cores diferenciadas, com formas em alto relevo que auxiliam o acesso e a locomoção de deficientes visuais. As peças funcionam em composição com o piso do local, destacando-se dele, de forma a oferecer orientação sobre o caminho a ser seguido.

O piso tátil foi desenvolvido no Japão, para aplicação em plataformas de trem e metrô e rapidamente atingiu a Europa, onde ganhou força como solução moderna, simples e econômica para a inclusão e o acesso de deficientes visuais.

As cores vibrantes dos pisos táteis — em contraste com o revestimento do piso — auxiliam pessoas com baixa visão, contribuindo para que identifiquem com mais facilidade o caminho a ser seguido.

O desenho do piso tátil deve fazer parte do layout de revestimento do pavimento, considerando a usabilidade do usuário, de forma sinalizar obstáculos e guiar o deficiente com a maior clareza possível. Para atingir esse objetivo, pode-se usar dois tipos de piso tátil:

Piso tátil direcional

Com faixas verticais paralelas em alto relevo, o piso tátil direcional tem como objetivo indicar o caminho que o deficiente visual deve percorrer, para acessar espaços como:

  • Elevadores;
  • Entradas de estabelecimentos;
  • Plataformas de metrô e ônibus etc.

É fundamental, portanto, que ele seja preenchido da melhor maneira possível, de forma a garantir a segurança do usuário. O piso tátil direcional não deve levar o usuário a caminhos fechados ou paredes, nem apresentar obstáculos ao longo de sua extensão.

Piso tátil de alerta

O piso tátil de alerta é utilizado para indicar a existência de um obstáculo à frente. Esse piso, também conhecido pelas “bolinhas” que marcam sua textura, é posicionado de forma transversal ao piso tátil direcionado, sinalizando obstáculos como, por exemplo:

  • Portas de elevadores;
  • Plataformas de metrô;
  • Entradas e saídas de estabelecimentos;
  • Escadas;
  • Catracas.

Com o fortalecimento das questões de acessibilidade na cidade e em suas edificações, cada vez mais empresas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos vêm investindo na utilização do piso tátil em suas dependências.

Ao optar pela instalação das peças, é importante estar atento à qualidade do material e também à sua resistência, tanto relativa a fatores climáticos, como a grandes movimentações de pedestres.

Sendo a acessibilidade um direito do cidadão, a utilização do piso tátil é indispensável, garantindo a locomoção, com segurança e a autonomia, de usuários com deficiência visual e baixa visão.

Você já sabia sobre a importância do piso tátil e a diferença entre os tipos disponíveis? Compartilhe este post em suas redes sociais e compartilhe o conhecimento!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

sofa-blocos-de-concreto-na-sala-1-827x433

Blocos de concreto na decoração da sua casa: uma alternativa sustentável e econômica

Uma das grandes vantagens de você mesmo decorar os ambientes da sua casa, do quarto à sala, é poder soltar a criatividade, que pode ser explorada ao máximo para conquistar os resultados esperados.

VER MAIS
limpar-a-eflorescencia-em-pavers-827x433

Como limpar a eflorescência em pavers

O paver, pavimento intertravado de concreto, ganhou espaço no mercado brasileiro nos últimos anos, substituindo o asfalto para a pavimentação de ruas, calçadas, praças, parques e áreas de estacionamento.

VER MAIS
Tetracon-Enchente-827x433

Saiba o que fazer com o carro durante e depois de uma enchente

Enchentes costumam trazer grandes complicações e uma delas diz respeito aos veículos que acabam sendo acometidos por alagamentos. Nos casos mais simples, a água que entra encharca o assoalho e nos mais complexos…

VER MAIS
bolco-concreto-827x433

Bloco de concreto x bloco cerâmico na alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é um dos sistemas construtivos mais antigos do mundo e apresenta, como principal característica, um único sistema de vedação e estrutura.

VER MAIS