Os blocos intertravados de concreto vêm ganhando espaço no setor da construção civil e em projetos de arquitetura, paisagismo e planejamento urbano.
As vantagens da utilização desse material para a pavimentação de áreas externas são muitas:
Além dos fatores de desempenho que contribuem para sua presença cada vez mais intensa no mercado brasileiro, o paver, como é conhecido esse sistema, apresenta formatos e cores variados, que possibilitam uma infinidade de paginações.
Entenda melhor o que é o projeto de paginação de um pavimento com blocos intertravados de concreto e as diferentes possibilidades oferecidas por essas peças para a criação de um design atraente e criativo!
A execução de um pavimento com bloco intertravado de concreto exige que seja elaborado um projeto de paginação. Esse projeto define as dimensões da área a ser pavimentada e aponta interferências como árvores, postes e bueiros.
A função mais importante do projeto de paginação é, porém, apresentar o posicionamento dos blocos de concreto, bem como as cores e o formato das peças a serem utilizadas.
A variedade de modelos e cores de bloquetes disponíveis no mercado possibilita uma imensa variedade de paginações para projetos de pavimentação com paver.
Além dos formatos tradicionais — como os retangulares ou hexagonais —, as peças pré-moldadas são comercializadas em outros modelos criativos e orgânicos, que agregam valor estético ao projeto.
Os blocos são disponibilizados também em cores variadas:
O projeto de paginação de um pavimento com blocos intertravados de concreto pode variar de acordo com as cores e o formato das peças escolhidas, sendo que alguns formatos permitem variações maiores de modulação e criações mais ousadas.
http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/18/imagens/i51708.jpg
Além do aspecto visual do projeto, a definição da paginação deve levar em consideração também o intertravamento dos blocos, garantindo-lhes a capacidade de resistir ao deslocamento.
A paginação deve, assim, definir um sistema integrado de forma eficiente, considerando, para a escolha das peças:
Para o projeto de vias com tráfego de automóveis e caminhões, por exemplo, especialistas recomendam que o assentamento do bloco seja realizado no tradicional formato “espinha de peixe”, com as peças posicionadas e, ângulos de 90º ou 45º em relação ao sentido do tráfego.
A paginação neste formato garante ao piso maior resistência e durabilidade, mesmo em áreas com maior tráfego de pedestres e veículos.
Ao desenvolver o projeto de paginação de uma área pavimentada, é importante estar atento também às questões de acessibilidade. O mercado apresenta linhas especiais de produtos que auxiliam na locomoção de deficientes visuais.
Além disso, são indicados no projeto os declives do terreno, que podem ser corrigidos com a utilização dos blocos.
Você já conhecia a diversidade de paginações possíveis com os blocos intertravados de concreto? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que não conta com vigas e pilares: a própria alvenaria, além de ser elemento de vedação, assume a função de transmitir as cargas da edificação para as fundações.
VER MAISO pavimento intertravado de concreto tem se mostrado muito presente no mercado brasileiro, devido aos diversos benefícios que sua utilização proporciona.
VER MAISA facilidade de manutenção e limpeza é uma das vantagens da utilização dos pavimentos intertravados. A exposição às condições ambiente e intempéries faz com que o paver acumule uma camada de sujeira ao longo do tempo…
VER MAISSegundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial vive atualmente em centros urbanos, percentual que deve atingir os 70% até o ano de 2030.
VER MAIS