paginacao-possiveis-para-paver-827x433
25 • ABRIL • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

As diferentes possibilidades de paginação possíveis para o paver

Os blocos intertravados de concreto vêm ganhando espaço no setor da construção civil e em projetos de arquitetura, paisagismo e planejamento urbano.

As vantagens da utilização desse material para a pavimentação de áreas externas são muitas:

  • Facilidade de assentamento das peças;
  • Maior permeabilidade e melhor conforto térmico em relação ao asfalto;
  • Alta resistência;
  • Baixa manutenção.

Além dos fatores de desempenho que contribuem para sua presença cada vez mais intensa no mercado brasileiro, o paver, como é conhecido esse sistema, apresenta formatos e cores variados, que possibilitam uma infinidade de paginações.

Entenda melhor o que é o projeto de paginação de um pavimento com blocos intertravados de concreto e as diferentes possibilidades oferecidas por essas peças para a criação de um design atraente e criativo!

O projeto de paginação para uso de blocos intertravados

A execução de um pavimento com bloco intertravado de concreto exige que seja elaborado um projeto de paginação. Esse projeto define as dimensões da área a ser pavimentada e aponta interferências como árvores, postes e bueiros.

A função mais importante do projeto de paginação é, porém, apresentar o posicionamento dos blocos de concreto, bem como as cores e o formato das peças a serem utilizadas.

A diversidade de paginações com o paver

A variedade de modelos e cores de bloquetes disponíveis no mercado possibilita uma imensa variedade de paginações para projetos de pavimentação com paver.

Além dos formatos tradicionais — como os retangulares ou hexagonais —, as peças pré-moldadas são comercializadas em outros modelos criativos e orgânicos, que agregam valor estético ao projeto.

Os blocos são disponibilizados também em cores variadas:

  • Vermelho;
  • Terracota;
  • Cinza;
  • Amarelo;
  • Azul;
  • Verde.

O projeto de paginação de um pavimento com blocos intertravados de concreto pode variar de acordo com as cores e o formato das peças escolhidas, sendo que alguns formatos permitem variações maiores de modulação e criações mais ousadas.

http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/18/imagens/i51708.jpg

A paginação e o intertravamento dos blocos de concreto

Além do aspecto visual do projeto, a definição da paginação deve levar em consideração também o intertravamento dos blocos, garantindo-lhes a capacidade de resistir ao deslocamento.

A paginação deve, assim, definir um sistema integrado de forma eficiente, considerando, para a escolha das peças:

  • O aspecto estético que se deseja atingir;
  • A capacidade de distribuição das tensões do material;
  • A facilidade de assentamento.

Para o projeto de vias com tráfego de automóveis e caminhões, por exemplo, especialistas recomendam que o assentamento do bloco seja realizado no tradicional formato “espinha de peixe”, com as peças posicionadas e, ângulos de 90º ou 45º em relação ao sentido do tráfego.

A paginação neste formato garante ao piso maior resistência e durabilidade, mesmo em áreas com maior tráfego de pedestres e veículos.

A importância de atentar para a acessibilidade

Ao desenvolver o projeto de paginação de uma área pavimentada, é importante estar atento também às questões de acessibilidade. O mercado apresenta linhas especiais de produtos que auxiliam na locomoção de deficientes visuais.

Além disso, são indicados no projeto os declives do terreno, que podem ser corrigidos com a utilização dos blocos.

Você já conhecia a diversidade de paginações possíveis com os blocos intertravados de concreto? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Paver-Tetracon2-827x433

Pavimento intertravado: o que é? Quais são as vantagens?

Utilizado nos Estados Unidos e em países europeus há mais de três décadas, o pavimento intertravado de concreto vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e paisagismo no Brasil.

VER MAIS
concreto-sustentavel-827x433

Blocos de concreto sustentáveis

Composto por água, cimento e outros agregados, o concreto é o material mais utilizado na construção civil, tanto em sua forma simples quanto associado a armaduras.

VER MAIS
Tetracon-eólica-827x433

Dinamarca produz a partir do vento 140% de sua demanda por energia elétrica

A energia eólica vem crescendo cada vez mais em diversas partes do mundo como fonte alternativa e sustentável para a geração de eletricidade.

VER MAIS
pavimentacao-827x433

Entenda o que significa pavimentação

Que o pavimento intertravado tem inúmeras vantagens em relação aos demais pavimentos, você já sabe. Mas, afinal, o que é um pavimento? O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura.

VER MAIS