s A presença do Paver em Goiânia | Tetracon A presença do Paver em Goiânia | Tetracon
A presença do Paver em Goiânia

A presença do Paver em Goiânia

23.08.2016 | por: Tetracon

Blog

A presença do Paver em Goiânia

O piso intertravado de concreto, também conhecido como paver, vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de áreas externas. Consiste em peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, dispensando o uso de argamassa. A instalação se dá de forma simples e rápida, evitando problemas como o barulho e a sujeira, características comuns em obras de pavimentação.

As principais vantagens estão relacionadas, porém, à sustentabilidade que o paver confere ao projeto: as peças encaixáveis permitem a drenagem das águas das chuvas, contribuindo para reduzir a impermeabilização dos solos urbanos, e reduzir a ocorrência de enchentes e enxurradas nas grandes cidades. Essas e outras vantagens da utilização do piso intertravado de concreto vêm fazendo com que este seja adotado em diversos projetos de paisagismo, requalificação e urbanização em Goiânia. Conheça estes projetos e as diferentes aplicações do paver em Goiânia:

1. Revitalização do Parque Campininha das Flores, Goiânia

Inaugurada em junho de 2016, a revitalização do Parque Campinha das Flores, localizado no final da Avenida 24 de Outubro, em Campinas, contou com o conceito de sustentabilidade como guia para as diretrizes de seu projeto. Além da plantação de mudas ornamentais e da poda das árvores e do gramado, foi recuperado o paver das pistas de caminhada. Excelente solução para parques e praças, o piso intertravado de concreto apresenta facilidade nos procedimentos de manutenção, realizados através da retirada e substituição das peças. Além do paver nas pistas de caminhada, o parque de 32 mil metros quadrados de área conta com parquinho infantil, academia ao ar livre, nova iluminação e equipamentos urbanos, como bancos, lixeiras e bebedouros.

2. Revitalização da Praça Dona Irene Machado, Goiânia

Mais uma aplicação interessante do pavimento intertravado em Goiânia, a Praça Dona Irene Machado, localizada no setor Nova Suíça, foi revitalizada e inaugurada em maio de 2015. O novo conceito paisagístico da área conta com a utilização do paver em mais de 200 metros de calçadas. Disponíveis em diversas cores e formatos, as peças de concreto que compõem o pavimento intertravado são excelentes para a criação de diferentes modulações de piso, permitindo criatividade e flexibilidade ao projeto. Além da construção de novas calçadas e pistas de caminhada, a praça conta com novos bancos e lixeiras, academia ao ar livre, bicicletário e vagas de estacionamento.

3. Requalificação da Praça Cívica, Goiânia

A Praça Cívica em Goiânia teve sua obra concluída em tempo recorde, quase dois meses antes da data prevista inicialmente. Foi realizada a restauração dos obeliscos, fontes e quiosques, além de intervenções de paisagismo como o plantio de novas árvores, a instalação de iluminação e a reforma dos bancos. Também neste projeto pode-se notar a presença do paver em Goiânia: o piso asfáltico da praça foi substituído por pedras portuguesas e blocos intertravados. A utilização do pavimento intertravado contribui para a realização de obras mais rápidas e com menor geração de resíduos, dispensando a utilização de grandes equipamentos e mão-de-obra especializada.

4. Avenida Ayrton Senna, Goiânia

Não só nas praças se dão as aplicações do pavimento intertravado em Goiânia. Também a Avenida Ayrton Senna contou esta solução para as obras dos passeios públicos, com largura de 1,5m, de cada um dos lados da pista. Os serviços na avenida, principal via da zona leste da cidade, incluíram, além da criação dos passeios, ciclovias, meio-fio, nivelamento do terreno e muretas de proteção para os veículos. O pavimento intertravado foi adotado como solução de projeto, uma vez que além do excelente aspecto estético, contribui para a questão da sustentabilidade na obra, garantindo a permeabilidade do solo e não utilizando cimento em sua fixação.

Você já conhecia estas aplicações do pavimento intertravado em Goiânia? O que achou? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo