O piso intertravado de concreto, também conhecido como paver, vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de áreas externas. Consiste em peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, dispensando o uso de argamassa. A instalação se dá de forma simples e rápida, evitando problemas como o barulho e a sujeira, características comuns em obras de pavimentação.
As principais vantagens estão relacionadas, porém, à sustentabilidade que o paver confere ao projeto: as peças encaixáveis permitem a drenagem das águas das chuvas, contribuindo para reduzir a impermeabilização dos solos urbanos, e reduzir a ocorrência de enchentes e enxurradas nas grandes cidades. Essas e outras vantagens da utilização do piso intertravado de concreto vêm fazendo com que este seja adotado em diversos projetos de paisagismo, requalificação e urbanização em Goiânia. Conheça estes projetos e as diferentes aplicações do paver em Goiânia:
Inaugurada em junho de 2016, a revitalização do Parque Campinha das Flores, localizado no final da Avenida 24 de Outubro, em Campinas, contou com o conceito de sustentabilidade como guia para as diretrizes de seu projeto. Além da plantação de mudas ornamentais e da poda das árvores e do gramado, foi recuperado o paver das pistas de caminhada. Excelente solução para parques e praças, o piso intertravado de concreto apresenta facilidade nos procedimentos de manutenção, realizados através da retirada e substituição das peças. Além do paver nas pistas de caminhada, o parque de 32 mil metros quadrados de área conta com parquinho infantil, academia ao ar livre, nova iluminação e equipamentos urbanos, como bancos, lixeiras e bebedouros.
Mais uma aplicação interessante do pavimento intertravado em Goiânia, a Praça Dona Irene Machado, localizada no setor Nova Suíça, foi revitalizada e inaugurada em maio de 2015. O novo conceito paisagístico da área conta com a utilização do paver em mais de 200 metros de calçadas. Disponíveis em diversas cores e formatos, as peças de concreto que compõem o pavimento intertravado são excelentes para a criação de diferentes modulações de piso, permitindo criatividade e flexibilidade ao projeto. Além da construção de novas calçadas e pistas de caminhada, a praça conta com novos bancos e lixeiras, academia ao ar livre, bicicletário e vagas de estacionamento.
A Praça Cívica em Goiânia teve sua obra concluída em tempo recorde, quase dois meses antes da data prevista inicialmente. Foi realizada a restauração dos obeliscos, fontes e quiosques, além de intervenções de paisagismo como o plantio de novas árvores, a instalação de iluminação e a reforma dos bancos. Também neste projeto pode-se notar a presença do paver em Goiânia: o piso asfáltico da praça foi substituído por pedras portuguesas e blocos intertravados. A utilização do pavimento intertravado contribui para a realização de obras mais rápidas e com menor geração de resíduos, dispensando a utilização de grandes equipamentos e mão-de-obra especializada.
Não só nas praças se dão as aplicações do pavimento intertravado em Goiânia. Também a Avenida Ayrton Senna contou esta solução para as obras dos passeios públicos, com largura de 1,5m, de cada um dos lados da pista. Os serviços na avenida, principal via da zona leste da cidade, incluíram, além da criação dos passeios, ciclovias, meio-fio, nivelamento do terreno e muretas de proteção para os veículos. O pavimento intertravado foi adotado como solução de projeto, uma vez que além do excelente aspecto estético, contribui para a questão da sustentabilidade na obra, garantindo a permeabilidade do solo e não utilizando cimento em sua fixação.
Você já conhecia estas aplicações do pavimento intertravado em Goiânia? O que achou? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!
O concreto armado é um dos sistemas construtivos mais utilizados em projetos de arquitetura e engenharia ao redor do mundo. Consiste basicamente na utilização de armaduras de aço associadas aos elementos estruturais em concreto…
VER MAISHá anos, a pré-fabricação de estruturas de concreto já faz parte da realidade da construção civil brasileira. O processo industrializado possibilita a utilização de técnicas mais eficientes e racionais…
VER MAISJá faz mais de 100 anos desde que o Canal do Panamá foi oficialmente inaugurado. Mas apesar de ser famosa no mundo inteiro, poucas pessoas sabem o motivo pelo qual essa imensa infraestrutura foi construída.
VER MAISA Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo, com entrega prevista para 2020, deve contar com 15,3km de extensão e 15 estações, conectando a região da Brasilândia, na Zona Norte da Cidade, com São Joaquim, na Zona Sul.
VER MAIS