Tetracon-Piso-Intertravado-Goiânia-Vantagens-1-827x433
22 • FEVEREIRO • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

10 vantagens do pavimento intertravado

Usado para obras viárias, calçadas, passeios, praças, pisos industriais e até mesmo pátios de aeroportos, o pavimento intertravado é um moderno substituto dos paralelepípedos. Este material tem sido cada vez mais escolhido e utilizado pelos engenheiros devido a uma série de vantagens.

O piso intertravado é uma superfície plana, com uma excelente aderência, composto por blocos de concreto pré-fabricados. Estas peças são assentadas sobre um verdadeiro colchão de areia, travados por meio de contenção lateral e atrito criado entre os blocos. Se você ainda não acredita no piso intertravado, descubra 10 vantagens deste material.

1 – Durabilidade

Comparado ao piso asfáltico e aos paralelepípedos apresenta maior durabilidade. Por contar com fissuras entre as peças e ser sustentável, ele o piso intertravado permite que a água escoe e não danifique as estruturas. Este tipo de piso pode durar cerca de 20 anos e caso necessite reparos ou troca, o processo é simples.

2 – Resistência

Passeios, calçadas, pisos de espaços públicos requerem um material de grande resistência. O piso intertravado é resistente aos grandes tráfegos e movimentos.

3 – Instalação

Assentados sobre uma camada de areia, o piso intertravado é facilmente instalado. Este material não requer ferramentas diferenciadas, qualquer tipo de máquinas e nem mesmo mão de obra especializada.

4 – Capacidade de escoamento

O piso intertravado apresenta fissuras entre as peças. Estes pequenos espaços permitem que a água escoe e seja absorvida pela terra com maior facilidade. Desta maneira, garante-se uma drenagem mais efetiva, evitando enchentes e alagamentos.

5 – Uso imediato

O piso intertravado pode ser usado logo após a sua instalação. Não é necessário esperar qualquer tipo de secagem ou acabamento especial ao material. Desta maneira, logo que encerre a aplicação o tráfego já pode ser liberado.

6 – Questão estética

Existe uma enorme gama de cores, texturas, formas e dimensões para o piso intertravado. Desta maneira, é possível criar diferentes composições e ornamentações que criam efeitos distintos e de grande beleza para o chão.

7 – Eficiência energética

Com coloração mais clara e acabamento fino, o piso intertravado reflete cerca de 30% a mais de luz do que outros tipos de pavimentos. Desta maneira, é possível economizar até 60% da iluminação pública.

8 – Diminuição da temperatura

Como o piso intertravado reflete mais luz do que absorve, este material é uma excelente alternativa para reduzir a temperatura do ambiente, seja uma praça, seja na calçada ou pátio. Assim, as pessoas se sentem mais confortáveis em estarem neste lugar.

9 – Segurança

Com uma superfície antiderrapante, o piso intertravado garante maior segurança seja para pedestres, ciclistas e para deficientes físicos, promovendo maior integração e acessibilidade.

10 – Reaproveitamento

As peças do pavimento intertravado podem ser retiradas com facilidade e reutilizadas em uma nova obra. Evitando qualquer tipo de desperdício.

Com tantos benefícios, fica fácil entender porque o piso intertravado tem sido uma das principais escolhas nas obras de pavimentos públicos ou de áreas de grande circulação. Estar atento a estas novidades, garante uma obra mais eficiente, com melhor custo benefício com a certeza de uma estrutura de qualidade e durardoura.

Gostou do post? Então continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de mais novidades!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
moveis-de-bloco-de-cimento-827x433

Blocos de concreto: criatividade e economia na decoração

Apesar de vistos com certo preconceito por muitas pessoas, os blocos de concreto vêm conquistando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

VER MAIS
Tetracon-Ecotelha-827x433

Pesquisadores criam ecotelha composta por juta e malva

Já faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser assunto para poucos e se tornou preocupação de muitos, mas ainda há um logo caminho a ser trilhado no sentido de produzir cada vez mais produtos ecológicos.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS