10 vantagens do pavimento intertravado

10 vantagens do pavimento intertravado

Tetracon pavimento intertravado

22.02.2016 | por: Tetracon

Blog

10 vantagens do pavimento intertravado

Usado para obras viárias, calçadas, passeios, praças, pisos industriais e até mesmo pátios de aeroportos, o pavimento intertravado é um moderno substituto dos paralelepípedos. Este material tem sido cada vez mais escolhido e utilizado pelos engenheiros devido a uma série de vantagens.

O piso intertravado é uma superfície plana, com uma excelente aderência, composto por blocos de concreto pré-fabricados. Estas peças são assentadas sobre um verdadeiro colchão de areia, travados por meio de contenção lateral e atrito criado entre os blocos. Se você ainda não acredita no piso intertravado, descubra 10 vantagens deste material.

1 – Durabilidade

Comparado ao piso asfáltico e aos paralelepípedos apresenta maior durabilidade. Por contar com fissuras entre as peças e ser sustentável, ele o piso intertravado permite que a água escoe e não danifique as estruturas. Este tipo de piso pode durar cerca de 20 anos e caso necessite reparos ou troca, o processo é simples.

2 – Resistência

Passeios, calçadas, pisos de espaços públicos requerem um material de grande resistência. O piso intertravado é resistente aos grandes tráfegos e movimentos.

3 – Instalação

Assentados sobre uma camada de areia, o piso intertravado é facilmente instalado. Este material não requer ferramentas diferenciadas, qualquer tipo de máquinas e nem mesmo mão de obra especializada.

4 – Capacidade de escoamento

O piso intertravado apresenta fissuras entre as peças. Estes pequenos espaços permitem que a água escoe e seja absorvida pela terra com maior facilidade. Desta maneira, garante-se uma drenagem mais efetiva, evitando enchentes e alagamentos.

5 – Uso imediato

O piso intertravado pode ser usado logo após a sua instalação. Não é necessário esperar qualquer tipo de secagem ou acabamento especial ao material. Desta maneira, logo que encerre a aplicação o tráfego já pode ser liberado.

6 – Questão estética

Existe uma enorme gama de cores, texturas, formas e dimensões para o piso intertravado. Desta maneira, é possível criar diferentes composições e ornamentações que criam efeitos distintos e de grande beleza para o chão.

7 – Eficiência energética

Com coloração mais clara e acabamento fino, o piso intertravado reflete cerca de 30% a mais de luz do que outros tipos de pavimentos. Desta maneira, é possível economizar até 60% da iluminação pública.

8 – Diminuição da temperatura

Como o piso intertravado reflete mais luz do que absorve, este material é uma excelente alternativa para reduzir a temperatura do ambiente, seja uma praça, seja na calçada ou pátio. Assim, as pessoas se sentem mais confortáveis em estarem neste lugar.

9 – Segurança

Com uma superfície antiderrapante, o piso intertravado garante maior segurança seja para pedestres, ciclistas e para deficientes físicos, promovendo maior integração e acessibilidade.

10 – Reaproveitamento

As peças do pavimento intertravado podem ser retiradas com facilidade e reutilizadas em uma nova obra. Evitando qualquer tipo de desperdício.

Com tantos benefícios, fica fácil entender porque o piso intertravado tem sido uma das principais escolhas nas obras de pavimentos públicos ou de áreas de grande circulação. Estar atento a estas novidades, garante uma obra mais eficiente, com melhor custo benefício com a certeza de uma estrutura de qualidade e durardoura.

Gostou do post? Então continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de mais novidades!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo