pre-moldados-827x433
13 • ABRIL • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Saiba tudo sobre estruturas pré-moldadas de concreto

Nas últimas décadas, o ramo da construção civil passou por grandes inovações. Dentre elas está a utilização de estruturas pré-moldadas ou pré-fabricadas, que proporcionam economia, agilidade nos processos, redução no tempo de execução e ótimos resultados.

Este tipo de estrutura já é uma forte tendência nos países desenvolvidos, onde as construções são realizadas com rapidez e qualidade.

Quer saber mais sobre estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas de concreto? Então, continue lendo!

O que é uma estrutura de concreto pré-moldado?

Chamamos de estrutura de concreto pré-moldado todo o tipo de componente ou parte estrutural – como lajes, pilares, vigas e outros – que é previamente moldado e adquire certo nível de resistência antes de ser definitivamente posicionado em sua devida estrutura.

Quando estas estruturas são utilizadas?

Depende de uma série de fatores, mas elas podem ser utilizadas quando há um custo benefício entre os gastos com transporte, tempo de execução, disponibilidade de equipamentos, dimensões, aquisição de formas, espaço disponível no canteiro, controle tecnológico, acabamento e qualidade.

Na construção civil, não há uma fórmula pré-definida para calcular o equilíbrio entre custos e benefícios em todas as obras. Por isso, o melhor a se fazer é sempre elaborar um planejamento eficiente, pautado nas necessidades específicas de cada projeto, como localização, disponibilidade de recursos e tudo que envolver sua execução da melhor forma possível.

Onde podem ser adquiridas?

Este tipo de estrutura pode ser adquirida de duas formas:

  • Através de empresas especializadas
  • Moldadas no próprio canteiro da obra

Moldar as estruturas dentro do próprio canteiro da obra é uma decisão que depende dos aspectos específicos do projeto em questão.

Quais as diferenças entre estruturas de concreto pré-moldado e pré-fabricado?

Segundo a NBR 9062, apesar das similaridades entre os termos, existem grandes diferenças entre estas duas estruturas, sendo a principal delas a qualidade.

Concreto pré-moldado

O concreto pré-moldado, como foi dito no começo do artigo, é uma estrutura produzida fora do local em que será utilizada. A produção dessa estrutura deve ser inspecionada por profissionais capacitados, mas ainda assim, é difícil efetuar um controle de qualidade rigoroso sobre ela.

Concreto pré-fabricado

As estruturas de concreto pré-fabricado também são produzidas fora do local em que serão definitivamente aplicadas, mas de forma industrial.

Seu padrão de qualidade é mais rigoroso, sendo acompanhado não somente em todas as etapas de produção, mas também durante transporte, armazenamento e utilização final.

O que garante a qualidade deste material é o seu registro, onde constam informações como data, identificação, tipo de concreto e aço utilizados, além da assinatura dos profissionais responsáveis pela qualidade e garantia da estrutura.

Principais vantagens das estruturas de concreto pré-moldadas

Sem dúvidas, uma das principais vantagens de se utilizar estruturas de concreto pré-moldadas em um projeto é a significativa redução de custos, pois é possível evitar desperdício de materiais, já que as estruturas são produzidas de modo que o encaixe seja perfeito, evitando a produção de resíduos de obras.

Além disso, este tipo de estrutura facilita o processo de construção, tornando o andamento do projeto mais ágil – o que, consequentemente, reduz custos com mão-de-obra, pois torna o trabalho menos complexo e reduz o seu tempo de execução.

Com uma considerável redução de custos, tempo de execução e materiais, podemos afirmar que as estruturas de concreto pré-moldadas ou pré-fabricadas são um meio econômico e sustentável de se realizar um projeto.

Tanto o bolso quanto o meio ambiente são beneficiados por esta modalidade de estrutura.

E então? Ainda tem alguma dúvida sobre estruturas de concreto pré-moldadas? Então, deixe o seu comentário!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Tetracon-Concreto-Transparente-827x433 (1)

Conheça o concreto para paredes transparentes

Uma descoberta italiana está no centro das discussões da arquitetura moderna que trilha o caminho da sustentabilidade. Trata-se de um novo tipo de concreto feito com resina plástica e que apresenta pequenas aberturas permitindo a entrada da claridade.

VER MAIS
concreto-drenante-827x433 (1)

A presença do piso drenante em Goiânia

O piso drenante vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de espaços públicos no Brasil. A utilização desse pavimento permeável contribui para a drenagem das águas pluviais nas grandes cidades…

VER MAIS
praca-civica-goiania-827x433

A presença do Paver em Goiânia

O piso intertravado de concreto, também conhecido como paver, vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de áreas externas. Consiste em peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, dispensando o uso de argamassa.

VER MAIS
historia-do-cimento-827x433

A história do cimento

O cimento é um dos materiais mais importantes para a construção civil e amplamente utilizado em diversas fases de obras de diferentes portes. Consiste em um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação da água.

VER MAIS