Nas últimas décadas, o ramo da construção civil passou por grandes inovações. Dentre elas está a utilização de estruturas pré-moldadas ou pré-fabricadas, que proporcionam economia, agilidade nos processos, redução no tempo de execução e ótimos resultados.
Este tipo de estrutura já é uma forte tendência nos países desenvolvidos, onde as construções são realizadas com rapidez e qualidade.
Quer saber mais sobre estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas de concreto? Então, continue lendo!
Chamamos de estrutura de concreto pré-moldado todo o tipo de componente ou parte estrutural – como lajes, pilares, vigas e outros – que é previamente moldado e adquire certo nível de resistência antes de ser definitivamente posicionado em sua devida estrutura.
Depende de uma série de fatores, mas elas podem ser utilizadas quando há um custo benefício entre os gastos com transporte, tempo de execução, disponibilidade de equipamentos, dimensões, aquisição de formas, espaço disponível no canteiro, controle tecnológico, acabamento e qualidade.
Na construção civil, não há uma fórmula pré-definida para calcular o equilíbrio entre custos e benefícios em todas as obras. Por isso, o melhor a se fazer é sempre elaborar um planejamento eficiente, pautado nas necessidades específicas de cada projeto, como localização, disponibilidade de recursos e tudo que envolver sua execução da melhor forma possível.
Este tipo de estrutura pode ser adquirida de duas formas:
Moldar as estruturas dentro do próprio canteiro da obra é uma decisão que depende dos aspectos específicos do projeto em questão.
Segundo a NBR 9062, apesar das similaridades entre os termos, existem grandes diferenças entre estas duas estruturas, sendo a principal delas a qualidade.
O concreto pré-moldado, como foi dito no começo do artigo, é uma estrutura produzida fora do local em que será utilizada. A produção dessa estrutura deve ser inspecionada por profissionais capacitados, mas ainda assim, é difícil efetuar um controle de qualidade rigoroso sobre ela.
As estruturas de concreto pré-fabricado também são produzidas fora do local em que serão definitivamente aplicadas, mas de forma industrial.
Seu padrão de qualidade é mais rigoroso, sendo acompanhado não somente em todas as etapas de produção, mas também durante transporte, armazenamento e utilização final.
O que garante a qualidade deste material é o seu registro, onde constam informações como data, identificação, tipo de concreto e aço utilizados, além da assinatura dos profissionais responsáveis pela qualidade e garantia da estrutura.
Sem dúvidas, uma das principais vantagens de se utilizar estruturas de concreto pré-moldadas em um projeto é a significativa redução de custos, pois é possível evitar desperdício de materiais, já que as estruturas são produzidas de modo que o encaixe seja perfeito, evitando a produção de resíduos de obras.
Além disso, este tipo de estrutura facilita o processo de construção, tornando o andamento do projeto mais ágil – o que, consequentemente, reduz custos com mão-de-obra, pois torna o trabalho menos complexo e reduz o seu tempo de execução.
Com uma considerável redução de custos, tempo de execução e materiais, podemos afirmar que as estruturas de concreto pré-moldadas ou pré-fabricadas são um meio econômico e sustentável de se realizar um projeto.
Tanto o bolso quanto o meio ambiente são beneficiados por esta modalidade de estrutura.
E então? Ainda tem alguma dúvida sobre estruturas de concreto pré-moldadas? Então, deixe o seu comentário!
Utilizado nos Estados Unidos e em países europeus há mais de três décadas, o pavimento intertravado de concreto vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e paisagismo no Brasil.
VER MAISComposto por água, cimento e outros agregados, o concreto é o material mais utilizado na construção civil, tanto em sua forma simples quanto associado a armaduras.
VER MAISA energia eólica vem crescendo cada vez mais em diversas partes do mundo como fonte alternativa e sustentável para a geração de eletricidade.
VER MAISQue o pavimento intertravado tem inúmeras vantagens em relação aos demais pavimentos, você já sabe. Mas, afinal, o que é um pavimento? O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura.
VER MAIS