blocos-de-concreto-827x433
14 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Qual a diferença entre alvenaria estrutural e convencional?

A escolha do método construtivo depende de diversos fatores relacionados ao projeto técnico da edificação: topografia do terreno, projeto de arquitetura, tipo de solo, etc.

Entender a diferença entre os diferentes sistemas construtivos é, assim, fundamental para a definição do orçamento da obra, seu prazo e os materiais a serem utilizados.

A alvenaria estrutural e convencional são os sistemas construtivos mais utilizados no Brasil e, neste post, vamos abordar a diferença entre eles e as vantagens e desvantagens de cada um.

Concreto armado e alvenaria convencional

As estruturas em concreto armado são o sistema construtivo mais adotado no Brasil em obras residenciais. O método consiste em um esqueleto de pilares, lajes e vigas, tendo as paredes apenas como fechamento dos ambientes e fachadas. As cargas da edificação são, portanto, absorvidas pela estrutura em concreto.

A grande vantagem deste método construtivo é a variedade de possibilidades estéticas que oferece, permitindo a liberdade de criação para arquitetos e projetistas e a especificação de portas e janelas com tamanhos fora do convencional.

Além disso, torna a realização de reformas mais fácil e flexível, uma vez que as paredes são utilizadas apenas como elementos de vedação.

Dentre os pontos fracos deste método construtivo estão o maior tempo de execução e os custos mais elevados em relação às construções em alvenaria estrutural.

As instalações elétricas e hidráulicas requerem o rasgamento da parede para receber a tubulação. Além disso, gera mais entulho, devido à quebra de blocos que o sistema exige. Estima-se um prejuízo de 20 a 30% de mão de obra e materiais.

Alvenaria estrutural

Também conhecido como alvenaria portante, o sistema construtivo em alvenaria estrutural exige planejamento e profissionais especializados, uma vez que as paredes apresentam função estrutural e são, portanto, indispensáveis para a estabilidade do edifício.

A reunião das funções de estrutura e vedação em um único sistema requer a utilização de medidas padrões dos elementos construtivos, blocos e elementos compensadores.

Quando bem planejada, a alvenaria estrutural é capaz de suportar todas as cargas da edificação: peso próprio, lajes e coberturas. Apesar de ser normalmente utilizada em projetos de sobrados residenciais, é capaz de sustentar edificações de 3 a 20 pavimentos, permitindo a criação de projetos comerciais e públicos.

Uma das maiores vantagens da alvenaria estrutural são o tempo e os custos menores para sua execução quando comparado à alvenaria convencional.

O sistema é, ainda, resistente a intempéries externas, como chuvas e ventos e a utilização de blocos cerâmicos garante à construção maior conforto térmico e acústico.

Dentre as desvantagens podemos citar que este sistema não permite a realização de alterações futuras, nem a utilização de portas e janelas fora do padrão.

Exige, ainda, mão de obra especializada e dedicada à alvenaria estrutural, bem como acompanhamento do projeto por calculistas e arquitetos. A alvenaria estrutural não pode ser utilizada em qualquer tipo de projeto, uma vez que limita as possibilidades à modulação pelo padrão dos blocos.

Você já conhecia as diferenças entre a alvenaria estrutural e a alvenaria convencional? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Alvenaria-Estrutural-Tetracon-1-827x433

Alvenaria estrutural: o que é? Quais são suas vantagens?

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que não conta com vigas e pilares: a própria alvenaria, além de ser elemento de vedação, assume a função de transmitir as cargas da edificação para as fundações.

VER MAIS
assentamento-paver-827x433

Quais as ferramentas corretas para um perfeito assentamento do paver?

O pavimento intertravado de concreto tem se mostrado muito presente no mercado brasileiro, devido aos diversos benefícios que sua utilização proporciona.

VER MAIS
limpeza-e-manutencao-dos-pavimentos-intertravados-big1-827x433

Como fazer a manutenção do piso intertravado

A facilidade de manutenção e limpeza é uma das vantagens da utilização dos pavimentos intertravados. A exposição às condições ambiente e intempéries faz com que o paver acumule uma camada de sujeira ao longo do tempo…

VER MAIS
ladrilhos-hidraulicos-827x433

Você conhece o método de produção dos ladrilhos hidráulicos?

O ladrilho hidráulico, cujas primeiras referências de uso remontam ao ano de 1857, vem ganhando cada vez mais espaço como material de acabamento em projetos de decoração, conferindo charme e um ar cool aos ambientes onde é utilizado.

VER MAIS