certificação-LEED-da-greenbuilding-827x433
14 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

O que é a certificação LEED da Greenbuilding

O setor da construção civil tem, sem dúvida alguma, papel fundamental para os objetivos globais de desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das maiores responsáveis pela utilização de energia e o consumo de recursos naturais: estima-se, por exemplo, que seja responsável por mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas.

Visando minimizar estes impactos, o Green Building Concil Institute desenvolveu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmetal Design), oferecendo parâmetros para um sistema que orienta a construção sustentável em diversas partes do mundo. Entenda mais sobre a certificação LEED e suas vantagens:

O Green Concil Institute

Presente em diversos países, o Green Concil Institute é uma organização sem fins lucrativos que visa promover as questões de sustentabilidade em várias frentes da construção civil, atuando em aspectos relacionados não somente ao projeto e ao design da edificação, mas também à obra e à operação desta. O instituto tem origem nos Estados Unidos, mas atua em diversos países, inclusive no Brasil.

A Certificação LEED

A certificação LEED apresenta quatro selos diferentes: LEED Certified, LEED Silver, LEED Gold e LEED Platinum. Cada um destes selos indica uma pontuação diferente com relação aos requisitos da certificação.

O sistema vai de 0 a 110 pontos, e são exigidos, para o LEED Certified, no mínimo, 40 pontos. A certificação abrange diferentes aspectos relacionados à sustentabilidade de um edifício, divididos em sete categorias: implantação sustentável, eficiência hídrica, energia e atmosfera, materiais e recursos, conforto ambiental, inovação e projeto e crédito regional.

Vantagens da certificação LEED

Amplamente difundido na construção civil, o selo LEED traz inúmeros benefícios para um empreendimento:

Marketing e valorização

O conceito de sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil, de forma que contribui para a divulgação do empreendimento, atuando como poderosa ferramenta de marketing. Os benefícios e a economia que traz para a operação deste contribuem ainda para a valorização do imóvel.

Redução de custos

Os investimentos em sustentabilidade para atender aos diferentes requisitos da certificação contribuem para a diminuição dos custos operacionais e de obras da edificação.

Dentre os custos operacionais reduzidos a partir da certificação, podem ser citados aqueles relacionados ao consumo de água e energia elétrica. É claro que, a adequação da edificação aos requisitos do Greenbuilding Council exige investimentos.

O retorno financeiro decorrente da economia de recursos e da otimização dos processos costuma, porém, compensar estas despesas e até mesmo gerar lucros.

Tratamento dos resíduos

A geração de resíduos de obra e de operação do edifício é uma das preocupações da certificação LEED. Assim, uma de suas vantagens é o tratamento correto dos dejetos de construção e, posteriormente, de operação do edifício, incentivando a reciclagem e a destinação correta dos resíduos produzidos.

Como obter a certificação LEED?

O processo para a obtenção da certificação é realizado através de uma plataforma online do Greenbuilding. Para tal, é preciso identificar o tipo de empreendimento a ser certificado dentre as opções existentes, realizar o registro no site, e enviar a documentação exigida.

Dados os aspectos técnicos obrigatórios relacionados à certificação, é interessante procurar por profissionais credenciados para consultoria sobre o processo, garantindo que a documentação enviada esteja de acordo com os requisitos e a certificação concedida ao empreendimento.

Você já conhecia a certificação LEED da Greenbuilding? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Tetracon-Concreto-Transparente-827x433 (1)

Conheça o concreto para paredes transparentes

Uma descoberta italiana está no centro das discussões da arquitetura moderna que trilha o caminho da sustentabilidade. Trata-se de um novo tipo de concreto feito com resina plástica e que apresenta pequenas aberturas permitindo a entrada da claridade.

VER MAIS
concreto-drenante-827x433 (1)

A presença do piso drenante em Goiânia

O piso drenante vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de espaços públicos no Brasil. A utilização desse pavimento permeável contribui para a drenagem das águas pluviais nas grandes cidades…

VER MAIS
praca-civica-goiania-827x433

A presença do Paver em Goiânia

O piso intertravado de concreto, também conhecido como paver, vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de áreas externas. Consiste em peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, dispensando o uso de argamassa.

VER MAIS
qualidade-do-concreto-827x433

Saiba o que considerar na compra de concreto para obras edilícias

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil brasileira e exige no momento de sua compra atenção com relação a diversos fatores, de forma a garantir o desempenho das estruturas prediais.

VER MAIS